Blog

Investimentos

Entenda a importância do gerenciamento de riscos no day trade

Por Leonardo Reis
26 maio 2021 - 15:26 | Atualizado em 24 maio 2023 - 12:08
gerenciamento de riscos no day trade

Gerenciar riscos é uma parte muito importante de todos aqueles que atuam no mercado financeiro, ou seja, tanto pessoas físicas, quanto grandes investidores e fundos de investimentos, pois, todos que investem podem acabar tendo uma rentabilidade negativa. Dessa forma, antes de entrar no mercado de ações, caso você faça isso pelo day trade, é muito importante se planejar e estudar as diferentes ferramentas, concentrando-se em fazer o gerenciamento de riscos no day trade.

Afinal, o day trade é a forma de se estar no mercado que mais possui riscos. Por isso, o investidor que vai utilizar essa estratégia tem que estar ciente disso, já que, nessa proposta, a ideia central é aproveitar movimentos curtos e dinâmicos do mercado ao longo do dia. Naturalmente, os riscos são maiores, demandando um bom plano de gerenciamento.

A seguir, você vai entender melhor como lidar com as variações do mercado e administrar riscos e perdas no day trade. Confira as dicas!

 

Limite o número de ações simultâneas abertas

Você deve imaginar que o gerenciamento de riscos envolve complexos processos de análises e estudos, o que não deixa de ser verdade. Entretanto, ela exige que você tenha muita atenção, pois o ideal é que comece com um baixo número de operações e, ao longo do tempo, com sua experiência, vá escolhendo ou não realizar um maior número de compras e vendas simultâneas.

O day trader pode realizar diversas operações de compra e venda em um mesmo período e é geralmente dessa forma que ele vai conseguir chegar a bons resultados e alcançar suas metas. Ainda assim, é importante manter um limite que permita uma operação segura, com total dedicação a cada uma das ações.

Realizar menos operações ao mesmo tempo pode ser um melhor caminho, principalmente no começo, para que você possa, de fato, acompanhar cada uma das suas compras e vendas. Com isso, o trader pode observar todas as operações e conseguir ter uma atuação dinâmica. Assim, ele consegue dar a devida atenção a cada um dos seus trabalhos abertos, mantendo o dinamismo de sua atuação.

 

Tenha estratégias de trading bem definidas

Por um momento, pense no day trade como um jogo de futebol, ou, até mesmo, de basquete. É preciso ter uma estratégia bem definida, pensando nas possibilidades e variações que acontecerão. Na hora de operar, o mesmo deve ser feito. Um plano de trading precisa de uma estratégia forte e com embasamento.

Simplesmente sentar à frente do computador e começar a operar não é atuar da forma mais adequada no day trade. O planejamento de estratégias é parte fundamental desse trabalho, garantindo que o investidor gerencie seus riscos, sabendo como se comportar diante de variações do mercado.

Ter um plano bem definido, com base em estudos e análises, vai permitir operar com segurança, sabendo encarar as variações do mercado, considerando riscos e avaliando as melhores maneiras de lidar com eles.

 

Saiba a importância do gerenciamento de riscos no day trade

Como citado anteriormente, o day trade requer planejamento, estudo e análise. Além desses pontos, fazer uma gestão de riscos é essencial, afinal, é bem provável que você realize mais de uma operação por dia. Dessa forma, é necessário entender em quais operações é possível aplicar mais dinheiro e tem maior probabilidade de ganho e quais são aquelas em que você deve ser mais conservador.

Com essa análise e gestão do patrimônio, se uma operação for ruim, você estará expondo apenas uma pequena parte do seu capital nela e não haverá tanto problema quanto caso estivesse aplicando uma boa parte de seu patrimônio em apenas uma operação.

Dessa forma, os principais riscos nos trades estão relacionados principalmente em relação à perda de dinheiro operando de maneira errada. Portanto, não só no início, mas mesmo depois de ganhar experiência é importante ter uma boa gestão de patrimônio.

Além disso, um ponto importante que pode passar despercebido é que você deve utilizar uma plataforma que dê todas as ferramentas necessárias, seja estável e simples de operar. Isso porque fazer o day trade, por vezes, requer a realização de operações de compra e de venda em questão de minutos. Então, caso a plataforma passe por momentos de instabilidade, isso pode acabar prejudicando a sua operação.

Por fim, escolher uma corretora que tenha baixas corretagens ou corretagem zero para day trade é muito importante. Afinal, além de tudo, você deve calcular a corretagem que paga para comprar e vender ações e, caso queira utilizar a estratégia de day trade com baixos valores aplicados, dependendo do valor da corretagem e outros custos, isso pode prejudicar bastante a sua rentabilidade com o passar do tempo.

 

Estude o mercado e suas possibilidades

O mercado financeiro sofre com variações causadas por fatores de diversos tipos, influenciando diretamente no valor das ações. Um gerenciamento de riscos eficiente para o day trade precisa sempre entender qual o status atual do mercado, identificando como isso pode influenciar na sua operação.

O desempenho de uma empresa, por exemplo, pode fazer com que o valor de sua ação dispare ou despenque. Estudar o mercado é estar atento a todas essas possibilidades que, de algum modo, representem chances de variação nos preços, o que faz toda a diferença ao trader.

Quanto mais estável o mercado, menores as chances de risco. Contudo, estar sempre acompanhando notícias e entender o que está acontecendo tanto no Brasil quanto no mundo é muito importante. Afinal, notícias relevantes que influenciam o mercado podem ocorrer rapidamente

Compras ou vendas de grandes investidores também podem afetar o mercado. Principalmente pelo poder de influência que eles possuem, pois, muitos acabam analisando o mesmo ativo. Dessa forma, no momento em que fundos de investimento ou grandes investidores decidem vender suas ações em uma determinada empresa, isso pode acabar fazendo com que a cotação do ativo caia bastante.

Com uma oferta mais alta do que a demanda, é natural que o preço da ação caia sem que isso signifique necessariamente que haja alguma notícia negativa para a empresa. E o contrário também pode ser verdade, dessa forma, caso um fundo de investimentos esteja comprando uma grande quantidades de ações, sua cotação tende a subir.

Portanto, é importante observar o livro de ofertas da ação para tentar detectar esses movimentos e definir qual é a estratégia que você vai adotar para eles.

 

Entenda o cenário macroeconômico

Os investimentos sempre estarão sob a influência de fatores externos. Não é só o desempenho de empresas que interfere no valor das ações, mas também uma série de outras questões de âmbito mais amplo.

Existem diversos fatores que podem influenciar diretamente o comportamento das ações no mercado, então, é papel do trader saber exatamente o que pode causar oscilações. A partir desse entendimento, o gerenciamento de riscos no day trade pode ser realizado de uma melhor forma, junto com a análise macroeconomica do mercado no Brasil e no mundo.

Alguns índices como PIB, inflação, taxas de juros, número de empregos, aumento no número de empresas, endividamento global dos países e outros são muito importantes. Além deles, fatores como instabilidades políticas, escândalos de corrupção em determinada companhia, taxas de câmbio muito flutuantes e, principalmente, os rumores e as especulações podem fazer os preços caírem ou subirem.

Sendo assim, quem atua no day trade precisa estar atento às notícias e a tudo que o cerca em uma escala de grande alcance, já que tudo pode representar maiores riscos. Estar ciente disso é minimizar perdas, ou, até mesmo, identificá-las e preparar-se adequadamente.

 

Tenha um orçamento à parte para operar

Estar no mercado de investimentos é saber que existem riscos. Dessa forma, é muito importante entender que você eventualmente pode acabar perdendo dinheiro. Por isso, é necessário delimitar um orçamento à parte apenas para operar no day trade

Alguns traders ainda caem no erro de usar, na operação, o dinheiro proveniente de suas finanças pessoais, no caso, o dinheiro que poderia ser aplicado em algum caso de urgência ou algum custo fora do planejado. Isso é muito preocupante, pois se você acabar perdendo esse dinheiro, você pode ter que ficar sem nenhuma exposição no mercado.

Esse cuidado maior evita perdas e desfalques que podem causar problemas graves. Sendo assim, faz parte do gerenciamento de riscos a definição de orçamentos totalmente voltados ao day trade. Com um bom gerenciamento de riscos no day trade, no pior dos cenários, você vai perder uma baixa porcentagem do seu patrimônio e ainda continuará se expondo ao mercado.

Não se esqueça de que é preciso ter sempre uma reserva financeira para emergência, aplicada em investimentos de baixo risco. Ela é o seu “colchão de segurança” e vai dar a tranquilidade que você precisa para poder investir outra parcela dos seus recursos.

Com a reserva financeira, caso haja algum problema e você precise do dinheiro de forma emergencial. Você não vai se preocupar em parar de investir ou em retirar o dinheiro que aplica no day trade devido às características citadas anteriormente.

 

Seja disciplinado

Para quem opera em alta frequência, como é o caso do day trader, disciplina é fundamental, afinal, qualquer passo em falso significa prejuízo. Dessa forma, você deve sempre estar estudando e aprimorando suas análises para conseguir obter uma melhor rentabilidade ao longo do tempo.

Assim, estabeleça uma rotina e aprimore-a ao longo do tempo. O ideal é começar seu dia bem cedo. Quando o mercado abrir, você já deve estar preparado, sabendo quais vão ser os seus movimentos naquele dia.

Comece o dia lendo as notícias. Não se restrinja aos jornais nacionais mais generalistas. Leia também o noticiário econômico especializado e sites de notícias estrangeiras. Veja alguns itens que devem ser sempre observados:

  • saiba o que aconteceu nos mercados internacionais, como fecharam as bolsas na Ásia e como estão os mercados na Europa e nos Estados Unidos;
  • veja como estão os mercados futuros;
  • verifique quais são os indicadores econômicos que devem ser divulgados ao longo do dia, o horário da divulgação e quais são as expectativas dos especialistas para eles;
  • acompanhe o calendário de divulgação de balanços das empresas e as projeções dos analistas de mercado para os resultados das companhias;
  • veja como está o fluxo de investimentos estrangeiros na bolsa de valores, uma vez que esse movimento indica a visão dos gringos sobre o mercado brasileiro e influencia a cotação dos ativos aqui;
  • observe se existe previsão de aprovação de leis ou decisões judiciais que possam impactar o mercado como um todo ou alguma empresa especificamente.

 

Controle o grau de exposição ao risco

Aqui, precisamos levar em conta diversos fatores distintos. O primeiro deles é saber qual o percentual do seu patrimônio financeiro total pode ser destinado ao day trade. Quanto maior for esse percentual, maior será a sua exposição total ao risco e mais perdas você poderá ter. Dessa forma, é necessário entender seu perfil de risco para alocar seu capital.

Para definir isso, leve em consideração o pior cenário e pense quanto você pode e está disposto a perder. Pode ser algo equivalente a 5% ou 10% do total dos seus recursos, dependendo do seu perfil de investidor.

É importante saber que os ativos não têm o mesmo nível de risco. Alguns papéis são mais voláteis do que outros, uns têm mais liquidez e outros menos. Tudo isso influencia no risco da operação.

Por fim, a definição de qual será o limite de perdas que você está disposto a ter também faz parte do gerenciamento de riscos no day trade. Sobre esse assunto, vamos tratar com mais detalhes abaixo. Confira!

 

Defina o seu stop loss

É muito importante que o trader tenha ferramentas que otimizem sua operação. Com elas, é possível que o trader possa realizar melhores análises do mercado, fazer diferentes operações e utilizar várias estratégias ao mesmo tempo, maximizando a sua rentabilidade.

Entre esses recursos, o stop loss é o amigo número 1 do trader no que diz respeito ao gerenciamento de riscos. Utilizando o stop loss, o trader consegue delimitar um determinado preço para fazer com que ele venda uma ação. Dessa forma, vai estar exposto a uma perda máxima.

Portanto, é possível ter um controle sobre o máximo aceito de perda em uma ação, evitando prejuízos ainda maiores, conseguindo-se manter, pelo menos, o valor de custo daquela operação. Esse tipo de operação é feita anteriormente à queda do preço, sendo enviada uma ordem caso ela aconteça de fato futuramente.

O gerenciamento de riscos é parte imprescindível do trabalho do trader e vai permitir que você continue operando no mercado, independentemente dos seus prejuízos, pois você utilizará apenas uma parte pequena de seu capital.

 

Robôs investidores

Os robôs investidores estão cada vez mais no mercado e eles trazem diversas vantagens, algumas delas são:

  • redução de erros e falhas;
  • não há um fator emocional envolvido naquela operação;
  • maior eficiência;
  • possibilidade de envio de ordens e realização de operações mais complexas.

No entanto, antes de escolher se você vai operar utilizando alguma ferramenta que possibilite o uso de robôs, é muito importante analisar reviews dela. Se possível, realizar testes gratuitos e entender primeiro como ela funciona para depois começar a fazer operações.

Afinal, com o uso de novas plataformas e robôs, é muito comum que existam erros operacionais, principalmente quando você está começando, por isso, utilizar pouco capital nas primeiras operações é bastante importante.

Por fim, é fundamental que você esteja atento aos principais pontos abordados neste texto. Principalmente aqueles que falam sobre os riscos no day trade e sobre gerenciamento de patrimônio e uso de ferramentas como o stop loss.

Todo esse gerenciamento de riscos no day trade vai permitir que você possa ter melhores resultados e alcance uma melhor rentabilidade. Afinal, você não estará se expondo demais em um determinada operação. Assim poderá preservar seu capital caso o mercado acabe fazendo movimentos contrários àqueles que são esperados.

 

Se você quer continuar acompanhando notícias sobre o mundo dos investimentos, curta a nossa página no Facebook!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.