Blog

Investimentos

Mercado fracionário de ações: fique por dentro dos cuidados essenciais

Por Rodrigo Santos
28 outubro 2020 - 15:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 16:05
Exterior de olho em Eletrobras

O mercado fracionário de ações é uma excelente opção para o investidor que possui poucos recursos financeiros e quer começar a investir seu dinheiro na bolsa de valores. Porém, ele tem suas especificidades e algumas delas devem ser entendidas para que não ocorra nenhum tipo de erro ou engano.

Portanto, neste texto, vamos falar sobre o que é o mercado fracionário de ações, quais suas especificidades e se vale a pena investir nele. Confira até o final!

O que é o mercado fracionário?

O mercado fracionário de ações é onde você pode comprar e vender ações sem a necessidade de ter um lote mínimo. No mercado integral, um lote significa 100 ações, que é o mínimo negociado. Nele, as ações são sempre negociadas por lote, ou seja, você só pode comprar 100, 200, 300 ou mais e realizar a venda da mesma forma.

Já o mercado fracionário permite ao investidor comprar 11, 32, 43 ou diversas outras quantidades de ações, desde que elas não tenham um número igual a de um ou mais lotes. Assim, ele dá acesso aos investidores com menor capital e permite com que você comece aos poucos na bolsa de valores.

Como comprar ações no mercado fracionário?

Para comprar ações nesse mercado, você deve abrir seu Home Broker, digitar o código da ação e adicionar a letra “F” no final dele. Dessa forma, se quiser comprar ações da Petrobrás, deverá digitar o código (PETR4) e adicionar um F no final, ou seja, PETR4F. Após isso, você deve selecionar a quantidade e o valor que deseja realizar a compra.

Para fazer uma venda no mercado fracionário de ações, é preciso seguir o mesmo passo a passo feito para comprar. A diferença é que você vai informar que quer vender aquele determinado número de ações naquele determinado preço. Cabe ressaltar que existem também o mercado primário e secundário de ações e é muito importante entender a diferença entre eles.

Por que utilizar o mercado fracionário de ações?

O mercado fracionário de ações é recomendado principalmente para quem não tem muito dinheiro para investir, mas quer começar a inserir parte de seu patrimônio na bolsa de valores. É indicado até mesmo para quem já possui um bom patrimônio, mas por ainda estar iniciando, pretende alocar pouco capital e ir estudando para depois aumentar seus aportes em determinadas ações.

Além disso, investir em ações com pouco dinheiro permite diversificar seus investimentos e aumentar os retornos no longo prazo. Porém, você deve se atentar aos cuidados necessários para entrar nesse mercado. É muito importante que escolha uma corretora confiável e que mantenha os seus dados seguros para ninguém entrar na sua conta.

Vale a pena investir no mercado fracionário?

Para o investidor que estudou anteriormente e que entende o básico da dinâmica da bolsa de valores, o mercado fracionário de ações é o mais indicado. A partir dele você poderá investir o seu dinheiro e começar a acompanhar e entender melhor como funcionam as negociações e a dinâmica de mercado.

Porém, o investidor deve lembrar-se que precisa primeiro entender seu perfil de investimento para saber se o mercado de ações é para ele ou não, pois é mais arriscado que o comum. Portanto, ele deve saber o que está fazendo e, para isso, é necessário estudo prévio, tanto do mercado e da bolsa brasileira quanto daquela determinada ação que pretende comprar.

O último ponto que o investidor deve atentar-se é para a taxa da sua corretora. Afinal, caso ele esteja pagando uma elevada taxa de corretagem, pode ser que uma boa parte do seu valor investido esteja direcionado para pagar esse valor, ao invés de estar sendo utilizado para adquirir ações.

Agora que você já sabe como operar no mercado fracionário de ações e porque vale a pena entrar nesse mercado, aprenda também como operar no mercado de minicontratos.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.