Blog

Investimentos

5 livros indispensáveis para você começar a investir

Por Fernando Caliman Pissó
10 fevereiro 2021 - 18:14 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:50
5 livros para investidor indispensáveis para você começar a investir

Existem muitos livros para investidores que desejam adquirir conhecimento sobre o mercado e investir com inteligência e segurança. Alguns deles são livros sobre bolsa de valores, enquanto outros trazem informações valiosas para melhorar sua vida financeira de forma generalizada.

Muitas pessoas não entram na área por acreditarem que o sucesso nela é inalcançável. Entretanto, neste tópico listamos os 5 livros cuja leitura é fundamental para qualquer investidor que deseja alcançar seus objetivos. Confira!

Os 5 melhores livros para investidor

Ressalta-se que esses livros são úteis tanto para os investidores novatos, aos experientes e para aqueles de qualquer perfil — conservadores, moderados, arrojados, entre outros.

1. O investidor inteligente — Benjamin Graham

Trata-se de uma obra clássica publicada na década de 40, mas a relevância do seu conteúdo torna o livro útil até os dias atuais, fazendo-o sobreviver por quase 80 anos. O texto revela as filosofias, segredos e fundamentos de Graham, um economista norte-americano bem-sucedido.

A obra traz informações relevantes sobre investimentos de renda variável, mas não fornece dicas específicas. O conhecimento é obtido a partir das experiências do autor e a sua visão sobre a economia do mundo.

2. Os grandes investidores — Glen Arnold

Nesse livro, o autor traça perfis de alguns dos investimentos mais bem-sucedidos do mundo. No texto, ele fala sobre as filosofias, visões do mundo e estratégias de investimentos aplicadas por cada um deles. Alguns dos investidores que estão no livro são:

  • George Soros;
  • John Neff;
  • Anthony Bolton;
  • Benjamin Graham; entre outros.

Trata-se de uma obra inspiradora para qualquer um que deseja crescer no universo dos investimentos, já que Glen Arnold apresenta de forma detalhada as táticas usadas para aumentar seu patrimônio.

3. Ações comuns, lucros extraordinários — Philip Fisher

Como o nome indica, esse livro traz um estudo bastante detalhado sobre o mercado acionário e como opera a bolsa de valores, ele contém desde os conceitos mais básicos até dicas sobre a compra de ações.

Philip Fisher é um autor norte-americano e lançou seu livro no ano de 1960. Mas seu conteúdo passou por várias reedições e revisões nas últimas décadas, deixando-o atualizado e adequado para os dias atuais.

4. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro — Mauro Harfeld

Esse é um dos melhores livros brasileiros sobre o mundo dos investimentos. Ele utiliza exemplos na rotina das pessoas para apresentar os erros mais comuns de serem cometidos pelos investidores quando se trata da gestão de finanças pessoais.

5. Pai Rico, Pai Pobre — Robert Kiyosaki

Por meio de histórias, o autor conta as diferenças entre os ensinamentos de um pai pobre e um pai rico. Por exemplo, enquanto o primeiro ensina o filho a estudar arduamente para conseguir um emprego, o segundo afirma que ele deve estudar para comprar uma boa empresa.

Esse tipo de filosofia inspirou muitos empreendedores e investidores por todo o mundo, sendo um dos livros mais famosos sobre o assunto.

A importância de estudar livros sobre bolsa de valores e investimentos

Os brasileiros não têm o costume de estudar profundamente sobre o mercado financeiro, a bolsa de valores e outros temas afins. E é justamente pela falta de conhecimento que muitos aventureiros são malsucedidos na área.

Não existe mágica quando o assunto é investimento. É preciso seguir determinadas filosofias, aplicar técnicas específicas e evitar erros cometidos por outras pessoas para alcançar sucesso nos seus investimentos.

É excepcionalmente importante estudar sobre o mercado por meio de obras de autores experientes no ramo. Porém, com os livros para investidor ou sobre bolsa de valores listados, você conseguirá atingir seu objetivo, seja ele ter uma vida financeira estável ou ser excepcionalmente abastado financeiramente.

Siga-nos agora mesmo nas redes sociais para ficar de olho sobre as novidades do assunto. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.