Blog

AçõesInvestidor InicianteInvestimentosTrader

Suitability: descubra aqui o seu perfil de investidor!

Por Fernando Caliman Pissó
17 fevereiro 2022 - 10:26 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
suitability

Obter sucesso no mercado financeiro é algo que depende de uma série de fatores, que vão desde um melhor conhecimento sobre economia até a adequada compreensão dos seus objetivos dentro do contexto de suas aplicações. Por isso, preparamos um post falando sobre Suitability, ajudando você a descobrir o seu perfil de investidor.

Basicamente, é uma espécie de questionário, que pode trazer informações relevantes e permitir um entendimento mais abrangente, por meio das respostas analisadas, de algumas de suas características, metas, demandas e expectativas no momento. Quer aprender como fazer isso? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é o Suitability?

O termo Suitability pode ser traduzido como “adequação”, mas o seu conceito é muito mais amplo quando pensamos no mercado financeiro. Como dissemos, trata-se de uma espécie de questionário direcionado, cujo intuito primordial é o de mensurar alguns aspectos do investidor, como tolerância ao risco, objetivos e nível de conhecimento.

Qual é a importância de descobrir o seu perfil?

Com as respostas analisadas e um melhor domínio sobre o seu perfil de investidor, você poderá receber orientações estratégicas para os seus investimentos, em sintonia com os seus objetivos e seu nível de conhecimento. Isso é muito importante na hora de minimizar os riscos, escolher as aplicações adequadas e conseguir a rentabilidade que você deseja na sua carteira.

Quais são os perfis dos investidores?

Agora que você já sabe o que é Suitability e qual a importância de aplicar o questionário direcionado para os seus resultados no futuro, chegou a hora de conhecer quais são os principais perfis nos quais você pode se enquadrar. Em linhas gerais, 3 são mais conhecidos, sendo que o moderado é um meio termo entre os extremos.

Numa ponta, temos o conservador, que é aquele que não gosta de se arriscar muito e prioriza ativos com mais segurança, como os de empresas estabelecidas no mercado ou Tesouro Selic. Por outro lado, temos o agressivo ou arrojado, que costuma estar em busca de boas oportunidades e está disposto a apostar bastante para obter grandes retornos.

Como descobrir seu perfil de investidor?

Para descobrir o seu perfil de investidor, uma das opções é realizar o supracitado formulário “Suitability”, que também é conhecido pelos bancos e demais organizações do ramo como API (Avaliação de Perfil do Investidor). Eles são altamente recomendáveis para instituições financeiras que se proponham a vender aplicações para os seus clientes.

Além disso, existem outras formas de aumentar os seus conhecimentos, como uma análise dos seus hábitos, objetivos e recursos. Caso você seja muito conservador no seu dia a dia, é bastante provável que o mesmo aconteça no mercado, enquanto aqueles que têm mais propensão para riscos tendem a ser mais arrojados.

Como você pôde ver, o Suitability é uma opção interessante para quem deseja aumentar os seus conhecimentos e compreender quais são os caminhos que podem levar aos melhores resultados dentro do mercado financeiro.

Quer aprender mais sobre os Perfis dos Investidores? Baixe nosso e-book e descubra em qual você se encaixa!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.