Blog

Investidor Moderado

Como começar a investir no mercado financeiro? Descubra aqui!

Por Bruna Santos
24 março 2021 - 14:47 | Atualizado em 26 fevereiro 2021 - 18:59
Uma das principais dúvidas de quem pesquisar sobre finanças é como começar a investir no mercado financeiro.

Uma das principais dúvidas de quem pesquisar sobre finanças é como começar a investir no mercado financeiro. São várias siglas, nome de empresas, tipos de ações (PN, ON e UNIT) e outros detalhes que podem causar algumas confusões para quem está no início da jornada.

O que deixará o investidor seguro é seu estudo em relação aos ativos que pretende aplicar, seja no Tesouro Direto, em CDBs, em Fundos Imobiliários, Fundos de Investimentos ou até mesmo em ações.

Se você quer começar a investir no mercado financeiro, acompanhe este post. Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como investir no mercado financeiro. Assim, fica mais fácil evitar erros que podem comprometer sua rentabilidade. Confira!

Porque começar a investir no mercado financeiro?

O mercado financeiro é o mecanismo que permite preservar o dinheiro acumulado durante um determinado período e, eventualmente, aumentá-lo com a rentabilidade adquirida investindo em diferentes classes de ativos.

Independentemente da classe de ativos, ao longo do tempo ela proporcionará uma determinada rentabilidade. Na renda fixa, essa rentabilidade já é contratada anteriormente ou varia de acordo com um determinado índice. Já na variável, a rentabilidade pode variar muito. O máximo que você perderá é o valor total investido em determinado ativo, mas os ganhos têm potencial de ser infinitos.

Qual é a fórmula mágica para começar a investir?

A “fórmula mágica” para começar a investir, com certeza, é gastar menos do que você ganha e sempre separar uma porcentagem do seu salário ou rendimento mensal para investir.

Apesar de ser um passo básico, muitos brasileiros não investem e não possuem o costume de fazer isso. Dessa forma, o primeiro passo é um dos principais fatores, principalmente para aqueles que querem começar a investir no mercado financeiro.

Como começar a investir o dinheiro na poupança?

A poupança é uma das aplicações mais conhecidas e usadas pelos brasileiros. Se deseja começar a investir nela, o principal passo que você deve fazer é ter um plano de onde deseja realizar esse tipo de investimento.

Após isso, é importante estudar os ativos listados em determinado plano que deseja adquirir. Uma dica é definir uma determinada porcentagem para uma classe de ativos específicas e, dentro dessa classe de ativos, definir porcentagens para diferentes ativos.

Na prática, você deve escolher uma determinada porcentagem do seu dinheiro que estará investido, por exemplo, em ações. A partir dessa porcentagem, vamos supor de 10%, definir quais ações comprará e quanto terá na carteira de cada uma.

Saiba que principalmente no começo, a diversificação da carteira de investimentos é muito importante para reduzir perdas e minimizar riscos, o ideal é que você comece a investir no mercado financeiro com pouco capital para ir começando a se acostumar com as variações e o dia a dia do mercado e depois, a medida que for obtendo mais conhecimento e segurança, vá investindo mais.

Gostou do conteúdo? Agora que você entende melhor como começar a investir no mercado financeiro, queremos saber da sua experiência! Deixe seu comentário e conte-nos um pouco sobre a sua trajetória com os investimentos.




Sobre o autor