Blog

Investidor Iniciante

Plataforma de investimentos: como escolher a melhor para você?

Por Marco Túlio Barbosa Pires
21 outubro 2021 - 10:38 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:37
Pré-mercado em NY

Saber como atuar no mercado financeiro vem se tornando algo cada vez mais importante, mas que demanda não apenas conhecimentos específicos sobre o tema, mas também ferramentas úteis que ajudam a garantir os melhores resultados. Pensando nisso, preparamos este post explicando o que é uma plataforma de investimentos e como escolher a melhor para você.

Nesse contexto, o mais recomendável é priorizar opções que ofereçam soluções variadas e um bom suporte, facilitando a sua vida e contribuindo para que você faça um acompanhamento assertivo de sua carteira de aplicações. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue lendo este artigo!

O que é uma plataforma de investimentos?

Resumidamente, uma plataforma de investimentos nada mais é do que uma ferramenta que tem a função primordial de fazer a intermediação entre os investidores e os emissores dos títulos. Dessa maneira, é possível comprar e vender ativos financeiros, efetivando as suas operações de forma online e dinâmica, por meio da internet.

As plataformas de investimentos também servem como softwares de acompanhamento e planejamento, fornecendo recomendações de especialistas sobre as melhores opções do mercado. Elas são indispensáveis, pois você só pode operar na Bolsa de Valores tendo uma conta em uma corretora regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Como escolher uma plataforma de investimentos?

Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de uma plataforma de investimentos e viu que ela é imprescindível para que você possa comprar e vender seus ativos, vamos mostrar algumas características que devem ser levadas em conta na hora de escolher a sua. Acompanhe.

Analise as taxas e tributações

As plataformas de investimentos costumam arrecadar taxas e tributações específicas, que podem variar bastante. Enquanto algumas cobram apenas a manutenção de conta, outras incluem despesas de custódia, corretagem e gestão da carteira. Por isso, você deve analisar a melhor alternativa com muito cuidado, até porque o investimento pode valer a pena.

Exija um bom padrão de segurança

A plataforma de investimentos lidará diretamente com o seu dinheiro e, por isso mesmo, deve contar com um bom padrão de segurança. Para ficar mais tranquilo em suas aplicações, você deve checar o cadastro da corretora no CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e sua adesão à ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Avalie a qualidade do suporte

Mesmo que você já tenha alguma experiência com as dinâmicas do mercado financeiro, contar com ajuda especializada é altamente recomendável. Por isso, você precisa analisar se a plataforma de investimentos oferece um suporte de qualidade. Isso será imprescindível para sanar eventuais dúvidas técnicas, inclusive sobre o uso da ferramenta.

Como você pôde ver, escolher uma boa plataforma de investimentos demanda um pouco de trabalho, mas isso é muito importante para garantir a sua tranquilidade na hora de aplicar os seus recursos.

Gostou de aprender como escolher uma plataforma de investimentos? Quer contar com uma das melhores do mercado? A Fast Trade é uma plataforma de negociações ideal para quem busca dinamismo e facilidade em uma ferramenta. Conheça nosso trabalho!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.