Blog

Ações

Confira 3 hábitos financeiros que você deve ter para viver bem

Por Fernando Caliman Pissó
17 março 2021 - 15:01 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:50
Confira 3 hábitos financeiros que você deve ter para viver bem

Períodos nos quais a conjuntura econômica fica menos favorável, como foi possível experienciar durante a recente crise do novo coronavírus, reforçam a importância de adotar ações acertadas no intuito de ter um pouco mais de tranquilidade e segurança. Por isso, separamos três hábitos financeiros que você deve ter para viver bem.

Felizmente, essa não é uma tarefa tão complexa quanto você pode pensar, pois, com pequenas mudanças e algumas atitudes inteligentes, torna-se viável virar esse jogo e conquistar um pouco mais de sossego para o seu futuro. Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe de fazer a leitura deste post!

1. Tenha consciência dos seus gastos

O primeiro dos hábitos financeiros que você deve ter para viver bem é manter uma completa consciência dos seus gastos. Por mais óbvio que isso possa parecer, o fato é que muitas pessoas não sabem ao certo como gastam o seu dinheiro e, não à toa, acabam por ter surpresas desagradáveis quando a fatura do cartão de crédito chega.

O ideal é escrever tudo, seja no papel, seja em um aplicativo do gênero. Inclua despesas fixas, como a conta de energia, o aluguel, a escola das crianças, o plano de saúde e a prestação do carro, além das variáveis, como o supermercado, as idas a restaurantes e a aquisição de supérfluos. Assim, você dominará melhor a sua renda e reduzirá os riscos de ter problemas.

2. Poupe uma parte do seu dinheiro

Agora que você já tem uma melhor consciência dos seus gastos, chegou a hora de poupar uma parte do seu dinheiro, de forma que você constitua uma reserva de emergência. Isso é extremamente importante, pois a vida de qualquer pessoa é cheia de imprevistos e não há como adivinhar quando passaremos por alguma necessidade.

O ideal é poupar, quando possível, ao menos, 10% do que se ganha. No entanto, se isso for inviável no momento, não há problema: comece com 5%, 3% ou com o quanto você conseguir. O mais importante é começar e criar o hábito, de forma que você não precise recorrer a empréstimos e arcar com juros altos se acontecer alguma coisa.

3. Não deixe de estudar sobre finanças

Estudar sobre economia, investimentos e áreas afins é, definitivamente, um dos hábitos financeiros que você deve ter para viver bem. Isso é muito importante, pois se você se preocupa em levar um futuro mais tranquilo, não dá para ficar apenas nos métodos tradicionais de guardar algum dinheiro na poupança.

As aplicações certas farão com que você multiplique o seu capital e, dependendo do caso, atinja a sua independência financeira antes do que imaginava. Leia livros, use a internet a seu favor, confira os melhores sites do assunto e conte com um sistema avançado de negociação eletrônica, considerando o seu perfil e os seus objetivos.

Agora que você já conhece os hábitos financeiros que deve ter para viver bem, não perca mais tempo e comece a desenvolver esses conceitos desde já para investir e mudar, aos poucos, a sua vida financeira!

Gostou de conhecer os três hábitos financeiros que devem ser adotados? Então, compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais para disseminar esse conhecimento!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.