Blog

Investimentos

Você sabe o que é alavancagem no mercado financeiro?

Por Fernando Caliman Pissó
23 setembro 2021 - 14:02 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
alavancagem no mercado financeiro

Nos últimos tempos, o ato de investir vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros, que desejam encontrar novas maneiras de superar a crise econômica e buscar alternativas com um maior padrão de rentabilidade. Diante dessa realidade, saber o que é alavancagem no mercado financeiro pode ser muito interessante.

Trata-se de uma estratégia que exige conhecimentos mais aprofundados sobre o segmento e que tem uma forte relação com a multiplicação de lucros ou de prejuízos, tornando possível a rentabilidade por meio do endividamento programado. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto.

O que é alavancagem no mercado financeiro?

A alavancagem no mercado financeiro nada mais é do que uma técnica de investimento na qual a rentabilidade é multiplicada por meio de uma espécie de endividamento programado. Ela funciona mais ou menos como um empréstimo que as corretoras disponibilizam para os investidores, que podem usar o recurso para a realização de novos aportes.

Como exemplo prático, se você tem R$ 5 mil para investir, poderia usar uma empresa de corretagem que permite alavancar até oito vezes do valor. Isso quer dizer que você poderá aplicar R$ 40 mil na Bolsa de Valores. Se os ativos obtiverem lucros, eles serão calculados pelo montante total, assim como ocorrerá no caso de prejuízos.

Quais são as principais modalidades de alavancagem?

Como você pôde ver, a alavancagem no mercado financeiro pode oferecer excelentes resultados, mas não deixa de ser uma estratégia que tem um alto risco envolvido. Por isso, ela costuma ser mais recomendada para investidores experientes e com um perfil mais arrojado. Confira, abaixo, algumas das modalidades mais comuns.

Alavancagem com ações

A alavancagem é muito utilizada no mercado de ações e, via de regra, costuma ser bastante popular entre quem atua com o day trade. Como o objetivo aqui é ter lucros rápidos, é muito comum operar alavancado, tirando proveito das pequenas e constantes alterações nos preços de ativos, realizando um número maior de operações.

Alavancagem no Short Selling

O Short Selling, que é conhecido por aqui também como venda a descoberto, pode ser mais uma escolha para quem deseja operar alavancado. Aqui, os investidores visam a lucrar com a queda de ativos, fazendo uma espécie de recompra quando os preços estão mais baratos. Para isso, é preciso ter bastante conhecimento e estudo.

Alavancagem no mercado futuro

A alavancagem também pode ser utilizada no mercado futuro. Nesse caso, os investidores apostarão em contratos e não em ações. Pela natureza da alternativa, que, na maioria das vezes, não é tão arriscada quanto o day trade, as corretoras costumam oferecer limites maiores, especialmente quando a aplicação é em commodities e dólar, por exemplo.

Agora, você já sabe o que é alavancagem no mercado financeiro. Essa pode ser uma opção para ampliar os seus ganhos na Bolsa, mas você precisa entender os riscos e operar com uma boa dose de cautela, além de obter conhecimentos sobre o tema e só utilizar recursos que não farão muita falta no seu orçamento.

Gostou de aprender o que é a alavancagem? Então, confira o nosso outro post sobre como começar a investir no mercado financeiro!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.