Blog

Trader

É possível viver de day trade? Confira nossas informações!

Por Fernando Caliman Pissó
09 dezembro 2020 - 12:25 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 09:29
Day trader é um tipo de profissão que tem se tornado muito popular no Brasil nos últimos anos. Mas isso também fez com que a dúvida de que se é possível viver de day trade fosse cada vez mais debatida entre os profissionais.

Day trader é um tipo de profissão que tem se tornado muito popular no Brasil nos últimos anos. Mas isso também fez com que a dúvida de que se é possível viver de day trade fosse cada vez mais debatida entre os profissionais.

Caso você também tenha essa dúvida, podemos respondê-la com a presente leitura. Primeiro, vamos fazer uma análise geral do crescimento dessa atividade e, em seguida, listamos os riscos da prática, qual é a opinião de especialistas e de investidores. Vamos lá?

A disparada do day trade

A crise econômica que abalou o Brasil em meados de 2015 e o aumento do interesse da população em realizar investimentos gerou um impactante aumento no volume de day traders.

Segundo informações da Valor Investe, a quantidade de pessoas que fizeram uma operação de day trade cresceu 108,8% entre 2018 e 2019. Esse número aumentou mais 100,6% entre janeiro e agosto de 2020. Entretanto, esses indivíduos são considerados iniciantes na área e estão expostos aos riscos da atividade.

Os riscos da prática

Muitos dos que iniciaram o day trading nos últimos anos — ou até mesmo aqueles com certa experiência — desconhecem os riscos envolvidos nas operações. Isso é um grande erro, já que esse tipo de trader pode incorrer em erros que causam grandes prejuízos. Entre os principais riscos, desvantagens e dificuldades estão:

  • necessidade de uma tecnologia sofisticada: deve-se usar uma plataforma com as ferramentas essenciais para um day trader e que seja rápida;
  • custos elevados: quanto mais operações são feitas diariamente, maiores serão os custos, sendo importante calcular minuciosamente seus custos;
  • falta de conhecimento técnico: assim como outras profissões, é preciso ter bom preparo e dedicação;
  • estresse ou medo: o trader também precisa desenvolver seu controle emocional para tomar decisões certas na hora adequada.

O que dizem os especialistas

Especialistas da área financeira fazem diversos estudos técnicos na área e esses documentos podem conter dados bastante relevantes sobre o assunto, bem como mostrar como é a realidade da profissão.

Os especialistas da FGV publicaram uma pesquisa na Revista Brasileira de Finanças chamada “É possível viver de day-trade em ações?”, de setembro de 2020. Esse estudo analisou a performance de 98.378 indivíduos que realizaram day trading entre 2013 e 2016, chegando à seguinte conclusão:

  • 99,43% das pessoas não fizeram mais de 300 pregões, ou seja, não persistiram na atividade;
  • dos que continuaram fazendo day trade, somente 127 pessoas apresentaram lucro bruto diário acima de 100 reais.

O que dizem os investidores

Com o aumento do interesse pelo day trade, muitas pessoas do Youtube ou redes sociais tentaram aproveitar dessa oportunidade para vender cursos prometendo ganhos em curto prazo com esse tipo de operação. Entretanto, poucos são os cursos completos e que agregam valor ao day trader que está iniciando sua carreira.

Para quem deseja ter sucesso nas operações de day trade em ações, de acordo com Leonardo Reis — CEO da Cedro Technologies — é fundamental ter uma boa plataforma de negociação. Uma tecnologia que satisfará todas as necessidades de quem pretende viver de day trade é o Fast Trade.

Essa solução traz inúmeras ferramentas para que você tenha uma visão geral do mercado. Isso porque possibilita a realização de simulação, usa tecnologia de ponta para garantir sua segurança e é excepcionalmente ágil, fator crucial para que day traders aproveitem oportunidades de compra e venda que se depararem.

Apesar dos ganhos serem atrativos, os riscos são bastante elevados. Por isso, é necessário usar ferramentas desenvolvidas especificamente para a atividade, permitindo que os riscos sejam minimizados e viabilizando a possibilidade de viver de day trade.

Quer conhecer mais sobre o Fast Trade, quais são as análises que ele permite e saber quão rápido é? Entre agora em contato conosco e teste gratuitamente por 15 dias!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.