Blog

Trader

Saiba mais sobre a psicologia trader e a importância para a carreira

Por Rodrigo Santos
30 dezembro 2020 - 18:57 | Atualizado em 30 dezembro 2020 - 18:58
Saiba mais sobre a psicologia trader e a importância para a carreira

A psicologia trader auxiliará qualquer indivíduo que deseja ter sucesso com trading — em scalping, swing, position ou day trading e até em Buy and Hold. Esse conceito permitirá que uma pessoa consiga elaborar melhor um planejamento e segui-lo, garantindo o seu bom desempenho nas operações.

Diante da importância do assunto, tratamos, a seguir, de qual a relevância do campo da Psicologia no mercado financeiro, no que consiste a psicologia trader, como ela funciona na prática e, após, as ferramentas que ajudam a aplicá-la. Leia já!

Qual é a participação da Psicologia no mercado financeiro?

Muitos traders se dedicam inteiramente à elaboração de estratégias de trading, à realização de cursos na área e ao investimento em uma ferramenta de negociação completa e ágil, mas deixam de lado o desenvolvimento da sua maturidade emocional.

Uma estratégia não terá eficácia se o indivíduo se deixa levar pelas emoções durante as operações, causando muitas perdas financeiras. Por isso, conhecer o seu estado psicológico e saber manipulá-lo é um dos fatores essenciais para ter sucesso em investimentos.

Essa lógica se aplica ao mercado financeiro de forma geral, mas ela é mais relevante para traders pelo fato de esses profissionais realizarem várias operações diárias, deixando-os mais expostos ao risco emocional.

O que é a psicologia trader?

Basicamente, é um conjunto de técnicas, comportamentos e ferramentas que são aplicados pelo trader para que ele não haja no impulso ou motivado por determinados sentimentos, como medo, desespero, entre outros.

Ao conhecer melhor a psicologia trader, será possível controlar o emocional, ter um melhor raciocínio lógico para elaborar estratégias, bem como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. A sua qualidade de vida também será aprimorada, já que reduzirá o estresse ou a ansiedade decorrente do trading.

Como funciona essa psicologia?

Como há diferenças na personalidade e na experiência de cada pessoa, primeiro, o trader deve conhecer seus estados emocionais para, após, reagir adequadamente a eles. Durante suas atividades diárias, você pode identificar qual pensamento está prejudicando as suas operações, como:

  • medo de perder dinheiro ao fazer uma compra ou venda;
  • insegurança ao encontrar uma possível oportunidade;
  • excesso de confiança que o leva a fazer operações fora do planejamento;
  • raiva e frustração quando não consegue atingir a sua meta estabelecida;
  • ganância de buscar ganhos além do planejamento, mas que acabam gerando perdas; entre outros.

Após, estabeleça regras para que você não se deixe levar pela emoção e siga-as rigorosamente. Não é fácil, no entanto, transformar o seu comportamento em um curto prazo, sendo importante usar ferramentas que o auxiliem no controle mental.

Quais são as principais ferramentas para trader?

Há instrumentos que são incluídos em plataformas de negociação que podem ser utilizados pelo trader que automatizam determinadas ações na operação, evitando que o investidor seja levado pelo emocional. Algumas delas são:

  • stop loss: é uma ordem programada para vender um ativo quando o seu preço começa a cair;
  • stop gain: é uma ordem de venda para quando o papel atinge determinado preço, garantindo a realização da estratégia;
  • stop móvel: permite que a ordem de venda se ajuste automaticamente conforme o papel se valoriza;
  • big buttons: possibilita comprar, vender e zerar a posição rapidamente;
  • estratégia ATS: define a metodologia da estratégia para loss e gain.

Com a utilização constante dessas soluções, o trader poderá se acostumar a fazer aquisições e vendas conforme o seu planejamento e independentemente do seu estado emocional.

Graças à psicologia trader e, principalmente, à utilização de uma plataforma de negociação completa, ele conseguirá atingir as suas metas, ter sucesso na sua área e aumentar o seu controle mental de forma generalizada, melhorando a sua vida em diversos aspectos.

Este post foi útil? Agora, fique de olho nas próximas publicações de nossas redes sociais! Confira e curta a nossa página no Facebook!




Sobre o autor