Blog

Trader

Saiba mais sobre a psicologia trader e a importância para a carreira

Por Fernando Caliman Pissó
30 dezembro 2020 - 18:57 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:50
psicologia trader

A psicologia trader auxiliará qualquer indivíduo que deseja ter sucesso com trading — em scalping, swing, position ou day trading e até em Buy and Hold. Esse conceito permitirá que uma pessoa consiga elaborar melhor um planejamento e segui-lo, garantindo o seu bom desempenho nas operações.

Diante da importância do assunto, tratamos, a seguir, de qual a relevância do campo da psicologia no mercado financeiro, do que consiste a psicologia trader, como ela funciona na prática e, após, as ferramentas que ajudam a aplicá-la. Leia já!

Qual é a participação da psicologia no mercado financeiro?

Muitos traders se dedicam inteiramente à elaboração de estratégias de trading, à realização de cursos na área e ao investimento em uma ferramenta de negociação completa e ágil, mas deixam de lado o desenvolvimento da sua maturidade emocional.

Uma estratégia não terá eficácia se o indivíduo se deixa levar pelas emoções durante as operações, causando muitas perdas financeiras. Por isso, conhecer o seu estado psicológico e saber manipulá-lo é um dos fatores essenciais para ter sucesso em investimentos.

Essa lógica se aplica ao mercado financeiro de forma geral, mas ela é mais relevante para traders pelo fato de esses profissionais realizarem várias operações diárias, deixando-os mais expostos ao risco emocional.

O que é a psicologia trader?

Basicamente, é um conjunto de técnicas, comportamentos e ferramentas aplicado pelo trader para que ele não aja no impulso ou motivado por determinados sentimentos, como medo, desespero, entre outros.

Ao conhecer melhor a psicologia trader, será possível controlar o emocional e ter um melhor raciocínio lógico para elaborar estratégias, bem como manter o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. A sua qualidade de vida também será aprimorada, já que reduzirá o estresse ou a ansiedade decorrente do trading.

Como funciona essa psicologia trader?

Como há diferenças na personalidade e na experiência de cada pessoa, primeiro, o trader deve conhecer seus estados emocionais para, após, reagir adequadamente a eles. Durante suas atividades diárias, você pode identificar qual pensamento está prejudicando as suas operações, como:

  • medo de perder dinheiro ao fazer uma compra ou venda;
  • insegurança ao encontrar uma possível oportunidade;
  • excesso de confiança, que o leva a fazer operações fora do planejamento;
  • raiva e frustração quando não consegue atingir a sua meta estabelecida;
  • ganância de buscar ganhos além do planejamento, mas que acabam gerando perdas; entre outros.

Após, estabeleça regras para que você não se deixe levar pela emoção e siga-as rigorosamente. Não é fácil, no entanto, transformar o seu comportamento em um curto prazo, sendo importante usar ferramentas que o auxiliem no controle mental.

Quais as vantagens da psicologia trader?

Agora que você já conheceu um pouco melhor o conceito da psicologia trader e viu como ela funciona, vamos aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema e mostrar alguns dos benefícios que o uso dessa estratégia pode oferecer para profissionais que atuam no atribulado mercado financeiro. Confira.

Equilíbrio emocional

Uma das grandes vantagens da psicologia trader é oferecer mais equilíbrio emocional para o investidor. Afinal, esse é um mercado no qual sentimentos de ganância, angústia e ansiedade podem se tornar comuns, fazendo com que seja imprescindível deixar de lado a ideia de que os rendimentos nunca são suficientes e você precisa se arriscar cada vez mais.

Como em tudo na vida, é preciso ter equilíbrio e saber qual o momento de avançar ou recuar. Por mais que você se aprimore e conheça de economia, entrar em uma operação envolverá riscos versus retornos, em uma batalha na qual você nem sempre sairá vencedor. Aprender a controlar as expectativas e entender a volatilidade é, portanto, fundamental.

Raciocínio lógico

Mesmo com todo o equilíbrio emocional do mundo, você não vai lucrar no mercado de ações se não souber como usar o raciocínio lógico a seu favor, não é mesmo? Por isso, esse é mais um dos benefícios da psicologia trader dos quais você não pode abrir mão. O ato de investir demanda análises coerentes, racionais e estratégicas.

Você deve sempre usar suas capacidades e conhecimentos para determinar tendências e movimentos, de acordo com as probabilidades da economia e o que suas ações indicam. Obviamente, não é uma tarefa das mais fáceis, mas ela pode se tornar mais simples quando você controla seus anseios e pensa em termos probabilísticos ao mesmo tempo.

Facilidade para lidar com pressão

Se você não sabe lidar com pressão, deve ficar longe do mercado financeiro, especialmente em operações mais arriscadas como o day trade. As suas escolhas devem estar baseadas no que o mercado fará em seguida, mas você deve ter em mente que pode acontecer exatamente o contrário, e isso não costuma ser raro.

Essa é a dinâmica do setor e justamente o que permite que uns lucrem muito, enquanto outros perdem. Se você não estiver preparado para isso, acabará se desestruturando. O mais importante é que suas análises sejam bem-feitas e que você tenha serenidade para aceitar as dificuldades e inteligência para achar oportunidades, não se desestabilizando a cada prejuízo.

Desenvolvimento da disciplina

Por fim, a disciplina é mais uma das vantagens que você pode desenvolver a partir da psicologia trader. Você deve ter uma compreensão ampla do mercado, entendendo que não precisa achar todas as oportunidades nem operar integralmente no pregão, mas que você deve ter uma estratégia bem definida e agir de acordo com as suas metas.

Tenha em mente que, dependendo da sua posição e seus objetivos, até mesmo ficar de fora e não fazer operação alguma pode ser a melhor escolha de um bom investidor. Quem busca a alta performance, inclusive, costuma escolher assertivamente, mirando em ações lucrativas e ativos específicos e dominando todos os pormenores sobre eles.

Quais são as principais ferramentas para trader?

Há ferramentas incluídas em plataformas de negociação que podem ser utilizadas pelo trader e que automatizam determinadas ações na operação, evitando que o investidor seja levado pelo emocional. Algumas delas são:

  • stop loss: é uma ordem programada para vender um ativo quando o seu preço começa a cair;
  • stop gain: é uma ordem de venda para quando o papel atinge determinado preço, garantindo a realização da estratégia;
  • stop móvel: permite que a ordem de venda se ajuste automaticamente conforme o papel se valoriza;
  • big buttons: possibilita comprar, vender e zerar a posição rapidamente;
  • estratégia ATS: define a metodologia da estratégia para loss e gain.

Com a utilização constante dessas soluções, o trader poderá se acostumar a fazer aquisições e vendas conforme o seu planejamento e independentemente do seu estado emocional.

Graças à psicologia trader e, principalmente, à utilização de uma plataforma de negociação completa, ele conseguirá atingir as suas metas, ter sucesso na sua área e aumentar o seu controle mental de forma generalizada, melhorando a sua vida em diversos aspectos.

Este post foi útil? Agora, fique de olho nas próximas publicações de nossas redes sociais! Confira e curta a nossa página no Facebook!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.