Blog

Trader

Como analisar uma ação? Descubra aqui!

Por Rodrigo Santos
24 maio 2021 - 15:47
Abertura desta terça-feira 29 de junho

Nos dias de hoje, vemos muitas pessoas cogitando a ideia de começar a investir no mercado financeiro, sobretudo em função dos excelentes retornos que boas escolhas podem proporcionar. No entanto, para fazer isso, é preciso conhecer muito bem as regras do jogo e, por isso, preparamos este post mostrando como analisar uma ação.

Existem alguns itens e fatores que precisam ser levados em consideração na hora de estudar as melhores alternativas, a fim de potencializar os seus ganhos e reduzir, dentro do possível, as possibilidades de amargar um prejuízo inesperado. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

Por que é importante analisar a ação antes de comprar?

É muito importante fazer uma boa análise antes da compra, pois esse é um momento no qual você pode ver se as ações estão com viés de alta, se apresentam boas perspectivas para o futuro ou se não são a melhor opção para o seu perfil.

Também é essencial reconhecer as suas expectativas, até porque não há fórmula mágica e você precisa montar a sua estratégia e a sua carteira de investimentos com o máximo de critério, minimizando os seus riscos e aproximando-se dos ganhos desejados.

O que analisar antes de comprar uma ação?

Falando mais especificamente, você precisa estar atento a alguns aspectos antes de comprar uma ação, cruzando os dados obtidos com a situação atual da economia, no país e no mundo. Isso é essencial, pois o mercado financeiro não é um universo à parte e está diretamente conectado com outros segmentos e setores.

Sendo assim, não caia na tentação de avaliar apenas a Bolsa de Valores, embora ela também mereça a sua análise. Faça um estudo sistêmico, levando em conta os resultados da empresa detentora das ações e as suas perspectivas em curto, médio e longo prazos.

Como saber a hora de comprar ações?

Agora, você precisa compreender a hora certa de comprar as ações, pois essa é a grande questão que faz com que os investidores tenham lucros ou prejuízos com as suas transações. No entanto, é necessário considerar que esse é um mercado complexo e você nunca terá plena certeza de como ele se comportará.

Sempre vale avaliar os índices econômicos e o histórico da empresa. No caso de uma compra, não há muito mistério: faça isso quando achar que a instituição vai se valorizar, considerando determinados fatores, como investimentos, perspectivas, saúde financeira e assim por diante. Já a venda deve ocorrer quando a sua percepção for a oposta.

Como saber a liquidez de uma ação?

No universo das finanças, a liquidez está relacionada com a facilidade com a qual você pode converter a sua aplicação em dinheiro, disponível na sua mão, sem perder um montante significativo para isso.

Na Bolsa de Valores, mais especificamente, isso ocorre quando o volume médio de transações de ações da empresa é alto. Essa informação costuma ser disponibilizada para os investidores nas chamadas “barras de volume”, que estão relacionadas com o número de ativos negociados.

Qual a importância da diversificação de investimentos?

Por fim, você não pode deixar de entender a importância da diversificação de investimentos para minimizar o seu risco. Tal estratégia consiste na alocação de capital em diferentes tipos de ativos com o intuito de proteger o seu patrimônio, compensando as eventuais perdas de algumas ações com a lucratividade de outras. O segredo é escolher bem, acompanhar os resultados e fazer um balanço periódico, equilibrando a sua carteira.

Depois de conferir este conteúdo, você está mais bem preparado para analisar uma ação e decidir, de maneira mais acertada, quais são as melhores oportunidades para o seu perfil no mercado financeiro!

Gostou de aprender como analisar uma ação? Ainda ficou com dúvidas ou tem uma sugestão? Então, não deixe de fazer um comentário aqui no post!




Sobre o autor