Blog

Investimentos

O que é especulação financeira na Bolsa de Valores?

Por Fernando Caliman Pissó
04 setembro 2019 - 17:30 | Atualizado em 20 setembro 2023 - 10:23
especulação financeira

A especulação financeira é uma prática recorrente no mercado, em que o trader busca obter um bom retorno a partir do capital aplicado conforme as taxas elevadas de juros. Apesar de importante e comum, é preciso entender bem o funcionamento e a importância dessa atividade, a fim de não só obter sucesso, mas também evitar prejuízos.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar o que é a especulação financeira e como ela é aplicada na bolsa de valores, assim como suas potencialidades e seus desafios. Quanto mais conhecimento o trader tiver, maiores serão suas chances de sucesso e, por isso, é fundamental estar preparado ao máximo. Se quiser saber mais e manter-se bem informado, continue a leitura e acompanhe!

O que é a especulação financeira?

O verbo especular significa estudar com atenção, analisar, pesquisar detalhadamente e investigar determinado assunto ou cenário. Na Bolsa de Valores, a especulação financeira corresponde à uma estratégia usada pelo mercado para prever e apostar em determinado ativo e fazer negociações de compra e venda dele.

O objetivo é que a valorização de ação, cota de fundo, commodities, entre outros, resulte em alta lucratividade em um período curto de tempo. A especulação financeira movimenta o mercado com base nas suposições de quais ativos serão valorizados, sendo feita a partir da leitura dos cenários presentes e futuros.

Como a especulação financeira funciona na Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores é o local no qual a especulação financeira ocorre. Ou seja, é lá que são feitas as sondagens, análises e apostas de ganhos a partir da variação dos preços de ações, índices, contratos, entre outras opções. Apesar de ser um negócio muito atraente, a especulação financeira também pode ocasionar perdas significativas, uma vez que é pautada em estimativas que, por mais indicativas que sejam, podem sofrer alterações diante da volatilidade do mercado.

O especulador financeiro não é um investidor, pois o objetivo principal é livrar-se o mais rápido possível dos ativos e pela maior margem de lucros possível. A especulação é muito importante na Bolsa e Valores, pois ela promove liquidez nos negócios realizados e movimenta o mercado de forma geral.

Qual é a diferença entre especulação e investimento?

Especulação é diferente de investimento, uma vez que, no primeiro caso, os riscos envolvidos nas operações são muito altos devido a seu retorno rápido e volátil, enquanto, no segundo, as expectativas são de ganhos mais lentos, porém com maior consistência. A seguir, confira as principais diferenças entre especulação e investimento.

Para os investimentos

  • perfil conservador ou moderado;
  • busca se proteger ao máximo de riscos;
  • manutenção dos ativos comprados;
  • pode esperar por anos para obter o retorno esperado;
  • a compra tem como intenção usufruir dos dividendos;
  • identifica valores do negócio em um período mais longo, indo além da visão momentânea do mercado;
  • busca enriquecer ao longo dos anos a partir dos juros compostos.

Para a especulação financeira

  • perfil agressivo;
  • expõe-se a grandes riscos de perdas;
  • grande volume de negociações;
  • rapidez nos retornos;
  • a compra tem como intenção vender posteriormente;
  • grande quantidade de projeções sobre dados e gráficos de negociações;
  • busca atalhos para o enriquecimento.

É importante que o trader entenda bem a diferença entre investimento e especulação, pois cada caso é indicado para determinado perfil de investidor e suas expectativas. Na prática, significa que o trader que atua com especulação precisa desenvolver preparo e controle emocional para lidar com as situações impostas pelo mercado.

Se ele não estiver ciente de todas as características desse tipo de investimento, pode não suportar a pressão que os riscos envolvidos geram, o que pode resultar em ansiedade e outros danos à saúde.

Como é o ciclo da especulação financeira?

O ciclo da especulação financeira está extremamente relacionado com a teoria dos ciclos econômicos de mercado, que pode ser dividida em 4 partes. Para elas existem diferentes nomenclaturas e vamos utilizar os seguintes nomes neste conteúdos:

  • a expansão;
  • o “boom”;
  • a recessão;
  • a depressão.

No caso da expansão, ocorre uma subida nos preços das ações, que pode ser rápida ou não e que leva muitos iniciantes ao mercado financeiro. Geralmente é um aumento generalizado nos preços, pois os dados financeiros e econômicos tanto das empresas quanto dos países estão em constante melhora.

Já quando ocorre o “boom”, os dados econômicos não mais possuem um cenário tão positivo como anteriormente e a bolsa já subiu bastante desde o início da expansão. Neste momento, devido à toda alta dos preços que acontece, ainda há muita euforia, mas os investidores que estão atentos a indicadores e sinais começam a fazer caixa ou se expor menos ao mercado, pois já conseguem entender que a economia está se deteriorando.

A fase de recessão é marcada pela queda no mercado, que pode ocorrer de maneira rápida ou lenta. No começo, muitos investidores ainda acreditam que é apenas uma correção saudável e que os preços já vão subir novamente, contudo, não é isso que costuma acontecer.

A depressão marca a estabilização nessa queda e o começo da alta dos preços. Neste momento, muitos investidores já venderam suas posições e acabaram tendo prejuízos no mercado, já para aqueles mais experientes, esta é a hora de começar a comprar ações, pois eles entendem que a economia está melhorando e a expansão está por vir.

Quais os exemplos de bolhas históricas?

A seguir, vamos mostrar alguns exemplos de bolhas históricas.

Bolha das Tulipas

A Bolha das Tulipas ocorreu no século 17 na cidade de Amsterdam, e foi a primeira que se tem registro na história do mercado. Sua história é que Carolus Clusius, um botânico, levou alguns bulbos de tulipa para a Holanda após uma viagem a Constantinopla.

Sendo uma novidade exótica, muitos obtiveram bastante lucro com os bulbos de tulipas e várias pessoas começaram a querer vendê-los. Com isso, o preço subiu constantemente e as tulipas se tornaram sinal de riqueza. De acordo com os registros, em um mês o preço subiu cerca de 20 vezes, tornando-se tão caro que começou a ser negociado na bolsa a partir de contratos futuros.

A partir do momento que o preço estava muito caro, muitas pessoas começaram a vender e, inclusive, algumas não honraram seu contrato, dando início a uma queda generalizada dos preços e “estouro da bolha”.

Bolha da internet

A bolha da internet ou bolha das “.com” aconteceu entre os anos de 1994 e os anos 2000. Na época, houve uma grande alta para as ações de empresas de tecnologia devido ao início da rápida expansão e democratização da internet.

Ela aconteceu de maneira similar a muitas bolhas e ao próprio ciclo econômico. Em seu auge, a Nasdaq chegou a atingir mais de 5000 pontos e seu estouro foi causado devido aos péssimos resultados apresentados após o Natal de 1999, com esses dados sendo divulgados em março de 2000.

Existe também uma série de outros exemplos históricos e até mesmo de bolhas que aconteceram somente em alguns países ou regiões específicas, por motivos locais. Estudá-las é uma excelente fonte de informação e estudo para evitar que você perca dinheiro em uma bolha no futuro e para conseguir identificar em qual fase do ciclo econômico estamos.

Qual é o risco de atuar como especulador?

Simplificadamente, é possível definir a especulação financeira com as previsões que o mercado de ações apresenta em relação ao preço de determinado ativo. Atuar como especulador financeiro, no entanto, envolve uma série de riscos para os quais o trader precisa estar preparado.

Como é uma aplicação de alto risco, a possibilidade de perdas é proporcionalmente elevada, o que faz com que seja preciso considerar os fatores negativos e estar preparado, caso os acontecimentos não saiam exatamente como o esperado. Isso porque, como a especulação é toda pautada em previsões e possibilidades e o mercado passa por mudanças o tempo todo, pode ser que haja modificações significativas que revertam cenários e ocasionem perdas.

Quais são as técnicas fundamentais para quem atua com especulação financeira?

Algumas técnicas são fundamentais para ter melhores resultados durante a especulação financeira. Veja, a seguir, quais são elas.

Controle emocional

Pode parecer simples, mas ter controle emocional é um processo que precisa ser desenvolvido com atenção e comprometimento. Tomar decisões importantes envolve análises claras, que somente serão possíveis se forem feitas com calma e consciência.

Para atingir esse objetivo, é indicado investir em autoconhecimento, que pode ser adquirido com terapia, atividades prazerosas, um hobby, enfim, um tempo dedicado para o próprio bem-estar. Também é preciso entender que é um processo contínuo, que exige paciência e persistência.

Conhecimento técnico

Ter conhecimento técnico sobre o funcionamento do mercado é uma condição indispensável para atuar com especulação financeira, uma vez que, apesar de parecer “sorte”, o especulador é um especialista nesse tipo de estratégia.

Na prática, isso significa que não é recomendável “aventurar-se” na especulação financeira sem ter o devido conhecimento de seu funcionamento na Bolsa de Valores. Lembre-se sempre de que é bem provável que a atuação seja feita com profissionais altamente qualificados.

Experiência de mercado

Por envolver altos riscos de perdas, o ideal é que a especulação financeira não seja realizada por quem se identifica com o perfil conservador e moderado. Também é inadequado para quem é iniciante, justamente por exigir alta capacidade de leitura de cenários e seus desdobramentos futuros.

O ideal é adquirir amplo conhecimento antes de se arriscar na especulação financeira e, mesmo quando decidir por essa estratégia, fazer com base em uma visão ampla e bem fundamentada. Para adquirir experiência de mercado é indicado estudar, fazer cursos, buscar por informações a respeito do cenário e manter-se sempre atualizado sobre a economia nacional e internacional.

Paciência

Assim como o controle emocional, a paciência pode parecer o básico, porém nem sempre é possível mantê-la diante dos riscos que a especulação financeira apresenta. É essencial estar ciente da necessidade dessa característica e trabalhar para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dela, principalmente nos momentos de adversidade.

Quanto mais calma e paciência forem apresentadas, maior será a clareza na tomada de decisões e, consequentemente, a qualidade das decisões tomadas. Diante das oscilações do mercado, é preciso sangue-frio para se adaptar e tirar proveito de todos os cenários possíveis.

Análise gráfica

análise gráfica é importante para quem trabalha com especulação, pois, a partir dessa técnica, é possível obter informações sobre os cenários apresentados e, com base nelas, fazer leituras e projeções. Com uma análise visual precisa, o trader pode orientar-se na hora de tomar decisões de suas operações diante dos pontos de reversões de tendências, por exemplo.

Disciplina

Não existe uma fórmula pronta para alcançar sucesso no mercado financeiro, muito menos quando se trata de investir em especulação. Sendo assim, é preciso ter disciplina e comprometimento com o objetivo traçado. A capacidade de fazer boas análises é outro ponto que exige estudo e experiência. Por mais talentoso que o trader seja, somente com estudo e dedicação ele pode desenvolver suas potencialidades ao máximo e melhorar cada vez mais sua performance.

Quais são os tipos de especulação financeira?

Existem diferentes modos de realizar operações em especulação financeira. Confira os três tipos principais a seguir.

Day Trade

Nessa modalidade, as transações de compra e venda ocorrem no mesmo pregão, ou seja, são de curtíssimo prazo. Apesar dos riscos presentes em todos os investimentos realizados no mercado, no day trade não existe o perigo de desvalorização do ativo de um dia para o outro, já que os negócios começam e terminam no mesmo dia.

Swing Trade

swing trade tem um prazo maior que no day trade, uma vez que permite que as operações tenham duração de alguns dias ou, até mesmo, semanas. Para minimizar os riscos, o trader deve utilizar estratégias, como a diversificação da carteira de ativos, entre outras opções.

Scalping Trade

scalping trade é um tipo de operação que envolve movimentos de períodos curtos de tempo e tem como foco fazer dinheiro a partir das tendências apresentadas no mercado. É um tipo de estratégia arrojada, em que o trader atua como um “cambista” (gíria para scaper em inglês), de modo a encontrar rapidamente possibilidades de fazer dinheiro com um volume alto de operações diárias.

Quais são as melhores ações para especular na Bolsa de Valores?

A escolha das ações é um fator importante a ser considerado por quem deseja trabalhar com especulação na Bolsa de Valores. Por isso, é preciso estar atento. Entre as principais ações a serem pensadas, podemos citar algumas Blue Chips:

  • Petrobras (PETR4) – petróleo;
  • Ambev (ABEV3) – bebidas;
  • Cemig (CMIG4) – energia;
  • Gerdau (GGBR4) – siderurgia;
  • Itaú Unibanco (ITUB4) – banco;
  • Bradesco (BBDC4) – banco;
  • Banco do Brasil (BBAS3) – banco;
  • Vale (VALE3) – mineração.

Quanto mais conhecimento o trader apresentar, mais fácil será a tomada de decisões e, consequentemente, os resultados alcançados a partir delas.

Neste artigo, falamos sobre como funciona e o que é a especulação financeira e as possibilidades e os riscos que esse tipo de operação apresenta no cotidiano do mercado. Atuar como especulador pode render alta lucratividade, porém apresenta riscos que precisam ser sempre levados em consideração.

Dessa forma, considerar uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação é uma excelente opção. Affinal, a partir de estudos, como a análise gráficos e o estudo de indicadores para analisar a eficiência da Bolsa de Valores, você pode evitar perder dinheiro futuramente em bolhas.

Se você quer otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, entre em contato conosco e conheça a plataforma Fast Trade para começar a operar de forma rápida e segura.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.