Blog

Investimentos

Tape Reading e Análise Gráfica: a consistência no Day Trade

Por Fernando Caliman Pissó
08 setembro 2022 - 10:08 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:48
Tape reading

O mercado financeiro é um dos ambientes de maior competição em nível global! Devido às oportunidades que oferece, o setor atrai pessoas de todos os níveis de conhecimento, o que resulta em diferentes formas de aplicação das duas principais metodologias operacionais para o Day Trade: o Tape Reading e a Análise Gráfica.

Na maioria das vezes, os traders utilizam as duas linhas de análise separadamente durante as operações. No entanto, por se tratar de um segmento tão desafiador, sai na frente quem adota uma visão mais abrangente sobre as negociações, conseguindo ir além do conhecimento tradicional e inovar manejando as ferramentas que já possui.

Por esse motivo, vamos mostrar como a união entre o Tape Reading e a Análise Gráfica em um mesmo espaço operacional pode trazer benefícios, sobretudo, na dinâmica de Day Trade. Este post também vai explicar como o investidor pode fazer a leitura das ferramentas de forma simultânea e prática, sempre com foco no seu objetivo principal que é atingir a consistência dos ganhos.

Duas metodologias em um único espaço operacional

Muitos traders ficam céticos frente à ideia de unir o Tape Reading e a Análise Gráfica em um mesmo espaço operacional. Isso acontece porque os procedimentos de aplicação de apenas uma metodologia, por si só, demandam do investidor um elevado nível de conhecimento teórico e prático. 

E quando se trata de adotar duas correntes analíticas distintas, aí a situação piora, porque muitas inseguranças surgem, cedendo lugar ao medo de não obter resultados ou não conseguir fazer a gestão correta das informações.

Mas é neste momento que a vida vai separar os traders vencedores dos demais que apenas passarão pelo mercado! Competir em um segmento tão disputado e colher os frutos de se destacar em uma das profissões mais cobiçadas de todos os tempos exige que o participante esteja disposto a superar desafios. 

E neste caso, a batalha é interna, para absorver os conceitos das duas metodologias, aprofundar o conhecimento em todas as áreas de abrangência, aplicar a análise a todas as variáveis e conseguir manter o foco para aproveitar as oportunidades.     

O passo a passo para construir um workplace vencedor

Em primeiro lugar, é importante saber que as duas metodologias serão interpretadas separadamente. Contudo, as ferramentas utilizadas na análise de cada uma serão abertas no mesmo espaço operacional, ou seja, o workplace da plataforma de negociação será organizado para abrigar todos os elementos necessários para fazer a leitura de fluxo do Tape Reading e a Análise do Gráfico com os indicadores.  

Análise Gráfica

Na Análise Gráfica, o foco é o estudo das variações nos preços dos ativos representadas pelo gráfico. O objetivo desta técnica é identificar os padrões de comportamento dos players, através da avaliação de movimentos ocorridos no passado. Desse modo, pretende-se fazer projeções de futuras oscilações utilizando indicadores e projeções de tendência.

Assim, é possível antecipar alguma ação de compra ou venda em determinada região de preço. Mas para isso, será necessário abrir o gráfico do ativo em negociação, deixando que o recurso ocupe uma parte generosa do workplace, já que ali serão feitas diversas marcações, pois esta será a base operacional, através da qual, as ordens serão enviadas ao mercado.

Tape Reading

Ao contrário da Análise Gráfica, que avalia um comportamento que já aconteceu, o Tape Reading analisa o fluxo de ordens dos players que está sendo apregoado naquele momento. E isso vale para todos os tipos de ordens, tanto as de agressão – que são executadas diretamente ao mercado no preço de negociação – quanto as de intenção (apregoadas no book de ofertas). 

Desse modo, a intenção é analisar o volume de ordens dos grandes players em relação a um ativo, tentando antecipar um movimento no mercado para seguir a direção do fluxo e operar a favor dele. Sabendo que os preços se movimentam por consumo de liquidez, é possível avaliar pelo Tape Reading uma tendência por detrás de uma intenção de compra ou venda.

E para conseguir fazer essa avaliação, o trader precisará ter em seu workplace algumas ferramentas muito importantes para a prática desta metodologia:

Livro de Ofertas (Book) – é a funcionalidade que mostra as intenções de compra e venda em cada nível de preço, a instituição que está intermediando os valores de referência e as quantidades que os players estão tentando negociar em cada faixa. Este recurso coloca primeiro os valores que representam as melhores ofertas para o ativo, de modo que estes serão executados primeiro caso alguém realize uma agressão direta ao mercado.

Times & Trades – registra as informações sobre a quantidade de negócios efetuados em determinado ativo, englobando todos os tipos de agressão. O T&T permite avaliar o volume de transações por nível de preço, pelo horário das operações, por corretoras e por tendência, se na compra ou na venda. Quando o mercado absorve completamente as ofertas de um nível de preço, ele assume o viés oposto, se era comprador vira vendedor, e isso representa um importante parâmetro operacional.

Volume at Price – é o recurso que fornece os dados de volume financeiro das negociações para cada nível de preço, mostrando quais as regiões de maior interesse dos players. Desse modo, é possível identificar alguns níveis que podem atuar como suporte ou resistência nas movimentações deste ativo, formando pontos de referência para entrada (compra) ou saída (venda), já que existe uma estimativa com bases confiáveis. 

Como fazer a leitura da Análise Gráfica e o Tape Reading ao mesmo tempo?

Depois de organizar o workplace operacional posicionando o gráfico do ativo ajustado em um ponto central, colocando o livro de ofertas, o times & trades e o volume at price nos demais espaços adjacentes, chegou a hora de aprender a efetuar a dinâmica da consistência no Day Trade. A seguir, o passo a passo.

1º passo: Antes de entrar no mercado, faça um estudo dos movimentos do ativo através do gráfico e procure identificar padrões de comportamento. Por exemplo, faça marcações das regiões de maior volume de negociação do dia anterior, determine possíveis pontos de suporte e resistência, calcule as médias móveis e estabeleça uma tendência. Anote todas as informações ou as deixe salvas em seu gráfico.

2º passo: Ao entrar no mercado, confira se todas as ferramentas estão mostrando as informações referentes ao ativo escolhido e acompanhe as negociações, com bastante atenção ao fluxo mostrado pelos recursos do Tape Reading, sobretudo, no que tange às regiões de maior volume de negócios e as perspectivas de compra ou venda mostradas pelas ordens apregoadas no book.

3º passo: Observe atentamente o gráfico e quando o preço chegar em alguma região que estiver dentro dos padrões predefinidos, avalie o fluxo de ordens e a tendência para confirmar se o cenário atual é compatível com as suas projeções. Sendo compatível, você já está preparado para tomar uma decisão sobre comprar ou vender nesta região, lembrando que o movimento deve ter uma extensão menor em relação à estimativa.

E aí, está preparado para atingir a consistência no Day Trade? Então acesse o nosso site, efetue o cadastro e faça o teste gratuito da plataforma Fast Trade. Lembre-se: a repetição é a chave da perfeição.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.