Blog

AçõesInvestidor InicianteInvestimentos

ETFs: Descubra agora o que são e como investir

Por Fernando Caliman Pissó
22 março 2022 - 14:59 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
ETFs e como investir em criptomoedas através da Bolsa Brasileira
Créditos: gettyimages

Muitas pessoas estão encantadas com as excelentes possibilidades de rentabilidade que o mercado financeiro oferece e, com isso, passaram a pesquisar mais sobre o assunto e começaram a aportar recursos na Bolsa de Valores. Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicando melhor o conceito e mostrando como investir em ETFs.

O fato é que, para ter sucesso em um ramo tão variado quanto minucioso, é fundamental conhecer bem os produtos disponíveis, de forma que o investidor possa alocar seu capital de maneira estratégica, garantindo a diversificação e a lucratividade da sua carteira. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

Afinal, o que são ETFs?

A sigla ETF deriva do inglês e quer dizer Exchange Traded Funds. Traduzindo para o português, podemos afirmar que o termo quer dizer Fundos Negociados em Bolsa, um nome bem simples e quase autoexplicativo. Na prática, os ETFs funcionam como uma ação de uma empresa, com a diferença de que não se referem a uma única organização, mas sim a várias delas.

A ideia de tal junção é atingir rendimentos iguais ou superiores, mas sem precisar investir em cada ativo separadamente. Por isso, os Exchange Traded Funds são considerados uma forma prática e simples de conseguir uma carteira mais diversificada, somando os recursos de diversos investidores para aplicar em ativos diferentes.

Quais as características dos ETFs?

Antes de mais nada, vale ressaltar que um ETF é um fundo, ou seja, você não terá direitos sobre as escolhas dos investimentos, tendo em vista que a administração dos recursos ficará por conta de um gestor. No entanto, naturalmente, será alguém versado e bastante experiente no mercado financeiro, o que costuma oferecer uma boa vantagem competitiva.

Além disso, assim como ações e contratos futuros, os ETFs são investimentos de renda variável, o que torna impossível saber antecipadamente quanto você receberá no final das contas por cada aplicação feita dessa forma. É um mercado marcado pela volatilidade, mas que conta com a prerrogativa de ótimos lucros em caso de valorização.

Quais as vantagens de investir em ETFs?

Não é difícil perceber que investir em ETFs pode ser bastante vantajoso. Uma das vantagens mais evidentes, como citamos, é a diversificação da carteira, uma estratégia que ajuda a diluir riscos e manter uma rentabilidade boa, mesmo em períodos não tão proveitosos. Além disso, como conta com baixo custo, um Exchange Traded Fund gera menos taxas transacionais.

Também não é possível deixar de reforçar a facilidade no processo de decisão, pois um bom fundo permite comprar várias ações interessantes de uma só vez, pois as escolhas são feitas por profissionais do mercado financeiro, que garimpam, encontram e priorizam as melhores alternativas para compor aquele índice, despreocupando os investidores.

É possível investir em ETFs no Brasil?

Se você está pensando em diversificar sua carteira e obter boa rentabilidade com gestão passiva, comprar um ETF parece uma excelente ideia. No entanto, será que é possível fazer isso no Brasil? A resposta é positiva: apesar no nome em inglês, os Exchange Traded Funds estão disponíveis em nossa Bolsa de Valores, a B3.

Por aqui, o primeiro passo é abrir uma conta em uma boa corretora de valores. Feito isso, basta acessar a plataforma e procurar por ETFs interessantes, aportando recursos de acordo com seus objetivos. Atualmente, contamos com cerca de 40 produtos do tipo por aqui, mas o aquecimento do mercado de renda variável mostra uma tendência de crescimento desse número.

Como investir em ETFs?

Agora que você já sabe o que são ETFs, quais suas características e que é possível investir nesse tipo de produto por aqui, vamos dar algumas dicas para que você tenha sucesso na aquisição de bons Exchange Traded Funds. Acompanhe.

Aprenda como escolher um ETF

Não dá para ter sucesso ao investir em ETFs sem saber como escolhê-los, não é mesmo? Entretanto, para tomar as melhores decisões, é imprescindível observar seus objetivos e hábitos como investidor, compreendendo quais são os melhores produtos para o seu perfil e suas metas, pensando em curto, médio e longo prazos.

Não se esqueça de que, por se tratar de um investimento de renda variável, quem têm paciência para esperar, via de regra, consegue ter resultados mais favoráveis com os Exchange Traded Funds, diluindo parte dos seus riscos. Existem muitas opções disponíveis no mercado, portanto, vale a pena conhecer o indicador que elas replicam, como é sua gestão e quais as taxas.

Conheça os ETFs de criptomoedas

Nos dias de hoje, não dá para falar em investimentos sem citar as criptomoedas. Além disso, existem ETFs específicos para esse tipo de ativo, que podem oferecer rentabilidades bastante interessantes para o investidor que tiver olhos atentos para as oportunidades. Trata-se de fundos que captam recursos para investir nesse ativo de renda variável.

Entre as que estão disponíveis no mercado financeiro atualmente no Brasil, podemos destacar Bitcoin, Ethereum e assim por diante, cada qual com características e taxas de administração distintas. No entanto, vale ressaltar que é uma alternativa com grande volatilidade e potencial, que demanda mais conhecimento por parte dos compradores.

Conte com uma boa plataforma

Por fim, não dá para falar sobre ter bons resultados no mercado financeiro sem contar com uma boa plataforma. É fundamental que ela seja estável e tenha boas funcionalidades, permitindo que os investidores façam suas aplicações sem dificuldades, ajudando na compreensão de tendências, oportunidades e ativos.

A Fast Trade, por exemplo, pode ser o ambiente perfeito para seus objetivos, viabilizando negociações seguras e rápidas, por fazer parte de uma empresa especializada no fornecimento de soluções para o mercado financeiro. Ali, você encontrará planilhas de cotação, notícias, gráficos, livros de ofertas, históricos, fast quote e muito mais.

Como você pôde ver, os ETFs são mais uma excelente alternativa para quem deseja diversificar a carteira de investimentos e obter bons resultados em rentabilidade, especialmente em longo prazo. No entanto, é preciso fazer boas escolhas e compreender quais produtos podem proporcionar os melhores lucros.

Quer aprender mais sobre ETFs e como investir em criptomoedas através da Bolsa Brasileira? Baixe nosso e-book gratuito!

 




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.