Blog

Investimentos

O que é Ibovespa Futuro e como funciona esse investimento?

Por Fernando Caliman Pissó
02 setembro 2021 - 10:00 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
Ether e AVAX

Quem é do mundo dos investimentos provavelmente já ouviu falar muito da Ibovespa, que é o mais relevante indicador do desempenho médio das ações negociadas na B3. E Ibovespa Futuro? Você já ouviu falar e sabe do que se trata?

Neste artigo, você vai aprender o que é Ibovespa Futuro e como funciona esse tipo de investimento. Tem interesse no assunto? Continue a leitura e confira!

O que é Ibovespa Futuro?

O Ibovespa Futuro é um investimento de renda variável, cujos ganhos ou perdas estão relacionados às variações do Ibovespa ao longo do tempo, sendo assim considerado de alto risco.

Quando alguém compra ações de uma empresa, sabe que ganhará dinheiro quando o preço das ações subir e perderá dinheiro quando o preço cair, então ele investe. O Ibovespa Futuro não funciona dessa forma. O contrato será negociado em pontos com base na expectativa de resultados do Ibovespa em alguma data futura.

Veja o exemplo: suponhamos que em 10 de junho o Ibovespa esteja em torno de 75 mil pontos. Algum investidor se interessou por um contrato futuro para que vença em setembro em 85 mil pontos. Se na data combinada a quantidade de pontos permanecer a mesma, o investidor vai perder ganhos, mas se estiver acima do imaginado, ou seja, acima de 85 mil, ele obterá os lucros.

Quais são as vantagens?

O Ibovespa Futuro pode ser uma boa alternativa para diversificar sua carteira de investimentos. Veja algumas das suas principais vantagens:

  • proteção por hedge — essa é uma forma de se proteger contra a alta volatilidade do mercado financeiro. Em outras palavras, você pode se proteger das mudanças de valor;
  • evita o pagamento à vista — você não tem de arcar com todos os custos de transação ao negociar. Garante o preço à vista, mas só desembolsa depois;
  • alta liquidez — por meio de uma única transação é possível ter alta liquidez. Não há necessidade de comprar e vender ações por estoque, como no mercado à vista.

É válido lembrar que esse é um tipo de investimento de alto risco. Portanto, só é recomendado para quem tem um perfil mais ousado de investidor, ou seja, aquele que é mais inclinado a correr riscos. Além disso, é um investimento complexo, que requer bastante análise e pesquisa, sendo mais adequado para investidores experientes. Nesse caso, o Ibovespa Futuro pode ser uma boa escolha.

O investimento no Ibovespa Futuro é realizado de maneira semelhante ao investimento em ações, portanto, é necessário abrir uma conta em uma corretora. Depois que a conta for aberta e aprovada, o seu corretor pode começar os investimentos por você.

Viu só como o mundo dos investimentos tem várias possibilidades? Agora você já sabe o que é Ibovespa Futuro e como isso pode ser bastante interessante para diversificar a sua cartela. Por ser um investimento mais complexo, podem ocorrer ganhos e perdas, como qualquer outro tipo de investimento de renda variável.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o post agora mesmo em suas redes sociais e ajude a disseminar o conhecimento com os seus amigos!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.