Blog

Investidor Iniciante

9 filmes e séries sobre o mercado financeiro para assistir

Por Fernando Caliman Pissó
06 novembro 2019 - 13:20 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:51
filmes e séries

Quer saber quais as melhores dicas de filmes sobre mercado financeiro? Para quem está planejando iniciar uma carreira como investidor profissional, vale a pena conferir alguns títulos do cinema que são carregados de ensinamentos e experiências de valor sobre esse setor da economia.

Mesmo que a maioria das produções tenha um enfoque especial para a cobiça e a ganância dos investidores, é possível conhecer inúmeras histórias e tirar alguns insights interessantes. Além disso, a diversão é garantida para quem já tem afinidade com esse mercado e quer aprender mais sobre suas possibilidades.

Se você quer saber quais as melhores opções de filmes e séries sobre o mercado financeiro, continue a leitura e confira nossas recomendações!

Como a ficção pode ajudar a entender o mercado financeiro?

Dizem que a arte imita a vida, ou seja, que as narrativas cinematográficas são uma representação do ocorre na vida real. Assim, mesmo que haja várias adaptações nos filmes para que eles se tornem mais interessantes e narrativos, há diversas informações e aprendizados em cada um deles.

Por meio de algumas horas de diversão, você consegue entender eventos históricos como a Crise do Subprime ou até mesmo acompanhar o quanto a vida de uma pessoa pode ser transformada pelo mercado financeiro. Por isso, vale aliar o aprendizado com a diversão que uma boa história pode proporcionar.

Quais as melhores dicas de filmes e séries sobre mercado financeiro?

Agora que você já sabe como aproveitar um filme ou uma série para relaxar e ainda entender como o mercado financeiro funciona, é hora de preparar a pipoca e conhecer quais as produções mais indicadas.

1. Wall Street – poder e cobiça

Gordon Gekko, vivido por Michael Douglas, foi o estereótipo do milionário frio e ganancioso por muitos anos. Lançado em 1987 e dirigido por Oliver Stone, mostra os bastidores do mundo dos negócios na década de 1980. Buddy Fox, um jovem e ambicioso corretor da Bolsa de Valores, vivido por Charlie Sheen, sonha em conhecer seu ídolo, o já mencionado Gekko.

Quando isso finalmente acontece, Fox entra num esquema altamente lucrativo usando informações privilegiadas. No entanto, conforme se envolve em operações mais arriscadas, vê sua vida pessoal ruir e ainda corre o risco de ser pego pela Justiça.

Por que ver: o filme expõe como a ambição desmedida pode levar as pessoas a fazerem operações não apenas arriscadas, mas ilegais. Além disso, serve como um alerta para manter o radar ligado e desconfiar de promessas de lucros exorbitantes.

Onde assistir: Telecine Play, NOW, YouTube e Google Play.

2. O lobo de Wall Street

Dirigido por Martin Scorcese, traz Leonardo DiCaprio em ótima atuação. A película mostra o protagonista Jordan Belfort tornando-se um corretor da Bolsa de Valores na década de 1980. Com um perfil agressivo, conquista uma fortuna e abre sua própria empresa com um amigo, interpretado por Jonah Hill.

A empresa logo começa a lucrar milhões, enquanto Belfort leva uma vida regada a drogas e prostitutas. O FBI abre uma investigação por lavagem de dinheiro contra o protagonista e seus sócios e ele acaba sendo preso. Faz uma delação completa ao FBI, que leva à prisão de outras 20 pessoas. Após 3 anos na cadeia, passa a atuar como palestrante ensinando técnicas de vendas.

Por que ver: mostra uma época em que o mercado financeiro ainda era menos regulamentado, o que abria espaço para que pessoas com muita ganância e poucos escrúpulos fizessem operações irregulares e lucrassem muito com isso. Mesmo sem os meios eletrônicos atuais, as autoridades eram capazes de chegar aos fraudadores.

Onde assistir: Amazon Prime Video, NOW, Google Play, YouTube.

3. Billions

Com um elenco espetacular em atuações inspiradas, a série mostra o embate entre um gestor bilionário de fundos, vivido por Damian Lewis, e o que seria equivalente ao Procurador da República, interpretado por Paul Giamatti, que ainda é casado com uma psicóloga que trabalha na gestora de fundos.

O procurador investiga práticas ilícitas na empresa do bilionário, e a série aborda a corrida entre os dois. Cada vez que um consegue dar um passo à frente, o outro o supera.

Por que ver: apesar de o tema não ser novo, a série traz um vilão menos caricato e, em muitos momentos, você vai se pegar torcendo por ele.

Onde assistir: Netflix.

4. A grande aposta

Esse é um filme com uma temática um pouco diferente, que foge dos golpes contra o sistema financeiro. Lançado em 2016 e estrelado por Christian Bale, o longa se baseia numa história real. Retrata um momento crucial da história dos Estados Unidos, que foi o estouro da bolha imobiliária de 2008, cujos reflexos se sentem até hoje.

No filme, quatro investidores percebem que a bolha estava prestes a explodir e resolvem apostar contra o mercado, investindo US$ 1 bilhão. Ao saber disso, um corretor percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes.

Por que ver: o filme consegue explicar uma operação complexa de forma inteligível e mostra que, mesmo na crise, há oportunidades e que é preciso sempre se manter atento, por mais que isso signifique ir contra a corrente dominante.

Onde assistir: Netflix, NOW, YouTube e Google Play.

5. A fraude

Esse filme foi lançado em 1999 e estrelado pelo ator Ewan McGregor no papel de um funcionário do Barings Bank. Nessa narrativa, o personagem inicia sua trajetória como escriturário, mas tem grandes ambições para sua carreira, chegando ao cargo de corretor da Bolsa de uma empresa localizada em Singapura.

Ao longo do filme, o personagem lida com perdas de maneira ilegal e esconde prejuízos da empresa. Posteriormente, ele tem de lidar com os problemas que tais perdas causam em sua carreira.

Por que ver: como a história apresenta um indivíduo que trabalha com operações dos mercados futuro e de opções, essa é uma excelente pedida para quem deseja se aventurar em um mercado mais volátil. O principal ensinamento está ligado à importância de seguir as regras e de adotar uma postura transparente diante das perdas nesse ramo.

Onde assistir: Netflix, NetMovies e iTunes.

6. Grande demais para quebrar

Essa produção foi inspirada no livro de mesmo nome, escrito pelo jornalista Andrew Sorkin, experiente colunista financeiro do The New York Times. Ele apresenta a dramatização da grande crise de 2008, a partir dos olhos de Henry Paulson, secretário do tesouro americano da época.

O enredo é focado na busca de Paulson e dos demais membros da equipe pelo salvamento da economia norte-americana. Com grandes nomes de Wall Street, a equipe econômica procura alternativas para superar a instabilidade vivida naquele período.

Por que ver: esse título ajuda a entender não apenas um período histórico do mercado financeiro, mas também como a ruína de grandes instituições financeiras pode trazer consequências para toda a sociedade. Assim, o longa representa um jeito rápido e descomplicado de aprender sobre a macroeconomia.

Onde assistir: HBO.

7. Quants: os alquimistas de Wall Street

Se você gosta de documentários, essa pode ser uma ótima alternativa para aumentar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro enquanto se diverte. A produção de 2010, dirigida por Marije Meerman, exibe um relato de como é a rotina dos analistas quantitativos.

Nesse sentido, os profissionais desenvolvem modelos com matemática e estatística a fim de determinar riscos e retornos na Bolsa de Valores. Desse modo, o documentário questiona até que ponto os dados utilizados para fazer as análises são seguros e proporcionam resultados confiáveis.

Por que ver: se você está procurando um bom filme para assistir e entender mais sobre como funcionam as análises no mercado financeiro, eis aqui uma dica de ouro.

Onde assistir: YouTube.

8. Jogo do dinheiro

O filme conta uma história envolvendo um programa de TV e tem como protagonista o personagem Lee Gates. No decorrer das exibições, Lee apresenta dicas sobre o mundo de investimentos com o intuito de ajudar a audiência.

Porém, em um dos eventos ao vivo, ele acaba sendo sequestrado por um indivíduo que perde muito dinheiro por seguir o que o apresentador disse.

Por que ver: esse filme traz como lição a importância de analisar as dicas dadas por especialistas e de entender se fazem realmente sentido.

Onde assistir: Star+, Amazon Prime Video e YouTube.

9. Enron: os mais espertos da sala

Esse filme foi desenvolvido no formato de um documentário sobre o mercado financeiro americano, apresentando Enron, uma empresa do setor energético que quebrou em 2001.

A história mostra desde o crescimento da corporação (que chegou a ser a 7ª maior empresa dos EUA) até a fuga de seus líderes com todo o dinheiro do negócio. O objetivo dessa narrativa é detalhar de maneira cronológica como aconteceu a quebra dessa organização que criou uma dívida de US$ 13 bilhões.

Por que ver: de forma didática, esse longa mostra quais são os riscos de se deixar levar por apostas superficialmente atrativas. Além disso, a história é repleta de termos e acontecimentos que são úteis para quem deseja trabalhar no dia a dia desse mercado.

Onde assistir: YouTube, Amazon Prime Video e Netflix.

Como aproveitar esses conhecimentos na hora de investir?

Mesmo que os filmes tenham um caráter de entretenimento, eles podem ser úteis para mostrar aspectos importantes de cada realidade. “A fraude”, por exemplo, demonstra o quanto o mercado futuro e o de opções podem ser duros, principalmente para quem não se preparou para esse tipo de risco.

Apesar das histórias de quebra e de problemas financeiros, também há muitas vidas que foram transformadas por esse mercado, que, longe de Hollywood, é um espaço sério, maduro e que demanda um bom nível de conhecimento. Por isso, vale a pena seguir na sua jornada de aprendizado, dedicando tempo e esforço para conquistar excelentes resultados.

Como a plataforma Fast Trade pode ajudar em sua jornada?

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com ela, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações internacionais (CFDs) e mais.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.

Agora que você já conhece algumas dicas de filmes sobre mercado financeiro, pode entender melhor esse universo e alavancar o desempenho dos seus negócios. Atuar nesse setor exige dedicação, conhecimento e visão estratégica. Sendo assim, é essencial se atualizar constantemente.

Gostou do nosso artigo? Então curta nossa página no Facebook e confira conteúdos incríveis para potencializar seus resultados nos investimentos!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.