Blog

Saúde FinanceiraTrader

Confira as melhores dicas para investir em ações

Por Bruna Santos
08 abril 2022 - 10:00 | Atualizado em 23 março 2022 - 11:41
homem mexendo em dois computadores e analisando gráficos para investir em ações
créditos: getty images

Como você já deve ter ouvido falar, o capital das empresas pode ser dividido em centenas, milhares ou até milhões de pequenas partes, que são posicionados como ativos dentro do mercado imobiliário, podendo proporcionar um excepcional potencial de lucratividade. Por isso, preparamos um conteúdo mostrando quais são as melhores dicas para investir em ações.

Ao se tornar um acionista de uma organização, você pode lucrar com o seu crescimento, bem como ter prejuízos em caso de problemas. No entanto, os investidores com olhar estratégico e uma carteira bem montada costumam experimentar excelentes resultados! Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

Estude sobre o mercado financeiro

O primeiro passo para quem quer aprender como investir em ações é entender sobre o mercado. Trata-se do ambiente no qual ocorre a compra e venda de uma enorme variedade de ativos, como as próprias ações, títulos de renda fixa, fundos de investimento, câmbio de moedas estrangeiras, derivativos, commodities e assim por diante.

Basicamente, sua função é a de possibilitar o encontro entre vendedores e compradores, uma interação que é imprescindível para economias livres. No Brasil, quem cumpre tal papel é a B3, nome dado para a Bolsa de Valores de São Paulo, cujo principal índice é o Ibovespa. Ultimamente, ela vem alcançando bons resultados, com ótimo potencial para o investidor.

Descubra o seu perfil de investidor

O segundo passo para investir em ações consiste em descobrir seu próprio perfil de investidor. Afinal, enquanto algumas pessoas têm forte apetite pelo risco e adoram emoções, outras são menos ousadas e preferem deixar o seu dinheiro em segurança. A boa notícia é que, independentemente da sua preferência, o mercado financeiro tem ótimas opções.

Como as ações são um ativo de renda variável, não é possível prever seus rendimentos, como ocorre com a poupança e outras aplicações, como o Tesouro Direto. Basicamente, você pode ser um conservador, que preza pela segurança, o arrojado, que gosta de elevadas rentabilidades e aceita perdas, ou o moderado, que prefere o equilíbrio.

Descubra as melhores oportunidades

Por fim, você terá muito mais sucesso ao investir em ações se souber achar boas oportunidades. No entanto, tenha em mente que tomar decisões no mercado acionário não é uma tarefa simples. Por isso, existem formas de avaliar os riscos, como a análise fundamentalista, na qual o investidor pode acessar informações importantes sobre a empresa.

Por meio dela, você verifica sua situação econômica, a competência dos gestores, a distribuição de lucros, a perspectiva de crescimento e assim por diante. Com isso, você poderá fazer investimentos em instituições sólidas e com menor influência política, por exemplo, ao mesmo tempo em que foge daquelas que estejam operando com prejuízo ou tenham grandes passivos.

Agora você já sabe como investir em ações! Use essas dicas para melhorar seus resultados e criar uma carreira de sucesso como investidor!

Gostou de aprender essas dicas para investir em ações? A Fast Trade é uma plataforma de negociações ideal para quem opera com ativos de renda variável e precisa de dinamismo e facilidade em uma ferramenta. Conheça!




Sobre o autor