Blog

Trader

Por que vale a pena contar com uma assessoria de investimentos?

Por Rodrigo Santos
14 fevereiro 2022 - 09:07 | Atualizado em 12 abril 2023 - 16:24
Assessoria de investimentos
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, leia o conteúdo até o final!

Uma assessoria de investimentos é, basicamente, uma consultoria que vai fazer com que você possa potencializar sua rentabilidade, identificando potenciais riscos no seu portfólio que não estavam sendo observados.

Dessa forma, com a ajuda de um assessor de investimentos, você vai poder investir de maneira mais consciente e estar mais antenado nas movimentações de mercado. No médio prazo, isso provavelmente vai ocasionar em um ganho financeiro. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, leia o conteúdo até o final!

Como funciona a assessoria de investimentos?

A assessoria de investimentos funciona por meio de quatro atividades principais, podendo existir outras auxiliares que não vamos tratar neste conteúdo. Essas quatro funções são:

Recepção e registro de ordens de transmissão

A recepção e registro de ordens de transmissão é a execução de ordens de compra ou venda dos ativos financeiros que você possui. Dessa forma, o assessor vai registrar e executar a compra ou venda de todos os ativos do seu portfólio, sendo ele a ponte entre você e sua corretora.

Atualização dos produtos financeiros disponíveis

É comum que, ao longo do tempo, ocorram mudanças na sua corretora em relação aos produtos financeiros disponíveis, ao valor da corretagem e outros temas. Logo, o assessor é o responsável por falar dessas mudanças com você e explicá-las.

Além disso, ele também deve atualizá-lo em relação às novidades do mercado e de tudo que está acontecendo atualmente e é relevante para o seu portfólio. Por exemplo, caso algum fundo imobiliário tenha divulgado um fato relevante que é muito importante para você decidir se vai continuar investindo nele ou não, o assessor deve avisá-lo.

Auxilio na definição do perfil de investidor

O perfil de investidor não necessariamente é algo estático e pode ir mudando ao longo do tempo. Além disso, em determinados momentos, mesmo para aqueles mais conservadores, pode fazer sentido se expor a ativos da renda variável.

Por exemplo, caso a bolsa brasileira esteja muito desvalorizada e os indicadores econômicos estejam a favor de uma valorização no médio prazo, pode fazer sentido você definir uma porcentagem baixa da sua carteira para se expor a essa classe de ativos.

Dessa forma, a assessoria de investimentos deve ajudar nesses momentos e ir adaptando seu portfólio na medida do tempo, junto com você, para que seja definida a exposição ideal para as diferentes classes de ativos.

Análise de novas opções de investimentos

O assessor de investimentos deve analisar novas opções de investimentos para a sua carteira e comentar sobre elas com você, falando das suas características, dos benefícios e dos potenciais riscos.

Uma classe de ativos muito nova são as criptomoedas e muitos investidores acabam aportando nelas sem entender muito bem como elas funcionam e qual seu potencial de valorização. Se você contar com um assessor de investimentos, ele vai poder informar tudo isso e será possível investir nessa ou em outra classe de ativos de maneira mais consciente.

Benefícios de contar com uma boa assessoria de investimentos

Logo abaixo, vamos listar alguns benefícios de contar com uma boa assessoria de investimentos, confira!

Tomada de decisão mais segura

Com uma assessoria de investimentos boa, sua tomada de decisão, seja para a compra de novos ativos ou para a venda de um ativo que você possui, vai ser mais segura e, provavelmente, mais precisa. Isso no longo prazo tem uma chance muito elevada de resultar em uma maior rentabilidade para a sua carteira de investimentos.

Gerenciamento de riscos

Como o assessor de investimentos faz um acompanhamento diário do mercado, você vai estar mais ciente dos riscos em que cada classe de ativos está correndo. Dessa forma, gerenciar riscos no seu portfólio vai ser bem mais fácil, principalmente porque, caso esteja na iminência de alguma mudança brusca, por exemplo, na taxa SELIC, é função do assessor de investimentos comentar com você sobre esse evento.

Serviço personalizado

Todo o serviço de uma assessoria de investimentos é totalmente personalizado para a sua realidade. Dessa forma, caso você e algum amigo seu tenham a mesma assessoria, a forma que ela interage com os dois pode ser completamente diferente, caso o perfil de investimentos, as expectativas, os objetivos e a situação atual da carteira também sejam. Portanto, o assessor vai montar uma carteira de investimentos de acordo com o seu perfil.

Confiabilidade das informações

Muitos investidores tentam se informar pela internet e, apesar de existirem muitos conteúdos bons, podem haver diversas informações falsas nos fóruns on-line. Dessa forma, com uma assessoria de investimentos, você vai ter a total confiabilidade das informações que receber.

Acesso a vários tipos de investimentos

Com a assessoria de investimentos, em alguns casos, você pode acessar ativos que não pensava tanto que fazia sentido para você ou que não estavam no seu radar. Esse é o caso das criptomoedas, já comentado nesse conteúdo, mas, como também pode ser o caso de fundos de investimentos e outros ativos que não são tão amplamente divulgados ou conhecidos pelos investidores.

Para escolher a melhor assessoria de investimentos para o seu caso, o ideal é que você pesquise sobre a reputação dela anteriormente, entenda qual o seu histórico e faça uma pesquisa sobre ela para ter a garantia de que a empresa vai estar alinhada com os seus interesses e que presta um bom trabalho.

Além disso, apenas profissionais registrados podem atuar como assessor de investimentos. Dessa forma, você deve garantir que seu assessor tenha o certificado para atuar como um assessor. Também é possível solicitar uma amostra do plano financeiro que ele vai fazer para você, caso haja a contratação da assessoria.

Você deve também calcular o custo benefício, pois, a assessoria vai ter um determinado custo para você. Portanto, vale entender se ele faz sentido para a sua realidade atual ou se ele vai trazer mais ônus que bônus.

Por fim, é muito importante consultar os clientes antigos, para que você possa falar com eles e entender mais sobre a forma de atuação daquela assessoria de investimentos e os principais pontos negativos e positivos da contratação dela para cuidar da sua carteira.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.