Blog

Investimentos

Como funciona a ordem de compra no mercado financeiro? Entenda seus tipos!

Por Fernando Caliman Pissó
16 setembro 2021 - 11:48 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
ordem de compra

Quem está começando a investir precisa se familiarizar com determinados termos e possibilidades que podem ajudar bastante não apenas na hora de obter uma melhor rentabilidade, mas na própria compreensão das operações. Pensando nisso, preparamos este post mostrando como funciona a ordem de compra no mercado financeiro.

Na prática, o que acontece é que o investidor é quem envia o pedido para que a instituição financeira de sua escolha faça a aquisição do ativo em seu nome, na quantidade e com as condições determinadas por ele. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue lendo o conteúdo!

O que é a ordem de compra?

Como o próprio nome já diz, a ordem de compra nada mais é do que uma solicitação para a aquisição de um ativo que está sendo negociado na Bolsa de Valores. Ela é determinada pelo investidor, que envia o pedido para um agente intermediário, que pode se tratar de uma corretora de valores ou bancos de investimentos, por exemplo.

Em outras palavras, o cliente solicita que uma instituição financeira que opere no segmento compre algumas ações em seu nome e insira a oferta no book de negociações, de acordo com as condições que ele determinar. Inclusive, isso pode ser feito de maneira bastante prática, executando o pedido online por meio do home broker.

Quais os tipos de ordem de compra?

Existem alguns tipos diferentes de ordem de compra, e a mais simples é a de mercado. Nela, o cliente instrui o agente a comprar ou vender ações prontamente, pela cotação em vigor. Também existem as ordens de limite, nas quais a instrução é para negociar apenas por um preço específico, dando controle sobre o ponto de entrada ou saída.

Outras alternativas mais específicas são, por exemplo, a ordem stop loss, que funciona como um seguro e visa proteger o investidor de grandes quedas, solicitando a venda imediata caso a ação atinja determinada faixa de preço. A ordem de stop móvel é parecida, mas usada para a proteção dos ganhos, quando você obtém lucros com um ativo.

Como funciona o sistema OMS da Cedro Technologies?

Já explicamos um pouco mais sobre o conceito de ordem de compra e os seus principais tipos, agora vamos mostrar como funciona o sistema OMS da Cedro Technologies. A sigla quer dizer Order Management System, que é um servidor de alta tecnologia, responsável pelo gerenciamento das ordens enviadas para a B3.

A solução foi projetada para suportar um grande volume de usuários conectados simultaneamente, com um excelente desempenho de resposta e grande estabilidade, assegurando a exatidão das operações realizadas pelos clientes. Assim, é possível acompanhar, em tempo real, resultados, saldos, posições, riscos, alavancagens e muito mais.

Agora que você já aprendeu o que é uma ordem de compra e viu como funciona o sistema OMS da Cedro Technologies, está mais bem preparado para o mercado financeiro!

Gostou de entender como funciona a ordem de compra? Quer contar com os benefícios da nossa solução OMS? Então, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos prontos para atendê-lo!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.