Blog

Investidor Arrojado

Como operar no mercado futuro? Entenda

Por Leonardo Reis
09 outubro 2019 - 16:31 | Atualizado em 22 outubro 2020 - 10:18

O mercado futuro é uma opção de investimento diferenciada, em que não são comercializados os ativos concretamente. Essa alternativa garante outras formas de lucro a quem adquire esse direito, que é negociado normalmente em um home broker.

Muitos investidores já ouviram falar sobre a opção dos contratos futuros, mas poucos sabem o suficiente para operar nessa categoria. Com um funcionamento diferente, mas sem nenhum mistério, o mercado futuro é interessante e ajuda a diversificar as fontes de renda.

Neste post, você descobrirá os pontos mais importantes sobre esse assunto! Conheça o mercado futuro, seu funcionamento e suas principais vantagens.

O que é o mercado futuro

O mercado futuro é uma categoria de investimentos bastante comum e que tem um modelo de funcionamento diferenciado dos ativos tradicionais de empresas. Em vez de ganhar com a compra e a venda de produtos, nessa categoria, o lucro vem com a variação dos valores de contratos

A comercialização, na verdade, é de acordos de compra e venda de ativos, que podem ser de diferentes origens, como:

  • câmbio;
  • commodities;
  • índices;
  • taxas de juros.

Os acordos são fechados com prazos e valores determinados, ou seja, os donos dos ativos os disponibilizam no mercado com o preço que desejam de venda e com o prazo de vencimento. Quem adquire os contratos lucra com possíveis aumentos de preço nesse período.

Assim como nas ações, o retorno sobre esses contratos é obtido por meio da oscilação de mercado. Quanto maior a procura, maior a valorização dos preços e, nesse caso, também há mais lucro para quem adquiriu um contrato daquele ativo.

Um detalhe importante desse tipo de negócio é o modelo de comercialização dos contratos. Ele é feito por lotes mínimos, ou seja, é negociado um volume mais amplo de contratos de determinado produto, como um câmbio ou uma commodity.

Pagamentos e garantias

Uma das questões mais interessantes do mercado futuro é que ele dispensa a aquisição dos contratos. Para operá-los, não é preciso investir dinheiro primeiramente, basta que o indivíduo seja capaz de comprovar garantias financeiras.

Nem mesmo essa margem de segurança precisa ser assegurada com capital. Títulos públicos, CDBs e ativos de empresas podem servir como garantia. Dessa forma, basta ter a comprovação do patrimônio que já é possível operar com os contratos de mercado futuro.

No fim das contas, o investidor apenas arca com possíveis quedas de preço que ocorrerem com os contratos ou simplesmente lucra com oscilações positivas. Esse crédito ou desconto é feito no dia seguinte à variação, no mecanismo que é chamado de Ajuste Diário.

As vantagens do mercado futuro

Contratos futuros já têm sido uma possibilidade concreta para muitos investidores que se aprofundaram nesse mercado. Diante de boas escolhas, quem detêm os contratos pode conseguir grandes negócios. Veja a seguir os pontos de destaque que compõem o mercado futuro.

Diversificação

Logo de início, investir no mercado futuro significa diversificar as formas como seu dinheiro é aplicado. Do mesmo modo que é importante ter uma carteira dividida entre renda fixa e variável, direcionar dinheiro para os contratos futuros é uma ótima opção. Muitos dos benefícios dessa escolha são garantidos pelos tipos de produtos.

Mais do que ativos de empresas, é possível garantir contratos de commodities importantes e valorizados, como gado e café. A valorização desses ativos é o grande segredo para obter boas margens de lucro, o que é muito provável com investimentos sólidos como esses.

Lucros

O lucro é um ponto que se destaca muito nessa categoria de investimentos. Tudo começa pelo fato de simplesmente não ser necessário adquirir ativos. A operação pode começar a qualquer momento, o que é totalmente possível se você já os detêm. Eles servirão como garantia para conseguir os contratos.

Se não é necessário capital para adquirir os ativos, naturalmente as margens de lucro ficam muito mais amplas do que em operações de outras categorias. Com a escolha dos produtos certos para operar, as oscilações rendem bons retornos. O melhor disso é a liquidez: o Ajuste Diário atualiza os ganhos frequentemente e tudo é recebido no fim do prazo.

Facilidade de negociação

Sem mistérios, o mercado futuro não impõe nenhuma dificuldade para começar a adquirir os contratos. Todo procedimento é feito diretamente pelo home broker, assim como em outras operações. Nas informações, é possível detectar o nome de cada produto, seguido do prazo de vencimento daquele contrato.

A operação é feita em lotes e, de acordo com cada quantidade, há uma garantia mínima que deve ser comprovada. Esse percentual varia também para cada ativo, como café ou milho, por exemplo. O processo é simples e feito sem mistérios!

Flexibilidade de investimento

A flexibilidade do mercado futuro é marcada justamente pela possibilidade de tanto comprar quanto vender ativos. O mercado é para quem aposta na alta ou na baixa, basta saber como se posicionar e aproveitar bem a oscilação de acordo com cada ativo. Uma estratégia sólida é capaz de possibilitar ótimos rendimentos!

Em perspectivas de alta, basta adquirir os contratos e lucrar diariamente com a alta dos preços. Quanto maior a procura, maior também será a valorização! Contudo, também é possível especular com as quedas e aproveitar até mesmo movimentos de crise.

O momento de investir no mercado futuro

Para o investidor, é importante entender suas finanças antes de decidir por essa categoria. A oscilação do mercado futuro é alta e, ao mesmo tempo em que representa ótimas margens de lucro, também desperta a atenção para a necessidade do equilíbrio ao operar.

O volume de contratos impacta os ganhos, mas também pode representar perdas maiores em casos de quedas. O prejuízo precisa estar sempre na análise de risco do investidor, o que evita impactos maiores.

Diversificar investimentos é sempre importante e, diante de novas escolhas, o mercado futuro pode ser considerado. A questão é ter garantias suficientes para poder trabalhar com os diferentes tipos de ativos possíveis. Se o investidor já tem uma boa carteira de ativos de outros mercados, sua possibilidade de operar com contratos aumentará.

Não há dificuldades na operação em mercado futuro! Boas oportunidades de lucros estão abertas para quem quer explorar essa possibilidade.

Fast Trade

A Fast Trade é uma plataforma diferenciada, que oferece diversos recursos para melhorar os resultados de traders de diferentes perfis e tempo de atuação. Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes.

Veja alguns dos benefícios trazidos por essa plataforma:

  • simulador de investimentos;
  • estudos gráficos;
  • ferramentas de análises;
  • feed de dados mais utilizado no Brasil;
  • acompanhamento em tempo real;
  • tape reading;
  • cotações Internacionais (CFDs) e mais.

Agora que você já conhece alguns dos principais fatores presentes na vida de trader, pode entender melhor esse universo e melhorar o desempenho de seus negócios. Atuar no mercado financeiro exige dedicação, conhecimento e visão estratégica, sendo assim, é essencial se manter bem informado e atento.

Se quiser otimizar os resultados e aumentar seu repertório sobre o assunto, convidamos você a fazer o download da plataforma Fast Trade e começar a operar de forma rápida e segura.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o scalper trader, queremos saber a sua opinião. Deixe seu recado, sugestão ou dúvida, é um prazer receber o seu comentário!

Siga nossas redes sociais e continue acompanhando mais assuntos sobre investimentos e operação! Facebook | YouTube | Instagram | Twitter




Sobre o autor