Blog

Trader

Quais os principais custos do day trade? Guia rápido e definitivo

Por Rodrigo Santos
03 junho 2020 - 12:32 | Atualizado em 12 abril 2023 - 15:59
custos do day trade
Créditos: shutterstock.com

Você sabe quais são os custos do day trade? Qualquer pessoa que deseja realizar essa modalidade de investimento deve estudar sobre o assunto para não ser surpreendido com gastos inesperados e sofrer com prejuízos financeiros.

Conhecer esses custos também é importante para que você faça um planejamento financeiro preciso e completo, sendo um tema que o auxiliará no alcance de metas e na conquista dos lucros desejados. Neste guia rápido, listamos os principais custos que deverão ser considerados no day trade! Continue a leitura.

Quais são os principais custos do day trade que merecem atenção?

Taxa de corretagem

A corretagem é uma taxa cobrada pelos intermediários da operação, como bancos ou corretoras. Por isso, ela varia de acordo com cada instituição e a categoria de ativo negociada.

Uma corretora pode cobrar um valor maior para compra e venda de contratos cheios de índice ou dólar e menores para ação. Ela também pode disponibilizar isenções da taxa, como número de operações diárias ou semanais, entre outras possibilidades.

Para economizar nesse custo, pesquise as entidades que oferecem as melhores condições para day trading, confira suas tabelas de preços e entre em contato para solucionar eventuais dúvidas que você tiver.

Quanto aos contratos futuros, como mini-índice, minidólar, dólar e índice cheios, a taxa de corretagem se aplica sobre cada contrato negociado, podendo variar se a operação for day trading ou conforme a posição — trader se posiciona pela compra ou venda dos papéis. Além disso, há dois tipos de taxa de corretagem: fixa e variável. Entenda-as a seguir.

Fixa

Cada operação executada tem um valor fixo independentemente do tamanho do lote de ativos adquiridos ou do volume de contratos emitidos. Por exemplo, se o preço da ordem de compra é R$5,00, esse será o custo cobrado mesmo se forem adquiridas cem ou mil ações, desde que a aquisição seja feita em apenas uma operação.

Variável

Aqui o valor da taxa aumenta de acordo com a quantidade de movimentações realizadas, ou seja, quanto mais o trader investe, maior será a corretagem. Ela também é chamada de Tabela Bovespa e geralmente acontece quando os clientes solicitam que a própria corretora faça compra e venda de ativos.

Lote padrão

Alguns ativos devem ter um volume mínimo de movimentação pelo trade. Elas variam dependendo de cada ação, mas geralmente ele é de 100 ações. Nesses casos, operações de lotes devem ser múltiplos de 100 — 10 lotes representam 1.000 ações, por exemplo.

Mesmo que esse não seja um custo aplicado sobre suas operações, a exigência de adquirir lotes deve ser considerado no seu planejamento.

Taxa de custódia

Esse é um custo cobrado mensalmente pela intermediária com a finalidade de fazer a manutenção da carteira de investimentos, sendo calculada sobre o seu o valor. A taxa cresce de acordo com o valor investido, mas ela pode ser isenta dependendo da corretora ou do tipo de investimento.

Impostos

Os impostos devem ser obrigatoriamente calculados e recolhidos. Negligenciar o assunto pode gerar multas e até mesmo punições legais mais severas (como recolhimento a estabelecimento prisional).

É importante saber que devem ser cumpridas tanto as obrigações principais quanto as acessórias. As primeiras consistem no recolhimento do valor do imposto, enquanto as acessórias são as declarações, guias e documentos emitidos pelo trader. Entenda abaixo os impostos a serem considerados na operação.

Imposto de renda pessoa física – IRPF

O IRPF incide sobre os rendimentos conquistados com as aplicações. No caso do day trade, sua alíquota é de 20% e não existe isenção, por menor que seja o valor da operação.

Imposto de renda retido na fonte – IRRF

Esse tributo tem alíquota de 1% sobre operações day trading, é recolhido pela corretora que faz a intermediação das operações e tem a finalidade de informar o Fisco sobre elas.

Imposto sobre serviço – ISS

Trata-se de um imposto municipal incidente sobre os serviços prestados na sua localidade. Ele é de responsabilidade da empresa intermediária e normalmente é calculado dentro da taxa de corretagem que é cobrada do trader.

Uma dúvida comum de quem opera na Bolsa é sobre a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Entretanto, saiba que esse tributo não se aplica sobre operações relacionadas a ativos negociados na bolsa ou de renda variável — que é o caso do day trade.

Emolumentos

São taxas cobradas pela B3 e calculadas sobre o valor financeiro das operações de compra ou venda. Elas podem ser alteradas com o transcorrer do tempo, sendo importante consultar periodicamente o portal oficial da B3 para se manter atualizado.

Esses custos são cobrados de forma diferente no day trading: eles diminuem conforme o volume de ativos negociados. Quanto maior for a quantidade de contratos e ações negociadas, menores serão os emolumentos.

Taxa de registro

A taxa de registro também é cobrada pela B3 e incide sobre aberturas ou encerramentos de posições em contratos futuros. Ela é calculada a partir de dois fatores: uma base fixa e valores que se alteram dependendo do número de contratos negociados.

Estrutura

Por fim, é importante considerar os custos de toda a estrutura necessária para que o trader realize suas operações. Veja quais são eles:

  • hardware: consiste nos equipamentos tecnológicos, como computadores (notebook ou computador de mesa), monitores, smartphones, tablets etc.;
  • escritório: inclui o aluguel do espaço, conta de telefone, luz e água, aquisição de mesa, cadeira, estante, entre outros materiais. Esse custo deve ser considerado mesmo que você trabalhe de sua casa (home office);
  • conexão à internet: um trader deve ter uma internet rápida e estável, caso contrário, ele não conseguirá fazer operações no momento que desejar e aproveitar as oportunidades;
  • plataforma: ter uma boa plataforma de trading é fundamental para alcançar sucesso na atividade. Opte por uma rápida e completa, assim ela trará inúmeros recursos que o auxiliarão na análise de mercado;
  • manutenção: envolve consertos dos equipamentos de escritório e atualização do hardware para garantir que sejam utilizadas tecnologias de ponta.

Ordem de zeragem compulsória

Um gasto que você não pode deixar de considerar se opera alavancado é o custo de ordens de zeragem compulsória. Trata-se, como o próprio nome já diz, de um encerramento automático enviado pela empresa, que ocorre quando os clientes não zeram suas posições antes do leilão de fechamento ou alcançam o seu limite disponível de garantias.

Na prática, isso quer dizer que, caso você tenha 1.000 reais alocados como garantia, no momento em que atingir um prejuízo de 1.000 Reais, o sistema cancela as ordens em aberto, liquidando compulsoriamente as posições em aberto imediatamente, caso existam. Para isso, é cobrada uma alíquota, como 0,5% sobre o volume da ordem.

Como reduzir os custos no day trade?

Agora que você já está muito mais familiarizado com os custos do day trade, chegou a hora de conhecer algumas das principais estratégias para reduzi-los. Felizmente, por meio de algumas atitudes simples e ações pontuais, dá para gastar menos e ficar com mais lucros. Continue sua leitura e veja como fazer isso!

Pesquise as taxas de corretagem

As taxas de corretagem são um item presente em quase tudo no mercado financeiro e, como não poderia deixar de ser, também fazem parte das operações de day trade. Isso ocorre porque, para começar a operar, precisamos abrir uma conta em uma corretora e, naturalmente, a empresa cobra um valor para fazer a intermediação.

A grande questão é que, como há um crescente interesse pelo setor, a competitividade vem aumentando, e é possível encontrar muitas tarifas diferentes. Pesquisar e comparar, portanto, é algo imprescindível, e você precisa lembrar que a alíquota será aplicada automaticamente a cada operação realizada, seja ela lucrativa ou não.

Faça simulações de negociações

Como dissemos acima, as taxas de corretagem serão aplicadas em todas as operações realizadas com a intermediação da empresa. Por isso, você sempre deve considerar o lucro líquido, até para que não acabe tomando prejuízos mesmo se escolher bons ativos. Sendo assim, é crucial saber que uma das formas mais eficazes de fazer isso é experimentando.

Com a simulação de negociações, você poderá analisar que comportamento o ativo pode assumir durante o pregão, entendendo se vale ou não a pena investir ali. Mesmo considerando o prazo muito apertado, dá para elevar suas margens de acerto e evitar perdas mais severas. Existem softwares específicos para isso, e algumas corretoras disponibilizam boas ferramentas.

Tenha uma estratégia determinada

Ter uma estratégia determinada também é algo que pode ajudar a minimizar os custos do day trade. Aliás, trata-se de mais um dos aspectos que você precisa avaliar antes de escolher uma corretora, tendo em vista que deve dar prioridade a empresas que oferecem benefícios em sintonia com seu perfil, necessidades, anseios e demandas.

Entre eles, podemos destacar uma boa ferramenta de gestão de riscos, percentuais fixos e descontos sobre as cobranças, de forma que os rendimentos acabem compensando ainda mais. Vale lembrar que, para quem atua com operações de um dia, os gráficos em tempo real são simplesmente indispensáveis, com cotações e representações atualizadas imediatamente.

São vários os custos do day trade que você deve conhecer para elaborar adequadamente seu plano de operação. Esse é um planejamento que deve incluir gestão de riscos e objetivos, preparação mental, regras de entrada e saída, autoavaliação de sua performance, registro das operações e outras etapas que entender necessário.

Gostou do nosso post sobre os custos do day trade? Então, que tal agora iniciar o teste grátis de uma plataforma que pode facilitar suas operações?




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.