Blog

Fast Trade

Quais são as melhores ações para investir?

Por Rodrigo Santos
12 agosto 2022 - 09:36 | Atualizado em 12 abril 2023 - 11:19
melhores ações para investir

Quais são as melhores ações para investir? Quais as melhores ações para investir no Brasil? E hoje? A plataforma Fast Trade compila mensalmente as principais carteiras recomendadas de ações listadas na B3, confira!

Afinal, o que são ações?

De uma maneira resumida, podemos dizer que as ações são a menor parte de uma empresa. Também chamadas de papéis, são produtos do mercado financeiro que fazem com que os seus proprietários se tornem sócios da organização, ainda que isso não constitua nenhum direito de intervenção ou ingerência sobre as decisões tomadas em relação ao negócio.

Em linhas gerais, uma instituição abre seu capital, ou seja, suas ações na Bolsa de Valores com alguns intuitos, como o de gerar renda para investimentos, fazer melhorias e ganhar credibilidade dentro do setor. Isso, por sua vez, demanda maior transparência e o cumprimento de algumas regras e regulamentações específicas.

Como as ações funcionam?

Você já deve ter visto em noticiários, filmes ou mesmo séries de televisão como se dá o funcionamento de ações. Na prática, os investidores podem comprar e vender os papéis dentro do universo de uma Bolsa de Valores, negociando seus “pedacinhos” de empresa e tentando obter os melhores resultados conforme os objetivos estabelecidos.

Usualmente, quem começa a atuar no ramo é atraído pela possibilidade de obter muito lucro e pelo alto potencial de rendimento, mas é sempre válido frisar que existem riscos para quem não for bem informado e souber montar sua estratégia. Para tanto, é essencial contar com uma corretora de valores habilitada, responsável por executar suas ordens e transações.

Por que investir em ações?

Basicamente, o principal motivo para montar uma carteira e começar a investir em ações é o fato de que o mercado financeiro oferece retornos superiores aos de aplicações tradicionais, como a poupança. Além disso, com estratégias de diversificação e bom conhecimento do ramo, é viável ter retornos incríveis com riscos bastante razoáveis.

Como se isso não bastasse, nos dias de hoje, qualquer pessoa pode começar a investir com muita praticidade, sem sequer sair da própria casa ou precisar de grandes recursos financeiros. Basta aprender bastante sobre o segmento, abrir uma conta em uma corretora devidamente habilitada, transferir o dinheiro disponível e começar as suas transações pelo home broker.

É seguro investir em ações?

Muita gente tem medo de perder dinheiro investindo em ações e se pergunta se o mercado financeiro é realmente seguro. Vale ressaltar que o setor conta com regras e regulamentos para proteger empresas e investidores, mas é perfeitamente comum que algumas pessoas menos experientes ou muito ousadas amarguem algum prejuízo eventualmente.

Por isso, é muito importante seguir algum método e aumentar os seus conhecimentos sempre. Ter ganhos rápidos é sempre mais complexo, mas não é uma tarefa impossível. No entanto, o mais recorrente é construir o seu patrimônio pensando no longo prazo, compondo uma carteira sólida e diversificada, com produtos que tenham boa aceitação e solidez no mercado.

Quais as melhores ações para investir?

Reunimos em um único material, algumas recomendações das principais corretoras. Baixe aqui as carteiras recomendadas de ações.

Em geral, cada corretora publica uma carteira principal denominada “Mensal”, contendo as potenciais ações que se valorizarão no mês. Algumas corretoras adicionam cerca de cinco ações na carteira, enquanto outras adicionam uma dezena ou mais. Pensando nisso, é importante ficar atento ao peso de cada ação na carteira. Por exemplo:

  • ACAO1 — 10%;
  • ACAO2 — 30%;
  • ACAO3 — 30%;
  • ACAO4 — 30%.

Nessa carteira acima, é indicado que 10% dos investimentos devem ser aplicados na ACAO1, enquanto que 30% na ACAO2, 30% na ACAO3 e 30% na ACAO4. Conheça agora as principais carteiras recomendadas do mercado.

Fique atento e veja quais ações estão sendo indicadas para o mês atual. Para ter acesso ao material compilado, você pode baixar por aqui.

Para acompanhar as cotações em tempo real da Bolsa, baixe já a principal plataforma independente do mercado: Fast Trade. E, caso queira ficar por dentro das últimas novidades do mercado financeiro e aumentar os seus conhecimentos sobre o setor, não deixe de assinar a nossa newsletter!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.