Blog

Fast TradeInvestimentos

Plataforma de Day Trade: alternativa ou fator crítico de sucesso nas operações?

Por Fernando Caliman Pissó
04 novembro 2022 - 16:06 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 09:41
Plataforma de Day Trade
Imagem: Freepik

Para alcançar o sucesso na Bolsa de valores, além de ter conhecimento, é preciso investir em um bom sistema de negociação! Essa ferramenta digital vai realizar a interface entre o ambiente de operações e os investidores, viabilizando a troca de informações em tempo real e através da internet.

As chamadas “plataformas de Day Trade” são ideais para operações rápidas, pois oferecem recursos que atendem às necessidades de todos os tipos de metodologias, são ágeis no intercâmbio de dados e trabalham com um alto nível de segurança nas transações.

Contudo, existem vários tipos de sistemas operacionais no mercado, de modo que cada segmento se especializou em um determinado nicho. Enquanto as corretoras focaram no home broker, as empresas de tecnologia se especializaram nas plataformas de negociação. A seguir, vamos conhecer as diferenças entre as duas modalidades.

Diferença entre home broker e plataforma de Day Trade

Em primeiro lugar, é importante destacar que o home broker é um sistema de negociação mais simples, oferecido pelas corretoras de forma gratuita. Trata-se de uma interface operacional que fornece o acesso a todos os tipos de mercado e pode abranger um grande número de informações sobre os ativos.

Através do home broker, os investidores conseguem enviar ordens de compra e venda, acompanhar as cotações, fazer a gestão do portfólio, utilizar indicadores, etc. No entanto, as funcionalidades disponíveis nesta modalidade podem variar entre as corretoras e geralmente se limitam aos recursos básicos de operação.

Em contrapartida, as plataformas de Day Trade são sistemas mais robustos, que oferecem ferramentas avançadas de análise gráfica e se aproximam do ambiente de negócios profissional. Além disso, elas são mais rápidas e trabalham com baixa latência, o que reduz as chances de atraso na transmissão de dados.

Uma outra característica que torna as plataformas mais completas é a presença do simulador, um ambiente de teste que é atrelado à infraestrutura de negociação. Também tem a opção de operar utilizando o Replay de Mercado, que é a reprodução dos negócios realizados durante um pregão que já aconteceu.  

Vantagens da plataforma de negociação para o Day Trade

As plataformas de negociação possuem diversas vantagens em relação ao home broker e que podem ser decisivas para o bom desempenho no Day Trade. A seguir, os principais benefícios para os traders:

Velocidade nas operações – Devido à infraestrutura robusta, as plataformas apresentam maior velocidade na transmissão de dados, baixa latência e menores índices de atraso. Assim, o trader que utiliza um sistema deste porte consegue ser mais competitivo tanto na execução das ordens quanto na concretização das estratégias.

Utilização de recursos avançados – Para atingir a eficiência no Day Trade, o operador precisa combinar diversas metodologias de análise dos ativos, o que, consequentemente, demanda o uso de recursos avançados. As plataformas oferecem um mix de ferramentas que consegue contemplar todas as necessidades de informação, se tornando fundamentais para o desempenho dos traders.

Acesso a vários mercados – As plataformas de negociação permitem que os usuários operem em vários mercados (ações, futuros, derivativos, Bolsas internacionais, criptomoedas, dentre outros) utilizando o mesmo sistema, de modo que fica mais fácil fazer a gestão da carteira de ativos e avaliar a performance da alocação em cada segmento.

Abrangências nas informações – Por oferecer um leque amplo de funcionalidades, as plataformas de negociação permitem que o usuário obtenha informações sobre os ativos e consiga utilizá-las conforme a sua estratégia. Também é possível customizar indicadores, definir parâmetros para filtrar os dados e gerar novos relatórios em tempo real.

A importância da plataforma de Day Trade para as estratégias operacionais

No mercado financeiro, há três estratégias operacionais que são muito utilizadas pelos traders e dependem de uma boa performance da infraestrutura de negociação. Abaixo, vamos explicar cada uma delas e o porquê é importante ter uma plataforma para alcançar um bom desempenho.

Scalping

O Scalping é uma estratégia que tem como objetivo alcançar pequenos lucros aproveitando as variações nos preços dos ativos. Nesta modalidade, o foco é fazer uma grande quantidade de operações rápidas, ainda que a relação entre o risco e o retorno de cada entrada não seja tão boa.

Desse modo, o desafio é atingir um alto nível de assertividade, conseguindo minimizar os prejuízos e prolongar as operações que estão gerando ganhos. No entanto, só é possível conduzir essa estratégia utilizando uma plataforma de negociação, pois é necessário ter estabilidade no sinal e agilidade na transmissão de dados.

Reversão de Tendência

A Reversão de Tendência é uma estratégia muito interessante, pois trabalha com o conceito de “muito caro” ou “muito barato”, apostando na reversão dos valores quando o preço do ativo alcança determinada região. Isso acontece porque em algumas faixas de cotação, formam-se suportes ou resistências, o que leva o preço a mudar sua tendência, encontrando ali uma espécie de barreira.

Neste caso, operar com uma plataforma de negociação pode ser decisivo, pois só ela oferece as ferramentas adequadas para identificar essas regiões, utilizar os indicadores para fazer projeções mais confiáveis e conseguir posicionar ordens de modo a capturar o fluxo gerado por todo o movimento de reversão.

Tape Reading

Também conhecido como “leitura de fluxo”, o Tape Reading é, sem dúvida, a estratégia mais utilizada no Day Trade, porque propõe identificar o posicionamento dos grandes players para acompanhar o movimento dos preços. Desse modo, o trader vai buscar uma operação que esteja em sintonia com o fluxo, capturando os ganhos gerados pela tendência.

E por ser caracterizada como uma reação ao mercado, esta técnica utiliza diversos tipos de informação que são mensuradas e atualizadas em tempo real. Só uma plataforma de negociação é capaz de fornecer os recursos necessários para um trader operar Tape Reading e ainda conseguir ser bem sucedido nesta metodologia que é considerada uma das mais complexas do mercado.

Alternativa ou fator crítico de sucesso?

Depois de todo este conteúdo, ficou fácil perceber o quanto as plataformas de negociação são importantes para quem opera Day Trade. A utilização de um sistema robusto já não se trata mais de uma alternativa, mas sim de um fator crítico para o sucesso de quem arrisca o próprio capital para conseguir lucros.

Frente a um mercado tão competitivo, quem não investe na melhor infraestrutura operacional acaba ficando em desvantagem em relação aos concorrentes. Por isso, é importante contar com um sistema completo e moderno, que atenda a todas as necessidades de informação e ofereça segurança aos traders.

A plataforma Fast Trade é a mais ágil do mercado, apresenta os melhores níveis de estabilidade no sinal, possui um sistema leve e eficiente e ainda conta com ampla acessibilidade, podendo ser utilizada nas modalidades desktop, mobile e através do navegador de internet.

E o melhor…você pode fazer um teste gratuito das funcionalidades do Fast Trade por 15 dias! Basta acessar o nosso site, fazer o cadastro e dar início às suas operações.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.