Blog

Investidor Arrojado

Por que bons investidores acompanham a Bolsa de Valores em tempo real? Veja!

Por Bruna Santos
17 julho 2020 - 14:49

O ativo mais valioso do segmento financeiro é a informação. Não é à toa que as corretoras de valores investem em equipes caras de research e que as casas de análise têm se multiplicado pelo país. O mercado é dinâmico e quem acompanha de perto as suas movimentações tem mais condições de antecipar tendências e, logo, de alcançar resultados positivos.

Assim, os investidores mais atentos acompanham o andamento da Bolsa de Valores em tempo real. Isso faz com que eles ganhem familiaridade com o mercado e entendam o comportamento dos ativos. Veja, neste artigo, a importância que esse acompanhamento tem para quem quer investir na Bolsa. Boa leitura!

Estar preparado para possíveis imprevistos

Os analistas de mercado acompanham as empresas de perto, conhecem os principais executivos das companhias e estudam o mercado em que elas estão inseridas. Ademais, sabem como são as concorrências, quais são os riscos legais e regulatórios, como é a demanda para os produtos e serviços que aquela empresa oferece e como está cada linha do balanço da empresa.

Tudo isso para serem capazes de projetar os resultados futuros da companhia, trazê-los ao valor presente e determinar quanto aquela empresa vale. Da mesma forma, os grafistas acompanham o gráfico de cada ativo, buscando identificar padrões que permitam traçar tendências de preço.

No entanto, sabemos que imprevistos acontecem e, longe de serem raridades, eles são, na verdade, bem comuns. Vimos recentemente os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre todo o mercado. Analista nenhum teria condições de prever um acontecimento desses.

Ainda assim, os investidores atentos, que acompanham a Bolsa de Valores em tempo real, enxergaram o problema com mais rapidez e, assim, puderam tomar uma decisão sobre o que fazer naquele momento. O mesmo raciocínio vale para eventos menores, que acontecem diariamente.

Reduzir riscos e aproveitar oportunidades

Um dos “segredos” para ganhar dinheiro com operações na Bolsa é acertar mais do que errar. É impossível ganhar sempre, mas é importante saber surfar a alta e limitar os prejuízos.

Especialmente entre os investidores pessoas físicas, é muito comum vermos aqueles que, em momentos de alta, encerram a operação antes da hora por medo de ver uma reversão de tendência. Além disso, em períodos de baixa, demoram a realizar o prejuízo por não querer assumir que sofreram uma perda.

Quem acompanha a Bolsa de Valores em tempo real tem mais chances de conseguir captar esses movimentos e fazer escolhas mais acertadas, seja para reduzir os riscos, seja para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.

Traçar estratégias

Quem quer investir em ações tem muitas oportunidades, inclusive para ganhar com o mercado de lado ou em baixa. Para isso, existe um amplo leque de operações que se pode fazer, como aluguel de ações, long & short, venda coberta ou descoberta e outros tipos de operações com opções e derivativos.

Mesmo no mercado à vista, é possível traçar estratégias para se adaptar melhor ao cenário, montando uma carteira mais defensiva para períodos de instabilidade e outra com maiores chances de ganhos para cenários de alta da Bolsa. Para traçar essas estratégias, no entanto, é necessário estar totalmente por dentro do que está acontecendo no mercado.

Agora, você já sabe por que os bons investidores acompanham a Bolsa de Valores em tempo real. Para poder fazer esse acompanhamento com comodidade e de forma eficiente, é importante contar com ferramentas confiáveis e robustas, tanto mobile quanto em uma boa plataforma de negociação.

E então, ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça as nossas plataformas!




Sobre o autor