Blog

Fast TradeInvestimentos

Simulador de Day Trade: 3 formas de alcançar o alto desempenho em operações sem correr riscos

Por Marco Túlio Barbosa Pires
29 setembro 2022 - 09:00 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 09:36
Simulador de Day Trade
Imagem: Freepik

O simulador de Day Trade é uma das ferramentas mais importantes para a aquisição de experiência com operações na Bolsa de valores. Ao proporcionar um ambiente virtual que reproduz os sinais de mercado, essa funcionalidade permite que os usuários enviem ordens de compra ou venda de ativos seguindo o fluxo de negócios em tempo real.

No entanto, o registro das transações não ocorre efetivamente, uma vez que as operações serão registradas somente por esta interface de simulação. Por isso, o objetivo deste recurso é proporcionar aos traders e investidores uma experiência prática que possa contribuir com o aprendizado, sem ter que enfrentar as oscilações próprias da dinâmica de operações. 

Até porque, para ter um bom desempenho em mercados hipercompetitivos, é necessário dominar todos os aspectos que podem influenciar o movimento dos ativos. E quando se fala em Day Trade, o uso simulador ganha uma relevância ainda maior, pois se trata de uma atividade que exige um alto nível de conhecimento devido à volatilidade e ao grau de risco que oferece.

Porque é importante utilizar um simulador de Day Trade?

O início da jornada de um trader ou investidor sempre passa pela utilização de um simulador. Para aprender a operar na Bolsa de valores, é preciso conhecer os elementos que integram o mercado, saber os principais conceitos, identificar os participantes (identificar o perfil da concorrência) e compreender como acontece a dinâmica das transações em cada classe de ativos.

E para aprender a gerenciar todas essas variáveis na prática, é necessário ganhar experiência operando em em um simulador de Day Trade antes de iniciar as atividades na conta real. A utilização desta ferramenta viabilizará as seguintes ações:  

Testar estratégias e setups operacionais É importante o trader ou investidor testar suas estratégias e setups operacionais antes de entrar definitivamente no mercado para avaliar a efetividade das metodologias utilizadas e o alcance dos resultados pretendidos.

Adquirir experiência com operações Só a prática do dia a dia é capaz de fornecer ao trader a experiência necessária para conhecer o comportamento dos ativos e dos participantes do mercado, o que será fundamental para construir um modelo operacional que traga consistência nos ganhos.

Testar novas funcionalidades Na tentativa de proporcionar a melhor infraestrutura para os traders e investidores, as plataformas de negociação oferecem diversas funcionalidades operacionais, desde as mais básicas até as mais avançadas, e que podem ser testadas através do simulador.

Fazer análises de desempenho No simulador, o trader ou investidor poderá fazer análises do seu desempenho, comparando a performance operacional ao longo do tempo, de modo que consiga fazer uma autoavaliação coerente quanto ao seu nível de conhecimento.

Gerenciar os riscos: Eis o aspecto mais importante da rotina de operações!

Além de todas as ações já citadas, a utilização do simulador também ajuda a construir um plano de gerenciamento de riscos, que é um dos aspectos mais relevantes da rotina de operações. É necessário estabelecer um limite tolerável para perdas e operar dentro deste parâmetro, avaliando os diferentes cenários de acordo com as perspectivas de valorização para cada ativo. 

Nas plataformas de negociação, os ambientes simulados são completos em termos de funcionalidades, pois oferecem ferramentas que permitem fazer estimativas confiáveis de análise técnica. Desse modo, será possível fazer um planejamento operacional amplo antes de partir para a prática, minimizando o risco de cair na armadilha das “perdas em série”, o que pode desestimular o operador.

Diferenciais do simulador no Fast Trade

O Fast Trade é a plataforma de negociação mais estável e segura do mercado. Além de contar com um layout bastante intuitivo, o sistema é leve e ágil, o que tende a acelerar a troca de informações e tornar o processo operacional mais efetivo.

Com uma infraestrutura robusta e completa, o sistema possui um simulador integrado, no qual, é possível acompanhar as cotações em tempo real, fazer operações utilizando o valor financeiro de R$ 100 mil fictícios disponibilizados diariamente, abrir gráficos e realizar marcações com indicadores.

Ao mesmo tempo, o ambiente de simulação do Fast Trade apresenta os seguintes diferenciais em relação às demais plataformas:

Sinais de negociação de Criptomoedas – Através da parceria com o Mercado Bitcoin, o sistema permite utilizar o simulador para comprar e vender criptoativos, fazer estudos, análises e projeções, acompanhando as variações dos preços em tempo real. 

Ferramentas avançadas para Análise Gráfica e Tape Reading – Mesmo no ambiente de simulação, o Fast Trade libera a utilização de recursos avançados que servem como base na aplicação das metodologias de análise gráfica e tape reading (ou leitura de fluxo).

3 formas de alcançar o alto desempenho no Day Trade utilizando o simulador

Depois de saber a importância de adquirir experiência operacional antes de ir para a prática do mercado, chegou o momento de conhecer 3 formas de alcançar o alto desempenho sem correr riscos. Muitas pessoas criticam o uso do simulador alegando que as operações neste ambiente tendem a distorcer o nível de tensão enfrentada pelos operadores por trabalhar com capital fictício.

No entanto, o desenvolvimento de equilíbrio emocional somente atingirá a plenitude quando o trader estiver seguro em fazer transações e utilizar as estratégias previamente formuladas. Por isso, o treinamento no simulador é extremamente importante nesta fase de consolidação do conhecimento e existem três formas de acelerar o aprendizado e aprimorar a performance nas operações de Day Trade.

1ª – Mantenha o foco na sua estratégia para desenvolver o controle das emoções

Ao aplicar uma estratégia operacional no simulador, é importante estabelecer os mesmos parâmetros que seriam aplicados na conta real, tendo atenção ao resultado e ao planejamento global. Nesse sentido, vale fazer uma avaliação do que está certo ou errado, verificando quais as possíveis respostas emocionais direcionadas a cada caso.

2ª – Transforme o workplace do simulador em um ambiente real de negociação 

Mesmo operando no simulador, é preciso tornar o seu espaço de trabalho (workplace) o mais próximo possível do que será utilizado na conta real, com todas as ferramentas, indicadores e demais informações, de forma que a mente não consiga diferenciar o que é o ambiente de treino e o que é a prática das operações na Bolsa de valores. 

3ª – Defina metas de desempenho e acompanhe a sua evolução

É necessário definir metas para todas as operações realizadas no simulador, já que o intuito é acompanhar a evolução do conhecimento a cada dia. Somente através dos mecanismos de controle de performance e gestão do tempo será possível avaliar o momento mais adequado de partir para a prática, sem que essa decisão implique em correr riscos que estão além da sua tolerância.

E aí, ficou curioso para conhecer o simulador do Fast Trade? Então acesse o nosso site, faça o cadastro e inicie o teste gratuito de 15 dias.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.