Blog

InvestimentosSaúde Financeira

Afinal, o que é investimento sustentável? Entenda!

Por Rodrigo Santos
29 agosto 2022 - 11:47 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:31
Investimento sustentável
Imagem: Getty Images

Investimento sustentável é um tema que está cada vez mais em alta, sendo uma tendência tanto para o mercado financeiro estrangeiro como nacional. Isso acontece porque a sustentabilidade e preservação do meio ambiente são preocupações crescentes entre consumidores, empresas e investidores.

Esse movimento cria oportunidades para investidores contribuírem para um futuro melhor e, ao mesmo tempo, encontrem ativos que potencializem seus rendimentos. Acompanhe este post e entenda melhor sobre o conceito do investimento sustentável, vantagens de considerar esse ativo nas suas operações e como encontrá-los.

O que são investimentos sustentáveis?

Investimentos sustentáveis (ou responsáveis) consistem em adquirir ativos de empresas que realizam práticas ou projetos ligados à promoção da sustentabilidade. O objetivo é contribuir para que esta e as futuras gerações desfrutem de um futuro melhor, bem como preservar as riquezas naturais do mundo.

Quando alguém busca esse tipo de investimento, o investidor (que inclui desde pessoas físicas a instituições financeiras globais) ainda tem a expectativa de conquistar rendimentos positivos. Porém, ele vai além dos ganhos e analisa o compromisso da organização em relação à sustentabilidade.

Outra informação relevante é o fato de que um investimento sustentável não se limita à preservação da natureza, ele também pode ser voltado à responsabilidade social e governança corporativa. Por isso, normalmente é utilizada a sigla ESG (ou ASG) para designar esse tipo de investimento. Entenda o significado de cada letra inicial:

  • Environmental (ambiental): são práticas que conservam o meio ambiente, como redução da emissão de carbono, gestão de resíduos, diminuição do aquecimento global e uso de fontes energéticas mais sustentáveis;
  • Social: relação da empresa com pessoas e comunidades, podendo tratar da satisfação dos clientes, proteção de dados, diversidade da equipe, respeito aos direitos humanos e trabalhistas;
  • Governance (governança): refere-se à administração interna da empresa, que pode envolver transparência, comitês de ética, compliance (conformidade), existência de canal de denúncias etc.

Por que considerar esse tipo de investimento em trade?

Um investimento sustentável é interessante para os investidores de diferentes formas, podendo trazer benefícios tanto para suas finanças como para o mundo de forma geral. Conheça as vantagens.

Modelos sustentáveis

Organizações que efetuam investimentos sustentáveis tendem a estar mais alinhadas às tendências futuras do mercado. Elas desejam atender as demandas de seus clientes ou investimentos e precisam adotar tecnologias de ponta para conseguirem contribuir para a preservação do meio ambiente sem causar prejuízos ao seu desempenho.

Como essas empresas estão sempre atualizadas e adotando novas tecnologias, há maiores chances de que sejam bem-sucedidas no mercado, sobrevivam perante crises econômicas e se destaquem perante os concorrentes. Por essa razão, tratam-se de promissoras alternativas de investimento no mercado.

Rentabilidade

Boa rentabilidade e investimento sustentável podem andar lado a lado. Essa vantagem costuma decorrer do fato de a empresa ser modernizada, mas também porque o interesse pelos seus papéis está crescendo cada vez mais com o passar do tempo.

É inegável que mais pessoas estão preocupadas com a preservação do meio ambiente, questões sociais e de governança corporativa. Por isso, essas organizações conseguem atrair mais clientes, parceiros estratégicos e investidores, fazendo com que ela potencialize seu crescimento e valorize mais seus ativos.

Tendência

O aumento nos investimentos sustentáveis faz com que mais pessoas e empresas estejam comprometidas com o meio ambiente. Quando você participa dessa tendência em alta, mais pessoas terão interesse em adquirir papéis desse tipo e mais organizações seguirão boas práticas ESG. Isso gera um efeito cascata que ajuda na preservação da natureza e na valorização dos seus papéis.

Adequado para diferentes perfis

São vários os tipos de ativos que podem ser adquiridos e estão ligados ao desenvolvimento sustentável. Eles incluem ações de empresas de variados portes e ramos, ETFs, Fundos de Investimento com foco em ESG, cestas de ações, títulos de renda fixa, entre diversos outros.

Investidores encontrarão alternativas atrativas, seja qual for o seu perfil, conservador, moderado ou arrojado. Por exemplo, uma pessoa que está disposta a assumir mais riscos poderá pesquisar negócios promissores no negócio durante sua rotina de trading, mas ainda realizar projetos sustentáveis.

Por outro lado, investidores mais conservadores podem alocar seus recursos em organizações mais seguras ou títulos verdes que são de renda fixa. Assim, elas conseguem preservar seu patrimônio e ajudar com o futuro da humanidade simultaneamente.

Melhor futuro para o mundo

De nada adiantaria criar planejamentos e fazer os melhores investimentos para alcançar seus objetivos se não há um futuro promissor para o planeta. Por isso, é fundamental que cada pessoa faça sua parte e ajude na construção de um futuro sustentável para as futuras gerações.

Ao fazê-lo, as empresas serão capazes de manter-se relevantes por mais tempo no mercado, ocorrerão menos crises econômicas globais, os recursos naturais poderão ser utilizados por mais tempo, entre outras vantagens.

Como fazer investimentos sustentáveis?

Para fazer investimentos sustentáveis, primeiro é crucial que você saiba como identificá-los. No geral, as empresas que tomam esse tipo de iniciativa publicam relatórios e anunciam seus projetos para mostrar aos investidores que são ESG. No entanto, pode ser difícil para que o investidor analise cada uma das organizações e quais práticas estão tomando.

Nessa hipótese, os investidores podem buscar as empresas listadas nos Índices de Sustentabilidade da Bolsa de Valores (B3), que funcionam como ferramentas para investidores que desejam fazer operações com essa temática. Veja quais são eles:

  • IGC: Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada;
  •  IGC-NM: Índice Governança Corporativa — Novo Mercado;
  • ISE B3: Índice de Sustentabilidade Empresarial;
  • IGCT: Índice de Governança Corporativa Trade;
  • ITAG: Índice de Ações com Tag Along Diferenciado;
  • ICO2 B3: Índice Carbono Eficiente.

Além disso, o investidor ou trader precisa de uma ferramenta tecnológica que traga todas as informações necessárias para que ele encontre as melhores oportunidades sustentáveis para seus objetivos financeiros — o que é conquistado com a plataforma Fast Trade da Cedro Technologies.

O investimento sustentável está se tornando mais popular entre investidores, sendo uma boa oportunidade para potencializarem sua rentabilidade e alcançarem seus objetivos. Para isso, é fundamental contar com a Fast Trade, software que disponibiliza inúmeras ferramentas para que você tome as melhores decisões.

Entre já em contato com o nosso suporte especializado para conhecer mais sobre a nossa plataforma e como ela pode ajudá-lo!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.