Blog

Investimentos

Saiba como traçar metas financeiras arrojadas para atingir seus objetivos!

Por Adriano Ignatti
15 junho 2021 - 12:54
Rede D’Or

Definir metas financeiras claras e arrojadas é fundamental para quem tem o objetivo de alcançar o sucesso nos investimentos. Entre outros pontos importantes, com metas financeiras eficientes é possível ter um direcionamento correto em relação aos passos a serem dados até que cumpra o plano traçado.

Com um bom norte também é mais fácil fazer previsões de cenários e se preparar para os riscos eminentes do mercado, assim como corrigir pontos falhos o mais rápido e conscientemente possível.

Para ajudar a entender melhor a importância das metas financeiras, nós vamos abordar algumas boas dicas que vão te ajudar nesse processo. Convidamos você a continuar a leitura e acompanhar.

Conheça a fundo a situação financeira

O primeiro passo para definir metas financeiras é conhecer bem a situação das finanças. Afinal, é preciso ter equilíbrio financeiro para otimizar os recursos e potencializar os ganhos cada vez mais. Para ter um diagnóstico confiável é recomendável fazer um levantamento de todos os rendimentos e despesas, lembrando de anotar até mesmo os gastos menores.

Com essas informações em mãos é possível identificar quais são os gastos realmente necessários e com isso diminuir, ou até mesmo cortar, custos que não forem essenciais. O dinheiro poupado pode ser aplicado em um investimento com bons rendimentos.

Estabeleça metas financeiras de curto, médio e longo prazo

Definir metas de curto, médio e longo prazo é uma maneira de se organizar e manter a disciplina conforme os objetivos forem alcançados. Os objetivos podem ser variados, desde uma viagem para o exterior, pagar MBA, educação de filhos, festas de casamento e aniversário, entre outras opções.

O importante é que as metas sejam possíveis de serem alcançadas, caso contrário em vez de motivação o investidor pode se sentir desmotivado com objetivos inalcançáveis. Com foco e disciplina é possível obter bons resultados.

Defina prazos para as metas financeiras

Depois de definir as metas é preciso estabelecer os prazos para que sejam cumpridas. Assim, será possível trabalhar para que elas sejam alcançadas com organização e compromisso. Na hora de estabelecer em quanto tempo cada meta deve ser cumprida, é importante avaliar o tempo mínimo necessário para a concretização.

Também é indicado ser realista em relação a cada meta e ordená-las de acordo com os objetivos e necessidades pessoais e financeiras. O ideal é que os prazos sejam alinhados de modo a cumprir cada meta em seu devido tempo.

A análise de cada meta é essencial de tempos em tempos, pois dessa forma será possível fazer realinhamentos dos prazos caso seja necessário.

Escolha os tipos de investimentos

Na hora de investir o dinheiro é fundamental escolher qual o melhor investimento, levando em consideração o perfil do investidor, seus objetivos e metas financeiras. Uma dica é se informar sobre aplicações na Bolsa de Valores. Existem diferentes tipos de investimentos, portanto, é preciso uma pesquisa antes de escolher a opção com maior rentabilidade.

Como cada investimento tem suas características e prazos de resgate, é preciso escolher os que estejam de acordo com as metas definidas, a fim de que o dinheiro possa retornar para seu dono com as devidas correções no tempo certo.

É sempre fundamental ressaltar a importância de avaliar os riscos e fazer um plano de gestão eficiente, pois diante dos imprevistos que podem ocorrer no mercado é necessário estar preparado para eventualidades.

Acompanhe os investimentos

Tão importante quanto escolher bem os investimentos é acompanhar de perto os rendimentos mensais. Com a pesquisa realizada antes de optar por determinada aplicação, a tendência é que a escolha seja a mais vantajosa. Porém, é essencial conferir as oscilações do mercado e se ajustar às mudanças do mercado sempre que necessário.

Aos investidores menos experientes é recomendável contar com ajuda profissional, principalmente na hora de tomar decisões em cenários momentaneamente desfavoráveis.

Invista em conhecimento do mercado e próprio

Ter conhecimento sobre finanças é o caminho mais seguro para definir um bom planejamento que seja capaz de organizar a realização das metas financeiras estabelecidas. Sendo assim, o ideal é buscar por conhecimento e aperfeiçoamento constante, o que pode ser feito a partir de cursos, palestras, revistas, sites especializados e canais na internet, entre outros meios.

O acompanhamento constante também é importante para que o investidor se mantenha bem informado tanto em relação ao cenário nacional quanto fora do país. Com esses dados é possível fazer uma leitura confiável de cenários e se antecipar aos acontecimentos.

Mantenha a disciplina para as metas financeiras

Manter a disciplina é indispensável para conseguir realizar as metas financeiras definidas, principalmente as que forem de médio e longo prazo. Para conseguir manter o foco é preciso desenvolver autocontrole.

Uma dica para não cair na tentação de perder o foco nas metas financeiras é pensar nos resultados que serão alcançados. Dessa forma será mais fácil manter o compromisso assumido até que as metas financeiras sejam alcançadas.

Desenvolva o autoconhecimento

O fator emocional é um dos principais pontos a serem trabalhados por quem deseja estabelecer e atingir metas financeiras. Pode parecer simples, porém sem o controle mental necessário é difícil até mesmo estabelecer metas financeiras, já que é preciso clareza e discernimento para fazer uma análise realista e comprometida.

Outro ponto que merece atenção é que pessoas que estejam emocionalmente instáveis podem apresentar dificuldade na hora de tomar decisões importantes, o que pode resultar em prejuízos financeiros consideráveis quando se trata de investimentos.

Para evitar esse tipo de problema, o caminho é investir no autoconhecimento, pelo qual é possível alcançar equilíbrio mental e inteligência emocional. Existem diversos meios disponíveis para cuidar da mente, entre as quais estão a terapia, meditação, um hobby e atividades esportivas.

Agora que você já conhece dicas relevantes que vão te ajudar a cumprir as metas financeiras estabelecidas, pode aplicar esses e outros conceitos para conseguir bons retornos em seus investimentos. Quanto maior o comprometimento e capacidade de análise do investidor, melhores serão os resultados.

Na hora de determinar quais serão as metas financeiras, a escolha de uma plataforma de negociação segura e prática é fundamental. Nossa recomendação é a Plataforma Fast Trade, que atende investidores de diferentes perfis com eficiência comprovada. Acesse e confira!




Sobre o autor