Blog

InvestimentosTrader

Termos do mercado financeiro: veja as representações animais do mercado

Por Fernando Caliman Pissó
16 maio 2018 - 18:44 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:53

Já reparou como cada área tem sua própria linguagem? Esse linguajar específico é desenvolvido ao longo de muitos anos e serve para facilitar a comunicação entre profissionais, por mais “diferentes” que sejam as palavras escolhidas. Aqui, os termos do mercado financeiro não ficam para trás!

Você provavelmente já deve ter escutado algum trader reclamar dos tubarões, criticar a manada, ou dizer que é um flipper. Mas, afinal, o que significam esses termos? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe!

Tubarão

Os tubarões são grandes predadores. Eles dominam o mar e decidem a direção que os demais peixes vão nadar. No mundo dos investimentos, a lógica é a mesma: tubarão é o nome dado aos grandes players (investidores) do mercado.

Essas pessoas têm tanto poder que conseguem mudar o rumo da Bolsa de Valores com suas movimentações. Sempre com estratégias agressivas, o tubarão é aquele investidor que derruba os outros para conseguir lucros exorbitantes.

Sardinha

Assim como no mar, as sardinhas são investidores menores que buscam o lucro dentro de seu alcance, nada tão agressivo quanto os tubarões. Dessa forma, suas movimentações pouco alteram a Bolsa, a menos que várias sardinhas “nadem” no mesmo sentido.

Esses investidores às vezes podem ser sufocados pelos tubarões, sofrendo com a queda brusca de suas ações e sendo forçados a vendê-las.

Touro

O touro, ao atacar, move seus chifres de baixo para cima. Esse movimento é semelhante ao que a Bolsa faz quando existe alguma tendência de alta (bullish). Por isso é chamado de touro o movimento ascendente que indica possível alta no mercado.

Urso

Ainda pensando no ataque dos animais, o urso, ao golpear, usa suas patas em um movimento que parte de cima e vai para baixo. Quando o mercado de ações apresenta uma tendência de queda (bearish), o movimento é semelhante — o gráfico apresenta uma curva descendente.

Golfinho

Os golfinhos com frequência saem da água em grandes saltos. Esses saltos são feitos de maneira precisa e rápida. Em função disso, o título de golfinho é dado a investidores que compram ações na abertura de capital das empresas (IPO — Oferta Pública Inicial) e vendem esses papéis o mais rápido possível (flipper).

O único objetivo do flipper é conseguir grande lucro ao comprar e vender as ações rapidamente.

Manada

Apesar de esse termo ser um pouco diferente dos demais, é interessante falar dele também. Manada é o nome dado a um grupo de animais da mesma espécie que se movimentam em conjunto.

Migrando o conceito para o mercado de ações, o famoso “efeito manada” é usado para descrever a ação de vários investidores indo em uma mesma direção. Às vezes não existem fundamentos para justificar esses movimentos, mas, ainda assim, eles acontecem.

O impacto da manada é tanto que ela causa um desequilíbrio na oferta e demanda e pode, inclusive, gerar uma bolha no mercado.

Apesar de diferentes, os termos do mercado financeiro fazem bastante sentido, não é mesmo? Além disso, eles facilitam bastante a vida dos investidores, acelerando a comunicação e permitindo a tomada de decisão com mais velocidade e precisão.

Para treinar os novos termos, nada melhor do que começar a usá-los com amigos, concorda? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais e comece a praticar desde já!

 




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.