Blog

Investidor Iniciante

Conheça 3 métodos de análise de investimentos mais comuns

Por Rodrigo Santos
16 dezembro 2021 - 14:06 | Atualizado em 20 setembro 2023 - 09:59
métodos de análise de investimentos
métodos de análise de investimentos

Avaliar os riscos de determinadas ações e compreender a dinâmica de ativos do mercado financeiro em cada momento é algo bastante recomendável para quem deseja selecionar as melhores opções de aplicação, diante de tantas possibilidades disponíveis. Por isso, preparamos um post falando sobre os 3 métodos de análise de investimentos mais comuns.

Contar com esse tipo de estratégia pode ajudar bastante a aumentar a segurança do seu patrimônio, reduzir as possibilidades de imprevistos e até elevar a rentabilidade da sua carteira. No entanto, o objetivo principal é fornecer suporte concreto às decisões do investidor. Continue sua leitura e veja como fazer isso!

1. Valor Presente Líquido

O Valor Presente Líquido, também conhecido pela sua sigla VPL, certamente é um dos métodos de análise de investimentos mais comuns. A sua principal característica é considerar o preço do dinheiro com o passar do tempo no cálculo, atualizando os valores e permitindo comparações totalmente realistas com outros períodos.

Além disso, considera o fluxo de retorno do investimento, descontando taxas específicas, como o retorno mínimo que a aplicação precisa entregar para ser recomendável e arcar com o custo de oportunidade. Na prática, quando o VPL for superior a zero, isso significa que o ativo é viável e capaz de gerar remuneração, cobrindo o capital investido.

2. Payback

O Payback é um método de análise de investimentos mais conhecido e pode ser traduzindo como “retorno”. É largamente utilizado por empresas, empreendedores e investidores para avaliar o prazo necessário para que uma aplicação, projeto ou ação específica se pague. Logicamente, isso mostra se um ativo vale ou não a pena naquele momento.

Em suma, podemos definir o Payback como o tempo estimado para que o ganho acumulado com rendimentos empate com os valores gastos. Via de regra, é medido em meses ou anos, mas isso pode variar de acordo com cada caso. Trata-se de uma das metodologias mais simples, básicas e efetivas, que todo investidor precisa conhecer.

3. Taxa Interna de Retorno

Por fim, temos a Taxa Interna de Retorno, também chamada de TIR. Ela está relacionada com o montante necessário para equiparar o valor de um investimento com os seus rendimentos ou saldos de caixa no futuro. Para quem deseja investir, é preciso ter em mente que a TIR pode ser atrativa, indiferente ou, até mesmo, bastante desestimulante.

Nesse contexto, as melhores alternativas serão aquelas que possuam as maiores Taxas Internas de Retorno. Para o seu cálculo é preciso projetar o fluxo de caixa, demonstrando entradas e saídas de dinheiro, além de considerar diversas características, como o tempo, receitas menos os gastos, benefícios estimados e assim por diante.

Agora você já conheceu os métodos de análise de investimentos mais comuns. Para escolher o mais recomendável para as suas necessidades, considere os seus conhecimentos sobre o assunto e o tipo de aplicação que você costuma realizar.

Gostou de conhecer os métodos de análise de investimentos mais comuns? Quer conferir mais posts como este em primeira mão? Então não deixe de curtir a nossa página no Facebook!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.