Blog

Trader

A importância da gestão nas carteiras de investimentos

Por Rodrigo Santos
31 janeiro 2022 - 12:03 | Atualizado em 12 abril 2023 - 14:29
Gestão de carteiras de investimentos
Entender como funciona na prática a gestão de uma carteira de investimentos

O mercado financeiro, de tempos em tempos, passa por ciclos de altas e de baixas, podendo estar bastante estável em determinados momentos e bastante volátil em outros. Dessa forma, realizar a gestão de carteiras de investimentos é essencial para que você possa adaptar os seus ativos ao período pelo qual ele está passando.

Se você quer entender como funciona na prática a gestão de uma carteira de investimentos e quais são as vantagens de tê-la gerida de forma profissional, leia o conteúdo que preparamos até o final!

Como funciona a gestão de carteiras de investimentos?

A gestão de carteiras de investimentos é, basicamente, o acompanhamento de todos os ativos de que você dispõe, dos riscos que você está correndo com o seu atual portfólio e dos cenários, sejam macroeconômicos, sejam de um setor específico — como o elétrico, se você tiver uma boa parte dos investimentos em empresas desse ramo.

É muito importante ressaltar que, principalmente em se tratando de investidores iniciantes, a maioria tende a mudar o seu portfólio apenas quando um determinado evento já ocorreu. Por exemplo, quando tivemos a crise da Covid-19 em 2020, já havia indicadores mostrando que a Bolsa estava em um momento de alta de preços há muito tempo e, pela situação econômica do país, isso poderia ter fim rapidamente.

Além disso, o vírus começou na China e foi noticiado em todo o mundo, mostrando que ele já estava afetando outros países. Dessa forma, era apenas uma questão de tempo para ele chegar ao Brasil, paralisar boa parte das atividades econômicas e, consequentemente, fazer com que ações, fundos imobiliários e outros investimentos sofressem uma desvalorização.

Portanto, nesse caso da Covid-19, investidores experientes já tinham realizado a mudança do seu portfólio e já estavam minimamente preparados para enfrentar esse momento. Ou seja, no fim, a gestão de carteiras de investimentos é muito relevante para se antecipar em um determinado grau a esse tipo de movimento.

Quais são as vantagens de uma carteira gerida de forma profissional?

Como o cenário econômico nos últimos anos tem sido bastante desafiador e a maioria dos investidores não dispõe de muito tempo para acompanhar o mercado, ter uma carteira de investimentos gerida de forma profissional pode fazer bastante sentido. Abaixo, vamos mostrar as principais vantagens associadas.

Redução de riscos

Com uma carteira de investimentos gerida de forma profissional, você acaba por diminuir os riscos, afinal, o gestor da carteira geralmente tem muito mais experiência e já passou por vários eventos de alta volatilidade no mercado financeiro. Além disso, a profissão dele é fazer a gestão de carteira de investimentos, portanto, ele vai passar, no mínimo, oito horas ou mais por dia acompanhando o mercado, o que vai fazer com que ele monitore diversos indicadores econômicos e notícias.

Definição da estratégia de acordo com o perfil do investidor

A estratégia do seu portfólio é aplicada de acordo com o seu perfil de investidor, portanto, não haverá uma exposição excessiva à renda variável caso o seu perfil seja mais conservador, por exemplo, e nem uma exposição grande à renda fixa caso ele seja mais agressivo. Dessa forma, a sua carteira de investimentos, mesmo gerida por um profissional, estará em conformidade com o seu perfil.

Administração mais experiente

Já falamos um pouco desse tópico ao longo do texto, mas ele é um dos principais pontos para que as pessoas acabem deixando a sua carteira de investimentos ser gerida por um profissional. A experiência é muito relevante no mercado financeiro, pois, em momentos de pânico, muitos acabam vendendo os seus ativos e, na verdade, neles, poderiam ser encontradas grandes oportunidades.

Como o gestor é muito experiente, ele provavelmente já passou por vários momentos desafiadores e vai saber aproveitar muito mais as oportunidades do que os investidores iniciantes. Dessa forma, em vez de, por exemplo, vender ações que estão no prejuízo e perder dinheiro, provavelmente, ele vai recomendar a compra de ativos que caíram demais e, no médio prazo, você vai ganhar um retorno maior com isso.

Flexibilidade na alocação de recursos

A sua flexibilidade na alocação de recursos será, basicamente, a mesma que você teria ao montar e acompanhar a sua carteira de investimentos sozinho. Dessa forma, você não vai perder nada nesse ponto.

Além disso, caso o gestor identifique uma oportunidade que faz sentido para o seu perfil de risco, você vai poder aproveitá-la a partir da recomendação dele. Então, em muitos dos casos, você terá, na verdade, uma flexibilidade ainda maior quanto aos seus investimentos do que se fizesse a gestão da sua carteira sozinho.

Gestão das obrigações tributárias

Um dos principais receios das pessoas que querem investir na Bolsa de Valores está na gestão das obrigações tributárias e, principalmente, na declaração do Imposto de Renda. Quando a gestão das carteiras de investimento é feita de maneira profissional, isso tudo se torna muito mais simples e fácil.

Conhecimento de indicadores financeiros

Mais uma vantagem de terceirizar para um profissional a gestão das carteiras de investimentos é o fato de que o conhecimento dos indicadores financeiros dele provavelmente é bem maior que o seu. Portanto, ele vai saber o que fazer a partir desses números e quais estratégias deve adaptar de acordo com eles.

Para que a gestão de carteiras de investimentos seja feita de forma acertada, é muito importante que você acompanhe o mercado, entenda quais são os principais eventos que estão acontecendo e, a partir disso, o que pode ocorrer no futuro para que seja viável adaptar o seu portfólio e não sofrer uma queda brusca na sua rentabilidade caso algum evento inesperado ocorra.

Um exemplo que nem todos os investidores estavam esperando foi a alta da SELIC, que iniciou em 2% e já está em 9,25%, podendo aumentar ainda mais. Isso fez com que diversos fundos imobiliários se desvalorizassem e quem já estava preparado para uma eventualidade como essa diminuiu ou zerou a sua posição nessa classe de ativos.

Portanto, para que você faça esse acompanhamento, uma plataforma de investimentos especializada pode ajudar bastante, como é o caso da Fast Trade. Por meio dela, você pode acompanhar notícias, cotações e uma série de indicadores que vão fazer com que a gestão da sua carteira de investimentos se torne mais acertada, de modo que seja possível potencializar os seus ganhos financeiros.

Baixe agora o Calendário do Trader 2022!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.