Blog

Trader

Análise Técnica de Ações x Tape Reading: qual é a melhor opção?

Por Rodrigo Santos
15 novembro 2018 - 08:30 | Atualizado em 19 novembro 2020 - 11:53

Você sabe identificar o que é, quais são as diferenças e quando é indicado utilizar a Análise Técnica de Ações e o tape reading? Se a sua resposta for “não”, é preciso começar a entender esses conceitos agora mesmo. Afinal, são termos muito importantes para os traders que desejam ter uma atuação bem-sucedida no mercado financeiro.

Para ajudar você, vamos falar sobre o tema a seguir, pontuando as principais características e finalidades da Análise Técnica de Ações e do tape reading. Nosso objetivo é fornecer informações úteis para a hora de tomar decisões importantes.

Quer conhecer mais a fundo cada conceito e entender como eles podem trazer bons retornos? Siga conosco e aproveite a leitura!

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

O que é a Análise Técnica de Ações?

A análise técnica é uma das estratégias mais utilizadas por traders de todo o mundo. Portanto, é fundamental que a pessoa tenha conhecimento e domínio sobre ela, a fim de obter bons resultados, gerenciar riscos e tomar as melhores decisões, de acordo com os cenários de cada momento.

A análise técnica consiste no estudo dos movimentos realizados pelo mercado a partir dos gráficos que essas modificações formam. O objetivo principal é prever possíveis alterações futuras, com base nas variações dos preços dos ativos apresentados na Bolsa de Valores.

Com a análise técnica, entre outros pontos, é possível obter um olhar amplo sobre o mercado, com a previsão das subidas de preços, de suas quedas e das permanências. Todas essas informações facilitam a identificação de boas oportunidades para traders de diferentes perfis e experiências.

Na análise técnica, a partir das movimentações do mercado, é possível identificar os principais fundamentos desse tipo de estudo. São eles:

  • índices que descontam tudo — a alta ou baixa de determinado ativo é representada por um índice que atinge ativos diversos;
  • mercado composto por três tendências — primária (dominante), secundária (baixas e altas dos preços que seguem a tendência primária ao longo do tempo) e terciária (formada a partir das tendências primária e secundária);
  • tendência primária tem três fases — acumulação (bom momento para compras), participação pública (tendência de alta nos preços, devido ao número elevado de compradores) e distribuição (a alta atrai muitos compradores, fazendo com que grande parte deles opte por se desfazer das posições);
  • médias e índices devem se confirmar entre si — uma tendência é confirmada somente se o índice complementar apontar na mesma direção;
  • a tendência precisa ser confirmada pelo volume;
  • a tendência dura até que haja movimentos de reversão.

Em que consiste o Tape Reading?

O tape reading é uma técnica de análise aplicada a partir do acompanhamento, da leitura e da análise do fluxo de negócios fechados (Times and Trades). A dinâmica apresentada no Book de Ofertas também é considerada.

O objetivo do tape reading é identificar modificações na movimentação dos preços que tenham sido provocadas por grandes investidores. Assim, é possível posicionar-se na mesma direção e fazer um bom proveito desse fluxo.

Atualmente, a prática tem ganhado novos adeptos devido às vantagens que o uso dos softwares apresenta. Isso porque eles contam com algoritmos específicos, que fornecem uma série de informações confiáveis, possibilitando uma leitura rápida e segura dos cenários e de seus ganhos potenciais.

Uma dica importante para quem deseja ter sucesso no mercado é utilizar a plataforma Fast Trade. A ferramenta é 100% gratuita e fornece dados em tempo real sobre os acontecimentos e as movimentações do mercado financeiro.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

Como funciona a estratégia do tape reading?

Na prática, a estratégia do tape reading consiste em utilizar o grande volume de informações importantes produzidas pelo mercado para ajudar os traders a encontrarem as melhores oportunidades de entrada em uma negociação.

Isso é possível graças à leitura dos fluxos de ordem em tempo real, que fornecem uma análise precisa, muito além da subjetividade, oferecendo uma ótima oportunidade para aumentar a sua taxa de acerto nas operações.

Entretanto, por mais simples que seja a metodologia do tape reading, o conceito demanda prática para se tornar realmente efetivo. Ao se dedicar para o aprendizado da técnica, você vai poder usufruir das seguintes vantagens trazidas pela estratégia.

Constância dos resultados

Talvez o principal benefício em se utilizar a estratégia do tape reading seja a consistência dos resultados. Quanto mais utilizar a técnica, mais conhecimento o trader vai adquirir e, assim, se sentirá mais seguro durante o processo de tomada de decisões. Definitivamente, os resultados serão cada vez melhores com o decorrer do tempo e uso do tape reading.

Aperfeiçoamento da leitura de mercado

A dinâmica por trás das oscilações dos preços oferece várias informações relevantes para o trader que podem ser interpretadas por meio do tape reading.

Ao entender como o mercado se comporta durante as negociações, você terá a possibilidade de minimizar os riscos e encontrar oportunidades concretas de compra e venda, sempre almejando a potencialização dos seus resultados.

Ausência de regras predefinidas

Ao contrário de outras estratégias, o tape reading não tem regras predefinidas. A verdade é que o mercado funciona de maneira dinâmica, e nem sempre as previsões se concretizam da maneira esperada.

Entretanto, ao utilizar o tape reading, você vai ser capaz de entender de que forma o mercado se comporta e quais aspectos estão influenciando os preços naquele determinado momento. Assim, você será capaz de tomar decisões mais certeiras, visto que terá uma visão mais aprofundada do que está por trás dessas oscilações.

Quais são as principais diferenças entre Análise Técnica de Ações e Tape Reading?

Tanto a análise técnica quanto o tape reading são importantes para que o trader possa tomar boas decisões. Porém, a principal diferença entre as duas estratégias é que, no primeiro caso, o trader costuma fazer um estudo do passado para entender as variações de determinado ativo.

Já no segundo, essa percepção ocorre na prática cotidiana do fluxo de mercado. O fundamental é que o trader se dedique a entender o funcionamento de cada técnica (assim como sua importância) de acordo com a estratégia traçada.

No caso do tape reading, as interpretações acontecem em tempo real, o que faz com que as decisões sejam tomadas de maneira simples, direta e sem subjetividades. Já na análise gráfica, o contexto anterior é levado em consideração, o que facilita o estudo do cenário atual e melhora as projeções.

O processo e o aprendizado de cada estratégia também são diferentes: no tape reading, eles acontecem na prática. O que, por um lado, pode gerar apreensão em traders menos experientes, por outro, ajuda a potencializar a confiança necessária com o passar do tempo.

No caso da análise técnica, como a avaliação ocorre a partir de gráficos, o trader pode ter a sensação de um processo de aprendizado mais tranquilo. Mas vale destacar também que o cuidado e a dedicação contínua são primordiais.

Como saber qual é a melhor opção para seus investimentos?

Não existem atalhos ou fórmulas mágicas para se tornar um trader de sucesso. Por isso, o ideal é estudar o funcionamento do mercado e, a partir disso, fazer uso de todas as técnicas possíveis para manter um desempenho satisfatório.

Também é importante desenvolver controle emocional e resiliência para lidar com situações momentaneamente desfavoráveis, além das modificações constantes e inevitáveis. Quanto mais resiliente o trader for, maior será seu controle emocional — isso é imprescindível para uma carreira bem-sucedida no mercado financeiro.

Para aperfeiçoar o conhecimento, o ideal é investir em informações confiáveis. Conteúdos desse tipo podem ser encontrados em bons sites sobre o assunto, cursos online e presenciais, revistas, sites e canais especializados de Web TV, por exemplo.

Como começar a utilizar o tape reading?

O tape reading é uma estratégia extremamente eficiente. Entretanto, para que essa eficiência seja realmente notada pelo trader, é necessário que alguns “pré-requisitos” operacionais sejam atendidos.

Para desenvolver uma boa análise, o mínimo que você vai precisar é de uma conexão de internet estável e rápida, uma plataforma de funcionamento constante e um computador que ofereça boa capacidade de memória e processamento.

Caso alguma dessas ferramentas não esteja em pleno funcionamento, é bem provável que a sua análise seja prejudicada com a falta de estabilidade. Entretanto, todos esses problemas são simples de resolver.

plataforma de operação é o ponto mais importante de uma análise do fluxo de ordens. Portanto, se você quer começar a utilizar a estratégia do tape reading, deverá investir em um sistema que lhe traga todas as informações necessárias para analisar o fluxo de mercado.

Além disso, uma ótima dica para quem está começando a utilizar a estratégia é fazer um diário de bordo. Nele, você poderá anotar tudo de importante que acontece com o ativo que você está estudando, desde os preços entre compradores e vendedores até quem são os principais players formadores dos movimentos, além de acompanhar o histórico de negociações.

Neste texto, falamos sobre as principais características, diferenças, indicações e semelhanças da Análise Técnica de Ações e do tape reading. Como vimos, conhecer esses conceitos é fundamental.

A partir deles, o trader toma decisões que não só otimizam os recursos e trazem bons ganhos, como também contribuem para uma gestão de riscos eficaz. Assim, diante das incertezas inerentes ao mercado, torna-se viável prevenir e minimizar possíveis perdas.

E, então, conseguiu aprender tudo sobre essas duas formas de analisar uma ação? Então, não perca mais tempo. Confira este artigo e aprenda agora mesmo a utilizar o tape reading para Mini Índice e Mini Dólar!

Fast Trade

Com o uso do Fast Trade, é possível montar estudos, analisar gráficos e aprofundar-se com eficiência no cotidiano da Bolsa de Valores e em suas modificações constantes – tendo assim diversos benefícios, como:

  • Simulador de Investimentos
  • Estudos Gráficos
  • Ferramentas de Análises
  • Feed de dados mais utilizado no Brasil
  • Acompanhamento em tempo real
  • Tape Reading
  • Cotações Internacionais (CFDs) e mais

Além disso, simule suas operações e teste suas estratégias todos os dias com R$100.000,00. Estamos habilitados em 13 corretoras no país, comece agora! Baixe gratuitamente!




Sobre o autor