Blog

InvestimentosSaúde Financeira

Open Investment: como funciona o compartilhamento de dados bancários

Por Fernando Caliman Pissó
01 março 2023 - 12:00 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:48
Open investment
Imagem: istockphoto

O Open Investment é um braço do projeto Open Finance, que se baseia na transparência e no compartilhamento de informações financeiras. Este conceito tem ganhado cada vez mais popularidade graças aos seus inúmeros benefícios, como a simplificação das operações e o aumento da concorrência entre instituições. 

Por outro lado, como se trata de algo novo, muitos investidores ficam receosos e temem a possibilidade de um vazamento de dados. Pensando nisso, trouxemos um artigo para explorar como funciona o Open Investment e entender quais são seus benefícios e riscos no mercado de investimentos. Para saber mais, é só continuar lendo!

O que é Open Investment?

O Open Investment é uma prática na qual as informações bancárias relacionadas a produtos de investimentos são compartilhadas entre instituições financeiras pelos próprios investidores. 

O Open Investment é uma etapa do projeto de Open Banking, ou Open Finance, que viabiliza o compartilhamento de dados financeiros entre instituições, visando oferecer produtos e serviços personalizados para o perfil de cada usuário. 

O objetivo do Open Investment é aumentar a transparência no setor financeiro. Isso eleva a competitividade entre as instituições, fazendo com que essas empresas ofereçam mais benefícios para o investidor. 

De qualquer forma, é importante ressaltar que o compartilhamento de dados só ocorre com a permissão do usuário, garantindo assim a sua privacidade.

Como funciona esse sistema de compartilhamento de dados?

As APIs (Application Programming Interface) são plataformas que permitem o acesso e a troca de informações entre os participantes do mercado financeiro. Essas interfaces permitem a coleta, armazenamento e análise de volume de dados de forma segura.

Para que o compartilhamento dessas informações seja feito, primeiramente é preciso ter a autorização do usuário. Com isso, é possível escolher quais dados deseja compartilhar, quando e para quais instituições. 

Uma vez que o compartilhamento tenha sido autorizado, seu histórico de investimentos é fornecido para a instituição financeira em questão, o que permite que ela ofereça serviços compatíveis com o seu perfil e até mesmo com condições especiais. 

O Open Finance e suas etapas, o que é o caso do Open Investment, é uma iniciativa do Banco Central do Brasil, organização responsável por regulamentar seu funcionamento. Isso quer dizer que todas as instituições financeiras participantes seguem uma série de regras estabelecidas pelo BC, como o respeito à lei do sigilo bancário.

Quais os benefícios do Open Investment?

O compartilhamento de dados por meio do Open Investment oferece vários benefícios, para usuários e instituições financeiras, incluindo:

1- Aumento na transparência 

A transparência é um dos principais pilares do Open Investment. O compartilhamento de dados aumenta a transparência do setor financeiro, permitindo que investidores tenham uma relação mais clara com suas instituições.

2- Melhores oportunidades para investidores

O compartilhamento de dados com bancos, fintechs, corretoras e seguradoras permite que essas instituições compreendam o perfil de cada usuário, criando oportunidades para propostas personalizadas. Além disso, em alguns casos, é possível obter condições diferenciadas, como uma taxa de juros menor ou uma rentabilidade acima do convencional.

3- Liberdade no compartilhamento 

Com o Open Investment, o cliente tem total controle sobre o compartilhamento de suas informações. A tecnologia permite escolher quais instituições poderão ter acesso e por quanto tempo. Vale destacar ainda que o investidor possui o direito de não aderir ao Open Investment, mantendo seus dados apenas na instituição de origem.

4- Colaboração ampliada

O compartilhamento de dados permite a colaboração entre participantes do mercado de investimentos, o que pode levar a soluções financeiras mais inovadoras e eficientes. Isso quer dizer que as instituições podem usar os dados compartilhados para entender defasagens do mercado e criar respostas para essas dores. 

5- Simplificação do mercado

O compartilhamento de dados pode ajudar a simplificar o setor financeiro, permitindo que os usuários acompanhem seus investimentos em uma única plataforma, mesmo que eles estejam distribuídos em diferentes instituições.

Open Investment: existe algum risco envolvido?

De modo geral, o Open Investment é um sistema seguro, que oferece um espaço protegido para as transações, o que evita o vazamento de dados para fora desse ambiente controlado. Além disso, por ser regulamentado e monitorado pelo Banco Central do Brasil, as transações seguem regras específicas, pensadas para garantir a segurança do usuário. 

No entanto, há uma grande preocupação, por parte dos clientes e das instituições, referente à proteção de dados e à possibilidade de um vazamento de informações sigilosas. Como são dados sensíveis, eles podem acarretar problemas para os investidores, caso caiam nas mãos erradas. 

Nesse sentido, o compartilhamento de dados deve oferecer proteção adequada às informações para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. As possíveis medidas de segurança de dados incluem criptografia e autenticação de usuários.

Ainda é importante ressaltar que, mesmo que nenhum sistema seja à prova de falhas, as instituições investem alto na segurança de seus usuários, sendo que esses também possuem sua parte nessa missão. É importante não compartilhar informações bancárias, usar antivírus eficazes e ter atenção a qualquer atividade suspeita em sua carteira de investimentos.

Qual o impacto do Open Investment nos investimentos?

O compartilhamento de dados via Open Investment gera um impacto significativo no mercado financeiro e nos investimentos dos clientes. 

Esse sistema é uma forma de criar um ambiente único, onde todos os seus ativos financeiros poderão ser operados em uma única plataforma ou aplicativo. Além disso, o Open Investment propicia melhores condições, como taxa de juros reduzida, visto que a prática aumenta a competitividade entre instituições, pressionando-as a oferecer vantagens adicionais para os investidores.

Com tudo isso, será possível oferecer investimentos personalizados, o que contribuirá para a diversificação de carteira de uma forma mais assertiva. No entanto, os demais aspectos dos investimentos continuam os mesmos, o que faz com que o Open Investment seja uma ferramenta para melhorar a forma de investir, mas não mudá-la radicalmente.

Em geral, o Open Investment pode ter um impacto positivo nos investimentos, aumentando a transparência e a eficiência do mercado financeiro e melhorando a qualidade das decisões de investimento. No entanto, é importante considerar os riscos envolvidos e ter medidas de segurança e proteção de dados adequadas em vigor.

Para fazer seus investimentos de forma segura e confiável, você precisa de uma plataforma completa, com os principais recursos para operar em mercados nacionais e internacionais. Por isso, conheça a Fast Trade e abra sua conta!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.