Blog

Fast Trade

5 ferramentas da plataforma Fast Trade para operar contratos futuros

Por Marco Túlio Barbosa Pires
22 setembro 2022 - 08:34 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 09:34
Contratos Futuros
Imagem: Freepik

Como principal modalidade utilizada para as operações de Day Trade, os contratos futuros são instrumentos financeiros que servem para negociar os preços dos ativos em uma data futura, formando uma espécie de acordo entre um comprador e um vendedor.

Assim, as duas partes definem um determinado preço na transação e firmam um contrato cujo vencimento ocorrerá em um momento posterior ao da negociação. É importante esclarecer que as condições do negócio são padronizadas pela Bolsa de valores, de modo que o único aspecto que pode ser alterado na disputa é o valor do ativo.

Os contratos futuros são muito interessantes para os traders porque oferecem diversas vantagens, como a previsibilidade sobre os preços dos ativos, o aumento da segurança e da proteção contra variações sazonais no mercado, alta liquidez na conversão das posições e níveis elevados de alavancagem que podem ser utilizados nas transações.

É seguro negociar contratos futuros na B3?

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que os contratos futuros são uma espécie de renda variável, de modo que estão muito suscetíveis à volatilidade. Por esse motivo, são considerados de alto risco, já que os preços dos ativos podem oscilar conforme a influência de diferentes aspectos.

No entanto, é exatamente esta característica que torna os contratos futuros tão interessantes para alguns tipos de operação. Apesar do nível de risco, é possível rentabilizar estes ativos em movimentos bidirecionais, ou seja, fazendo apostas tanto no aumento quanto na queda dos preços. 

E essas transações são intermediadas pelas corretoras junto à Bolsa de valores, de modo que o resultado operacional sempre estará protegido. Desse modo, pode-se afirmar que é seguro negociar contratos futuros na B3, contudo, é necessário ter amplo conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro.

Uma vez que as variações nos preços podem gerar lucro ou prejuízo, principalmente se for operações de Day Trade, é importante ficar atento às regras de negociação e ter uma estratégia operacional. Além disso, é fundamental identificar o perfil de investidor, já que esta modalidade é para quem tem tolerância ao risco.

Como operar Day Trade com contratos futuros?

Para negociar contratos futuros é importante compreender quais são os principais ativos disponíveis neste segmento, suas características e a margem solicitada para custódia. Feito isso, é importante abrir uma conta em uma corretora, contratar uma plataforma de negociação e buscar informações sobre o mercado.

Inicialmente, é importante saber que a operação de um contrato futuro ocorre a partir de uma compra ou venda de um ativo, cujo vencimento acontecerá em uma data posterior. Além disso, é preciso estar ciente de que não haverá alteração nos termos acordados e o negócio será concluído no preço estabelecido.

Vale lembrar que as cotações negociadas no ato da operação são ajustadas com base nas expectativas quanto ao potencial de valorização ou perda no período. Os principais ativos transacionados neste segmento são os índices (dólar, taxa DI, Ibovespa) e as commodities (petróleo, ouro, café arábica, açúcar, milho, soja e boi gordo).

Para cada um destes ativos, há a exigência de um valor depositado na corretora como margem de negociação, seja para operações com contratos cheios ou minicontratos. Ao fazer as operações, os traders terão resultados diários a partir do ajuste de preços no mercado, de forma que é possível acompanhar o desempenho dos contratos em tempo real.

5 Ferramentas do Fast Trade para a negociação de contratos futuros

O Fast Trade é uma plataforma de negociação que oferece toda a infraestrutura necessária para as operações na Bolsa de valores, inclusive no segmento de contratos futuros. Especificamente para esta classe de ativos, o sistema possui ferramentas avançadas que podem turbinar as operações de Day Trade, fornecendo agilidade, precisão e segurança.

A seguir, detalhamos as principais ferramentas utilizadas pelos traders, explicando como elas podem contribuir com o sucesso das estratégias operacionais. Confira!

Gráficos com Chart Trading

O Chart Trading é uma ferramenta que permite aos usuários fazer operações utilizando o gráfico, de modo que é possível analisar os movimentos do mercado e fazer marcações utilizando a análise técnica, enquanto gerencia as ordens de compra e venda do ativo, sem que seja necessário mudar de tela. 

Isso é possível porque este modo de negociação abre uma aba chamada “trade” ao lado do gráfico, na qual é possível definir a estratégia ATS e acompanhar a posição em tempo real. Assim, o trader consegue ter mais agilidade, pois pode definir os pontos de entrada e saída com precisão.

Mega dom

O Mega Dom é considerado uma das melhores ferramentas para aplicar a metodologia de Tape Reading nas operações de Day Trade. Trata-se de uma tela que permite ao usuário ver todas as ofertas de compra e venda de um ativo e analisar como o volume, em cada nível de preço, está influenciando o mercado.

Saiba mais em Ferramentas de Tape Reading: Mega Dom

Além disso, este é um recurso que permite enviar ordens de compra e venda à Bolsa, cancelar os comandos, promover ajustes na oferta e ainda zerar ou reverter a posição atual através da aba “trade”. Ao centralizar informações importantes de várias funcionalidades, este espaço operacional pode elevar o desempenho e a qualidade das negociações. 

Livro de ofertas

Sem dúvida, o Livro de Ofertas é um dos recursos mais importantes para fazer operações rápidas com contratos futuros. A ferramenta é responsável por exibir todas as ofertas de compra e venda de determinado ativo, indicando a quantidade de ordens por nível de preço, a instituição que está intermediando as propostas e a intensidade da agressão.

Esta funcionalidade serve como base para o desenvolvimento de estratégias de leitura de fluxo e interpretação do comportamento dos grandes players, pois fornece indícios sobre a tendência do mercado ao mostrar as intenções e os possíveis movimentos gerados pela absorção das ordens.

Aprenda a configurar esta ferramenta e a utilizá-la na prática acessando este vídeo

Planilha de cotação

A Planilha de Cotação é uma ferramenta muito importante, pois viabiliza o acompanhamento das cotações de diferentes tipos de ativos em uma única tela, que mostrará informações como o preço do último negócio concluído, o horário da transação, a variação em termos percentuais, a maior e a menor cotação do dia, o vencimento, etc.

Além de ter a opção de customizar a planilha com as informações desejadas, é possível fixar o recurso no workspace para acessar os dados em tempo real e conseguir conciliar o monitoramento do mercado com a aplicação de estratégias operacionais, como a análise técnica, o Tape Reading e o Metajogo.

Daytona de Tendência

O Daytona é uma ferramenta fundamental para fazer operações de Day Trade, porque utiliza parâmetros objetivos – como o ajuste, o fechamento e a abertura – para identificar a tendência do mercado. Desse modo, o recurso atua como um medidor, indicando qual será a direção das negociações do ativo.

Na prática, esta funcionalidade vai servir como direcionador nas transações com contratos futuros, pois evidenciará o movimento predominante do ativo, de modo que o usuário poderá utilizar a tendência ao seu favor, ou ainda, projetar uma entrada rápida contra a tendência, aproveitando uma possível variação. 

Confira todos os detalhes sobre esta funcionalidade neste vídeo!

E você, ficou curioso para conhecer as ferramentas na prática? Então acesse o site do Fast Trade, realize o cadastro e faça o teste gratuito de 15 dias com a plataforma mais ágil do Brasil.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.