Blog

Investidor InicianteInvestimentosTrader

As diferenças entre home broker e plataforma operacional

Por Marco Túlio Barbosa Pires
10 novembro 2022 - 08:10 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 09:12

Cada vez mais brasileiros descobrem a bolsa de valores como uma maneira de diversificar a sua carteira de investimentos. Entre os meses de julho de 2021 e junho de 2022, o número de investidores de pessoas físicas cresceu 40%. 

Os dados da B3 revelaram a entrada de 1,25 milhão de novos investidores, passando de 3,15 milhões para 4,40 milhões. O mercado continua aquecido e não há previsão de retrocesso. O objetivo: associar renda fixa e variável, visando lucros a longo prazo.

Mas um investimento lucrativo requer que você use ferramentas que se alinhem com suas estratégias de investimento, necessidades educacionais e estilo de aprendizado. 

Especialmente se você for um novo trader, selecionar a melhor tecnologia que atenda às suas necessidades pode significar a diferença entre um novo fluxo de renda e uma decepção.

Embora não haja uma maneira infalível de garantir o retorno do investimento, existe uma maneira de se preparar para o sucesso. E o primeiro passo é selecionar entre um home broker e uma plataforma operacional.

Mas você conhece as diferenças entre eles? Está na hora de fazer a escolha certa começando por ler este post.

O que é um home broker?

O Home Broker é uma plataforma ou sistema on-line que vai conectar os investidores com a bolsa de valores. Dessa forma, ele permitirá que você possa comprar ou vender ações, fundos imobiliários e uma série de outros ativos financeiros.

As corretoras e o home broker

A bolsa de valores é um ambiente restrito e não é possível ir até lá ou acessar seu site para comprar ações. Quem faz isso são as corretoras de valores, que intermediam as negociações entre os investidores e a BM&FBovespa (B3). Para facilitar essas transações, entra em cena o home broker, que permite negociar on-line.

Por meio dele, será possível emitir sua ordem de compra ou venda e adquirir um certo número de cotas de uma das empresas que estão na bolsa de valores por um determinado preço. Dessa forma, você começará a operar na bolsa.

Vale ressaltar que, atualmente, a maioria das corretoras permite que o Home Broker seja acessado tanto pelo computador quanto pelo smartphone. Portanto, ao utilizá-lo, você pode comprar e vender ativos na bolsa pelo celular.

As funcionalidades do home broker podem variar de corretora para corretora. Algumas disponibilizam também notícias econômicas, relatórios de análise das ações, ferramentas gráficas e outras funcionalidades.

É importante checar quais são as facilidades oferecidas, se há custos extras envolvidos e se elas suprem as suas necessidades para conseguir traçar suas estratégias, tomar as decisões de investimento e fazer as operações com comodidade e segurança.

O que é uma plataforma operacional?

Uma plataforma operacional é mais completa que o home broker e mais parecida com o sistema que os operadores profissionais utilizam. Nela, o trader pode estudar as oscilações dos papéis em que tem interesse para, assim, tomar as melhores decisões sobre suas ações.

Utilizar uma plataforma operacional é fundamental para aqueles que estão em busca de otimizar resultados e potencializar os retornos de suas aplicações. Isso porque o recurso conta com funcionalidades alinhadas aos objetivos, ao planejamento e às estratégias traçadas pelo profissional, além de uma gestão eficaz de riscos.

Existem diversas opções de ferramentas no mercado. Portanto, é importante que você conheça bem o funcionamento de cada uma para que, a partir de informações sólidas, possa operar com segurança.

A qualidade da plataforma operacional é fundamental para garantir bons negócios. Quando a solução escolhida não é robusta e confiável o suficiente, você pode se expor a riscos potenciais não só de comprometer o desempenho e diminuir os lucros, mas também de ter prejuízos significativos.

O que é melhor: home broker ou plataforma operacional?

A resposta para esta questão é: uma plataforma operacional. Um home broker é muito simples, mesmo que você apenas faça transações eventuais na bolsa de valores

Mesmo que você não acompanhe de perto a variação da cotação dos ativos, ter o apoio de uma ferramenta mais completa será a diferença em uma estratégia de investimentos a longo prazo.

Precisa na atualização das cotações, sua rapidez e rigor podem ser a diferença entre o lucro e o prejuízo nas operações.

É o caso, por exemplo, das operações de curtíssimo prazo, como o day trade, em que os papéis são comprados e vendidos no mesmo dia. Nessas situações, qualquer centavo faz diferença no resultado da operação e uma plataforma mais robusta é essencial.

Também se encaixam nesse perfil outros investidores que usam estratégias de curto prazo, como os scalpers, que fazem operações bem curtas e rápidas, e os algotraders, que usam programas e algoritmos que apontam pontos de entrada e saída nas ações.

O uso de uma plataforma operacional eficaz, confiável e mais profissional vai garantir que suas estratégias sejam executadas exatamente do jeito que você planejou.

Conheça o Fast Trade

A melhor opção de plataforma operacional do mercado é o Fast Trade. Essa solução é uma plataforma de negociação segura, estável e preparada para negócios rápidos desenvolvida pela Cedro Technologies, empresa especialista no fornecimento de soluções para o mercado financeiro.

O software disponibiliza inúmeras ferramentas e funcionalidades com as quais você monta estudos, traça gráficos e se aprofunda no dia a dia da Bolsa de Valores e suas movimentações.

Na plataforma Fast Trade você pode acompanhar as cotações de ações, agrícolas futuros, moedas, indicadores, taxas e mercados internacionais, bem como enviar as ordens diretamente para a BM&FBOVESPA (B3). 

Suas principais funcionalidades são:

  • Planilhas de cotação;
  • Livros de ofertas;
  • Link RTD (link com o Excel);
  • Negócios realizados (Tick by Tick);
  • Fast quote;
  • Notícias (com leitor RSS);
  • Bovespa Volumes;
  • Ranking de ativos, mercados, brokers e corretoras;
  • Maiores altas e maiores baixas;
  • Calculadora de Spread;
  • Ticker e alarmes de cotação;
  • Sistema gráfico;
  • Volume at price.

Para a negociação eletrônica, ela conta com:

  • Boleta de compra e venda;
  • Boleta Speed;
  • Mega DOM;
  • Basket;
  • Ordem direta;
  • Quick trade: modo inovador de operar;
  • Charting trading;
  • Acompanhamento de ordens;
  • Resumo de operações e execuções;
  • L/P diário;
  • Relatórios (extrato financeiro, nota de corretagem, saldos e custódia);
  • Alertas sonoros;
  • Fat finger.

Assim, quando se usa a plataforma operacional adequada, fica mais fácil visualizar cotações variadas simultaneamente, o que ajuda a reduzir custos e a receber informações exatas sobre os preços momentâneos das ações.

Quer saber mais sobre como se dedicar ao mercado de ações usando a plataforma operacional Fast Trade? Cadastre-se no Fast Trade e tenha 15 dias gratuitos para testar a plataforma!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.