Blog

Investimentos

O que é a taxa spot e qual sua relação com o mercado à vista

Por Gustavo Ribeiro
13 setembro 2023 - 09:00 | Atualizado em 13 setembro 2023 - 09:00
Retrato de uma Analista Financeira Trabalhando em um Computador com Estação de Trabalho Multi-Monitor com Gráficos de Ações, Commodities e Mercado de Câmbio em Tempo Real.

Você já ouviu falar em taxa spot? Se a sua resposta foi não, tudo bem. Embora seja um termo comum no mundo dos investimentos, muitas pessoas ainda não sabem o que é e como ela funciona. Agora, esse é um conceito essencial principalmente para quem faz transações com moedas estrangeiras.

Se este é o seu caso, vale a pena seguir a leitura deste artigo. 

O que é a taxa spot?

Basicamente, a taxa spot é a taxa de câmbio utilizada para transações imediatas de compra ou venda de uma moeda estrangeira.

Por exemplo, se a taxa spot do Euro em relação ao Dólar Americano for de 1,20, significa que um Euro pode ser trocado por 1,20 Dólares Americanos.

Vale dizer que não é algo fixo, pois varia de acordo com o tipo de negociação que será efetuada. Outro detalhe é que só serve para operações com liquidação imediata. Isso significa que não se aplica a transações de mercado futuro, por exemplo.

Quer entender como a taxa spot é calculada? Continue lendo para descobrir.

Como funciona a taxa spot?

Ela é definida pelo mercado cambial, que é um mercado global descentralizado onde são negociadas as moedas de diversos países.

É influenciada por uma variedade de fatores, incluindo:

  • Oferta e demanda: se a procura por uma moeda aumentar sem que cresça a disponibilidade no mercado, a taxa spot dela cresce.
  • Políticas econômicas: se um país subir taxas de juros, isso torna a sua moeda mais atraente para os investidores. Isso também vai influenciar a taxa para cima.
  • Inflação: países com inflação maior tendem a ter alta nesse índice na comparação com outros.
  • Instabilidade política e econômica: no caso de um país entrar em guerra ou se houver algum outro sinal de problemas internos, a taxa spot da moeda dele provavelmente diminuirá em relação às demais

E esses são apenas alguns fatores que a influenciam. Por isso, ter atenção extra ao realizar transações que envolvam unidades monetárias de outros países.

Como é calculada a taxa spot?

Como já foi dada uma dica anteriormente, ela é calculada com base na oferta e demanda.

Essa taxa de referência apresenta uma curva de juros específica, também conhecida como ETTJ, disponível para o investidor por meio de instituições financeiras, gestoras de fundos, departamentos econômicos, entre outros.

Para formar o índice, as informações sobre prazo de validade da ação e percentual de taxa de juros são confrontadas. A taxa spot é encontrada a partir da curva de juros desenhada na tabela.

Embora possa parecer confuso, esse cálculo é simples e as partes envolvidas podem contar com a ajuda de especialistas para definirem de forma mais assertiva qual será a taxa spot da operação.

Existem diversas ferramentas e plataformas que permitem acompanhar esse índice em tempo real, como os sites de notícias financeiras e as plataformas de corretoras de câmbio.

Qual é a relação entre a taxa spot e o mercado à vista?

O mercado à vista é onde as transações de compra e venda de moedas são realizadas. O prazo para conclusão após elas serem iniciadas é de até dois dias úteis.

Também conhecido como mercado spot, é usado por empresas, investidores e indivíduos para:

  • Importar e exportar bens e serviços;
  • Investir em moedas estrangeiras;
  • Fazer pagamentos internacionais;
  • Proteger-se contra riscos cambiais.

Ele é um mercado global e líquido, o que significa que há muitos participantes. Isso o torna uma boa opção para empresas, investidores e indivíduos que precisam comprar e vender moedas com frequência.

Nele, a taxa spot é utilizada como referência para calcular o valor da moeda negociada.

Qual a diferença entre o mercado à vista e o mercado futuro?

Ao ler o conteúdo acima, você pode ter ficado com essa dúvida. Isso porque o termo “mercado futuro” também é bastante frequente no noticiário.

Para explicar: no mercado à vista, as transações são realizadas imediatamente. Já no futuro, precisam ser acordadas para serem efetuadas em uma data posterior específica.

Saiba qual a diferença entre taxa spot e taxa forward

Ainda falando de termos comuns no noticiário, principalmente ao ligado a questões de mercado financeiro, é possível você ter ouvido falar de taxa forward.

É importante saber que a principal diferença entre ambas é que a spot é uma taxa de câmbio atual. 

Já a taxa forward geralmente é diferente porque reflete as expectativas de mercado sobre o movimento das moedas no futuro. Por isso, é uma ferramenta importante para os participantes do mercado financeiro e pode ser usada para proteger contra riscos cambiais, por exemplo.

Conclusão

Em resumo, a taxa spot é uma das principais referências utilizadas no mercado cambial para calcular o valor das moedas estrangeiras. Ela é influenciada por diversos fatores que afetam a oferta e demanda de ativos financeiros e é aplicada tanto no mercado à vista quanto no futuro.

É importante acompanhar esta taxa em tempo real para tomar decisões de investimentos informadas e estratégicas. A taxa spot está vinculada a operações financeiras que garantem liquidez imediata ao investidor e só pode ser aplicada a operações com liquidação imediata.

Quer saber mais sobre o mundo dos investimentos, conhecer dicas de como investir melhor, ou iniciar na bolsa de valores? Continue acompanhando nosso blog para mais tendências do mercado de capitais.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.