Blog

Como ser um trader profissional? Confira 6 passos a seguir!

Por Fernando Caliman Pissó
25 janeiro 2022 - 12:29 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
Trader profissional
confira algumas dicas para te ajudar a ser um trader

Nos dias de hoje, pessoas de todo o mundo, inclusive do Brasil, estão buscando novas maneiras de ganhar dinheiro, apostando no mercado de investimentos como uma forma de complementar a renda ou até conquistar a independência financeira. Por isso, aprender como ser um trader profissional e os passos necessários para isso pode ser muito interessante.

No entanto, para alcançar bons resultados, é preciso aprender muito sobre o setor, além de desenvolver uma mentalidade totalmente voltada para o trading. Quer descobrir como fazer isso e começar a investir? Então, continue a sua leitura!

1. Entenda o que é ser um trader

O primeiro passo para se tornar um trader profissional consiste em compreender realmente o que é isso. O termo é usado para designar quem trabalha realizando negociações especulativas na Bolsa de Valores, fazendo escolhas fundamentadas e estruturadas, a partir de metodologias de análise dos preços e dos melhores momentos para alterar uma posição.

Para isso, podem ser feitas movimentações pensando a longo e curto prazo, como o day trade, sempre de acordo com as expectativas, anseios e perfil de cada um. Porém, ao contrário do investidor tradicional, que busca observar os balanços e lucros das empresas, o trader é mais focado no momento, selecionando oportunidades com alta liquidez e volatilidade.

2. Descubra o seu perfil trader

Agora que você já entendeu melhor o que é um trader, chegou a hora de descobrir mais sobre o seu próprio perfil, tendo em vista que o mercado financeiro é composto do pessoas com características, objetivos e expectativas diferentes. Por isso, enquanto alguns são mais precavidos e conservadores, outros são mais ousados e não têm medo de arriscar.

Sendo assim, procure avaliar se você tem as ferramentas necessárias para ser mais arrojado, lidando com questões como prejuízos em curto prazo e alavancagem, abrindo posições bem maiores que seu capital. Tenha em mente também que, quanto menor for o tempo de uma operação, mais rápido você terá que ser nas tomadas de decisão.

Para te ajudar, fizemos um Guia para Investidor Iniciante com várias dicas. Baixe, confira e comece seus investimentos!

3. Comece a alinhar seus objetivos

Você descobriu o seu perfil de trader? Isso é excelente, mas também precisará começar a alinhar os seus objetivos. Na prática, isso quer dizer que você só deve entrar efetivamente no mercado financeiro ao saber qual caminho trilhar e quais os seus limites, ajustando as estratégias que serão utilizadas para o tempo em que estará operando.

Quem precisa de resultados mensais para manter um determinado estilo de vida, por exemplo, agirá de maneira distinta em relação a quem apenas quer um rendimento extra, caso o investidor mantenha outro emprego. Vale lembrar que, se a sua ideia é ser profissional, existem pessoas que operam o capital de terceiros, realizando transações para os clientes.

4. Busque sempre mais conhecimentos

Se você optou por ser um trader profissional, não tem jeito: será preciso buscar sempre por mais conhecimentos. Isso é ainda mais importante se pensarmos que o mercado financeiro é um dos setores mais dinâmicos que existem e conta com mudanças a todos os momentos, que acabam impactando o desempenho dos ativos.

Por essa razão, entre os seus hábitos diários, deverão estar a leitura de noticiários de países relevantes, estando sempre atento a tudo que está acontecendo, notadamente no que diz respeito aos cenários políticos e econômicos. Também pode ser interessante acompanhar blogs de especialistas de sucesso e ler livros relacionados a investimentos.

5. Monte seu plano de trading

Você já começou a dar seus primeiros passos, aumentou os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro e sentiu que é hora de ir além? Montar o seu plano de trading, portanto, parece ser a etapa seguinte no seu planejamento de como ser um trader. Não se esqueça que todos que estão operando na Bolsa tem o mesmo objetivo, mas poucos realmente vão ganhar dinheiro.

Por isso, coloque no papel o que você quer alcançar, além do que fará antes e após as operações, sempre mantendo-se condizente com sua realidade financeira. Veja quanto capital você tem disponível para isso e, se for usar o mecanismo de alavancagem, avalie os riscos, pois os seus prejuízos poderão se elevar substancialmente.

6. Use uma plataforma de qualidade

Por fim, não podemos dar dicas de como ser um trader profissional sem reforçar que você precisará de uma plataforma de qualidade e que permita atuar com a mais alta performance. Afinal, já pensou em uma situação em que você precise mudar de posição e sua plataforma simplesmente demore a atualizar ou enfrente problemas de conexão?

Nesse mercado, segundos podem gerar tremendos prejuízos e tornar bons investimentos em péssimos ativos. Por isso, considere a Fast Trade, com seu sistema avançado de negociação eletrônica, que disponibiliza um simulador em tempo real para os clientes e diversas outras funcionalidades, como acompanhamento de ordens, resumo de operações e muito mais.

Como você pôde ver, ao seguir esses 6 passos necessários sobre como ser um trader profissional, você terá um novo leque de oportunidades, com a possibilidade de obter excelentes lucros, manejar bem os seus ativos e experimentar um tremendo sucesso no pujante mercado financeiro dos dias de hoje.

Gostou de aprender mais sobre esse assunto? Quer contar com a melhor solução do mercado financeiro? Então, conheça a Fast Trade, a plataforma de negociações ideal para quem deseja dinamismo e total facilidade no uso da ferramenta!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Recomendadas para você