Blog

InvestimentosTrader

Conheça os 9 traders mais famosos do mundo!

Por Fernando Caliman Pissó
30 novembro 2017 - 13:33 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:53
traders mais famosos

Um bom trader é aquele profissional capaz de realizar investimentos e negociações no mercado financeiro e extrair excelentes rendimentos. E se você também tem vontade de encontrar o caminho dos grandes lucros, precisa conhecer a história de alguns traders famosos.

As histórias inspiradoras dos traders quase sempre têm em comum características como mentes brilhantes, ousadia e apetite por riscos. Que tal entender mais sobre eles? Conheça agora nove dos traders mais famosos do mundo!

1. David Tepper

David Tepper nasceu em 1957 em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Ele se formou em economia e iniciou cedo a carreira no mercado financeiro, passando por grandes empresas, como a Goldman Sachs. Tepper foi reconhecido rapidamente pelo seu talento como trader. Em 1993, abriu a sua própria empresa, chamada Appaloosa Management.

O grande feito de Tepper aconteceu durante a crise de 2009. Ele comprou ações de grandes bancos enquanto elas estavam em baixa. No mesmo ano, após uma recuperação no mercado, estima-se que Tepper tenha alcançado um lucro pessoal de 4 bilhões de dólares.

2. George Soros

George Soros nasceu na Hungria em 1930 e, junto com a família judia, teve que usar documentos falsos para sobreviver à ocupação nazista. Em 1947, se mudou para Londres e passou a estudar na London School of Economics.

Em 1956, emigrou para os Estados Unidos e ingressou na área de finanças e investimentos. Soros abriu a própria empresa, a Soros Fund Management, em 1970, e acabou se consolidando como um dos maiores traders da história.

Um dos fatos mais reconhecidos da sua trajetória aconteceu em 1992, quando ele especulou sobre um momento de baixa na libra esterlina e suas previsões se concretizaram. Estima-se que, apenas nesse episódio, Soros tenha lucrado cerca de 1 bilhão de dólares.

3. Steven Cohen

Americano, nascido e criado no estado de Nova Iorque, Steven Cohen estava no lugar certo para lucrar com o mercado financeiro. Ele se formou em economia em 1978 e trabalhou como trader em empresas até abrir o seu próprio fundo, chamado de SAC Capital Advisors, no ano de 1992.

Nessa época, ele já contava com capital próprio de 25 milhões de dólares. Steven Cohen ganhou notoriedade ao atingir resultados impressionantes, conseguindo manter um retorno médio de 30% por 18 anos seguidos.

Apesar de algumas controvérsias e acusações, culminando com o fechamento do fundo para dinheiro externo em 2013, Cohen segue administrando a própria fortuna, estimada em 11 bilhões de dólares. A partir de 2018, Cohen transformou a SAC em um fundo familiar, agora com o nome de Point72 Asset Management.

4. John Paulson

Mais um americano, originário de Queens, Nova Iorque, John Paulson se formou em administração de negócios pela Universidade de Harvard, destacando-se como o melhor aluno da turma. Passou por algumas empresas até abrir o seu próprio fundo em 1992, com 2 milhões de dólares.

O momento mais conhecido na carreira de Paulson aconteceu quando ele foi praticamente a única pessoa capaz de prever a crise imobiliária nos EUA. Obviamente, isso foi algo que trouxe grandes dividendos. Com a sua percepção e visão de mercado, John Paulson conseguiu lucrar nada menos do que 15 bilhões com o seu fundo ao se antecipar à oscilação econômica.

5. Warren Buffet

É quase impossível falar sobre os traders mais famosos sem mencionar esse nome. Warren Buffet nasceu em 1930 no estado de Nebraska e iniciou seu próprio negócio ainda na adolescência. Depois de se formar em economia e negócios, iniciou sua carreira na área.

A grande estratégia de Buffet sempre foi identificar companhias subvalorizadas e investir no crescimento delas em longo prazo. Fazendo isso, ele alcançou a impressionante fortuna de mais de 80 bilhões de dólares. Warren está constantemente na lista dos homens mais ricos do mundo e é considerado por muitos um oráculo do mundo dos negócios.

6. Jesse Livermore

Se você ficou com receio por causa dos últimos períodos de crise e oscilações econômicas pelo mundo, Jesse Livermore pode ser uma excelente inspiração. Ele soube como superar perdas e turbulências, começando praticamente do zero e fazendo uma verdadeira fortuna. No entanto, por maior que seja sua genialidade, isso não quer dizer que tenha sido fácil.

Ele começou cedo e, com 14 anos, já trabalhava em uma corretora. Foi ali que deu seus primeiros passos no mercado financeiro e, em pouco tempo, já se destacava por sua boa visão para ativos, focando conceitos que são essenciais na atualidade, mas que ainda não eram tão bem compreendidos naquela época, como a lei de oferta e demanda nas ações.

7. Paul Tudor Jones

Tudor Jones é um dos traders mais famosos do mundo por suas diversas qualidades. Uma das que mais chama a atenção é a capacidade de prever movimentos históricos no mercado, antecipando suas negociações e apostando em previsões muito específicas.

A sua premissa é a de que a ambição torna a sociedade cada vez mais dependente do capitalismo. Logicamente, ele usa isso para lucrar, embora seus discursos sejam voltados para ações que reduzam o abismo entre ricos e pobres nos Estados Unidos, com enormes doações nesse sentido.

Sua fortuna foi feita em momentos de oscilações econômicas, como na crise de 1987. Ele aplicou em posições curtas, e a sua companhia, a Tudor Investment Corporation, obteve incríveis lucros com essa iniciativa.

8. Larry R. Williams

Larry R. Williams pode ser considerado um gênio no universo dos traders. Nascido em uma pequena cidade no estado de Montana, Estados Unidos, ele estudou na Universidade de Óregon e foi para Nova Iorque atuar na área de jornalismo.

No entanto, não se sentia desafiado na carreira e, por já ter publicado dados econômicos, enxergou o mercado financeiro como uma opção. Mesmo não sendo um especialista no ramo até então, ele observou que o crescimento e a queda de ações poderiam oferecer um grande potencial.

Pesquisou mais sobre o tema nas bibliotecas locais e foi aprovado no exame de qualificação, obtendo o direito de prestar consultorias financeiras. Depois, com altos e baixos, fez fortuna, desenvolvendo os seus próprios métodos de previsão.

9. John D. Arnold

Não dá para falar do mundo de investimentos sem citar o americano John Douglas Arnold. Talento precoce e dotado de grande genialidade, finalizou seus estudos na Universidade Vanderbilt em apenas 3 anos e, com 21, já trabalhava na companhia Enron, usando e desenvolvendo tecnologias modernas de comércio online e trading algorítmico.

Em 2001, Arnold ganhou nada menos do que 750 milhões de dólares para a companhia. Algum tempo depois, abriu o seu próprio fundo, chamado “Centaurus Energy Advisors, LLC”. Com suas habilidades e seus conhecimentos, claro que os resultados foram incríveis, com rentabilidades impressionantes até a sua posterior dissolução, em 2012.

Como você viu, todos os traders mais famosos do mundo têm grande dom para os negócios e confiam nas suas capacidades de realização, antevendo movimentos e apostando no seu feeling para aportar recursos e descobrir oportunidades. No entanto, você não precisa ser nenhum gênio para chegar lá. Com trabalho duro e preparo, você também pode ser um empreendedor do primeiro escalão!

E então, gostou de conhecer essas histórias de sucesso? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos e colegas a se inspirarem também!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.