Blog

Investidor Iniciante

6 motivos para investir na Bolsa de Valores

Por Fernando Caliman Pissó
22 dezembro 2022 - 14:53 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 09:42
Motivos para investir na Bolsa de Valores
Imagem: Freepik

Investir no mercado de ações é uma oportunidade lucrativa para todos os tipos de traders, não apenas para empreendedores de sucesso. Os motivos para investir na Bolsa de Valores são muitos e, se bem planejado, pode ser uma estratégia eficaz para alcançar a independência financeira.

Nos últimos anos, o mercado financeiro passou por um grande processo de democratização, resultando no aumento do número de investidores. Segundo a CNN, o número de investidores brasileiros na Bolsa de Valores aumentou 15% em 2022.

Você já pensou em investir na Bolsa de Valores, mas por algum motivo ainda não deu esse passo? Então continue lendo para descobrir seis boas razões que vão te convencer disso. Acompanhe!

1- Oportunidade de renda passiva

O conceito de renda passiva refere-se ao valor recebido como compensação pelo investimento feito. Por exemplo, ao investir uma determinada quantia, um trader passa a receber lucro dessa aplicação financeira todos os meses.

Por essa razão, a renda passiva é vista por muitos investidores como uma forma de garantir uma aposentadoria tranquila.

Ao contrário da renda ativa, que você tem que trabalhar duro para ganhar, a renda passiva é o resultado dos juros e ganhos de seus investimentos.

Assim, quando sua renda passiva superar sua renda ativa, suas condições de vida podem ser melhores porque você trabalhará menos.

2- Variedade de investimentos 

Não são apenas ações que são negociadas na Bolsa de Valores, mas fundos imobiliários, fundos de investimento, fundos de índice (ETFs), contratos futuros e muito mais. Investir nesses ativos tem potencial para gerar altos retornos financeiros, se planejado adequadamente.

A diversificação de investimento é uma estratégia que pode ampliar sua presença no mercado financeiro e reduzir o risco de perdas financeiras severas.

Dada a volatilidade do mercado financeiro, tomar essa decisão pode ser de grande utilidade. Com diferentes investimentos, uma queda nas ações de uma empresa pode ser compensada por outro investimento que deu certo, por exemplo.

3- Investir na Bolsa de Valores é seguro

É normal que os investidores, principalmente os iniciantes, tenham um certo receio em fazer aplicações financeiras na bolsa de valores. No entanto, saiba que se trata de uma alternativa segura. Afinal, as principais empresas estão listadas nesse mercado, o que mostra sua confiabilidade.

Mesmo que a Bolsa de Valores seja uma opção segura para fazer investimentos, é preciso levar em consideração que sempre existe um grau de risco envolvido na compra de um ativo, mas que pode ser minimizado.

Como? Conhecendo bem o mercado financeiro e as organizações em que você pensa em investir. Quanto mais um investidor conhece esse mercado, mais seguras e sólidas são suas decisões. 

4- É possível investir em empresas estrangeiras

Você também pode aplicar seus recursos financeiros na compra de ativos de empresas com sede no exterior.

Normalmente, essas transações são realizadas por meio de Brazilian Depositary Receipts (BDRs), que são certificados que representam a compra de ativos de companhias internacionais.

Os ativos podem ser comprados de gigantes como Facebook, Microsoft, Apple, Google e até Disney. Da mesma forma, é possível investir em empresas menores e em diferentes nichos de mercado.

No entanto, para investir com segurança nas organizações internacionais, é preciso ter cuidado. Conhecer o seu perfil de investidor, utilizar uma plataforma confiável e diversificar seus investimentos são alguns.

5- Não é preciso ter muito dinheiro para investir

Engana-se quem pensa que investir na Bolsa é só para pessoas que têm muito dinheiro. Esse é um dos principais mitos do mercado financeiro, pois não existe valor mínimo estabelecido para realizar essa transação.  

Qualquer pessoa pode investir na Bolsa de Valores. Para isso, ela só precisa abrir uma conta em uma corretora de valores, conhecer o funcionamento do mercado financeiro e as empresas que estão negociando suas ações.

6- É uma forma de apoiar as empresas que você gosta 

Além de tudo o que destacamos, investir na Bolsa de Valores é uma forma de apoiar empresas alinhadas com seus valores e objetivos. Por exemplo, organizações que colaboram para proteger o meio ambiente, investem em atividades sociais e educacionais e muito mais.

Mais importante ainda, permite que você ganhe dinheiro investindo em empresas em que confia.

Como vimos, existem boas razões para que você invista na Bolsa de Valores. Essa é uma decisão que pode garantir diversos benefícios, por exemplo, realização de objetivos pessoais e profissionais, possibilidade de ter uma renda passiva, variedade de aplicações financeiras e uma aposentadoria tranquila. 

Gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre aplicações financeiras? Cadastre-se no Fast Trade e tenha 15 dias gratuitos para testar nossa plataforma de investimentos e aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.