Blog

O que é e como investir em Fundos Quantitativos? Saiba mais!

Por Fernando Caliman Pissó
30 agosto 2022 - 15:20 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:48
fundos quantitativos
Imagem: Getty Images

Entre os diversos Fundos de Investimento no mercado, que se diferem no que diz respeito ao foco de aplicação, à escolha dos ativos e ao tipo de gestão, um desses são os Fundos Quantitativos. Essa é uma alternativa de investimento que ainda é pouco conhecida, mas que tem crescido em popularidade no país pelo fato de ter um bom desempenho mesmo perante crises econômicas generalizadas.

Se você quer saber por que esse tipo de investimento pode ser vantajoso e está sendo escolhido cada vez por mais pessoas, então, continue lendo este material para entender seu conceito, o funcionamento, as vantagens e como fazê-lo! Vamos lá!

O que são os Fundos Quantitativos e como funcionam?

Assim como um Fundo de Investimento, trata-se de uma alternativa que funciona de forma coletiva, em que um gestor se responsabiliza pela realização de aplicações e pela aquisição de ativos, compõe um portfólio e busca atingir um determinado objetivo.

Esses fundos podem ser Tradicionais ou Quantitativos. Nesses últimos, as decisões sobre a alocação de recursos e de investimentos são tomadas a partir de análises feitas por algoritmos. Isso significa que, em vez de ter um gestor que será responsável por fazer os estudos do mercado, uma solução especializada coletará informações e decidirá sobre as aplicações.

Uso da Inteligência Artificial

Na prática, a tecnologia utilizada para isso é a Inteligência Artificial (IA), que é programada com uma série de normas que deverão ser observadas para indicar qual será a melhor decisão a ser tomada.

Essa inovação consegue colher, trabalhar e analisar um grande volume de informações sem incorrer em falhas humanas, como erros de cálculos. Sobre os dados coletados são feitas análises matemáticas e estatísticas, o acompanhamento de históricos, a identificação de padrões, tanto dos pequenos quanto dos grandes players do mercado, entre outros estudos.

Além disso, não há fatores emocionais que podem afetar as decisões dos investimentos, pois todas as negociações são feitas por uma máquina. Essa característica minimiza os riscos e garante que o plano de investimento seja seguido à risca.

Outro detalhe importante está no fato de que muitas vezes é inviável que os gestores consigam analisar toda a movimentação do mercado e usem todas as ferramentas à sua disposição com máxima proficiência, já que há inúmeros fatores que devem ser considerados e qualquer erro pode causar prejuízos. Por isso, há muitos detalhes e observações que são identificados pelo algoritmo, mas que não seriam percebidos nos processos manuais dos analistas.

Entenda que um Fundo Quantitativo pode ter o mesmo objetivo que o Tradicional. A principal diferença entre os dois tipos está na forma como são usadas as decisões. Também não há diferenças no que diz respeito à tributação.

Por que investir em Fundos Quantitativos?

Cada investimento tem as suas vantagens e os Fundos Quantitativos também têm as suas próprias. Entenda quais são elas a seguir.

Automatizado

Todo o procedimento é automatizado, o que traz mais eficiência, otimização e melhores resultados aos seus investidores. A análise computacional acaba descorrelacionando as suas decisões de outros mercados que são baseados em fatores macroeconômicos. Essa é uma vantagem pelo fato de a alocação se tornar mais inteligente e trazer um equilíbrio ao portfólio.

Maior capacidade analítica

Normalmente, as corretoras ou instituições financeiras têm robustos ambientes de TI com computadores de alta capacidade de processamento. Isso torna a análise dos dados mais rápida e potente quando comparada ao trabalho feito por uma equipe.

Computadores ainda conseguem realizar análises e cálculos durante 24 horas por dia, sem se estressarem, cometerem erros e cansarem, diferentemente dos humanos.

Livre de opiniões

É possível que decisões sejam tomadas com base em suposições, achismos ou intuições dos analistas do Fundo. No entanto, os Fundos Quantitativos funcionam apenas com base nos algoritmos quando se trata de compras e vendas de ativos, eliminando fatores humanos e emocionais durante o processo.

Sentimentos, como medo, receio, desespero e outros, não influenciarão os investimentos, as operações e as estratégias. Outro sentimento que não está presente é o excesso de confiança, algo que também poderia prejudicar diretamente as análises e decisões.

Supervisão

Saiba que o fato de todo o Fundo ser automatizado não significa que não exista um gestor especializado e experiente que será responsável pelos cuidados. Será esse profissional que definirá parâmetros que guiarão as medidas tomadas pelos algoritmos.

Por isso, investir em Fundos Quantitativos não implica dizer que todas as decisões serão tomadas unicamente pelo algoritmo. Caso a equipe de investidores identifique movimentações que não estejam alinhadas aos objetivos do fundo ou oportunidades mais vantajosas, ela poderá tomar as medidas para garantir o máximo de rendimento.

Na prática, os gestores do fundo estudam um grande volume de dados para encontrar fundamentos que podem levar a um desempenho superior ao benchmark do Fundo. Antes de incluir essa estratégia no algoritmo, eles realizam um back-test (teste da estratégia), em que são isolados os critérios que podem ter uma melhor performance por um espaço de tempo.

É feita, então, uma simulação da carteira com a variável que está sendo estudada e, caso ela gere resultados positivos, é incluída no algoritmo. Isso é feito para assegurar que as modificações nos sistemas computacionais dos Fundos Quantitativos sejam vantajosas.

Melhoria contínua

Um dos tipos de Inteligência Artificial que são aplicados nessas tecnologias é o Machine Learning (Aprendizado de Máquina), que reconhece padrões e aprimora seus algoritmos automaticamente conforme coleta informações.

Portanto, um Fundo Quantitativo sempre melhorará seus investimentos com o passar do tempo, já que o algoritmo se tornará mais avançado e complexo. Essa vantagem faz com que essa alternativa de investimento seja viável para estratégias a longo prazo.

Como investir em Fundos Quantitativos por meio de algoritmos?

Para investir nesse tipo de Fundo, basta usar alguma plataforma de ponta que permita que você identifique exatamente no que está investindo, compare essa alternativa com outros Fundos e acompanhe seus resultados.

Uma plataforma que atenderá a todas as suas necessidades nesse sentido é a Fast Trade, uma tecnologia de ponta que traz simulações em tempo real, tape reading, gráficos avançados e todos os recursos necessários para que você tome as melhores decisões de investimento.

Apesar de os Fundos Quantitativos trazerem várias vantagens e representarem uma boa alternativa para diversificar seus investimentos, é necessário que você faça análises minuciosas para verificar se eles se encaixam na sua estratégia de investimento. Você pode contar com a Fast Trade para ter uma visão ampla e detalhada das suas alternativas de investimento.

Entre agora mesmo em contato conosco para conhecer mais sobre os diferenciais e as vantagens da plataforma Fast Trade!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Recomendadas para você