Blog

Investidor Iniciante

Simulador de Investimento: como começar a Investir na bolsa de valores

Por Gustavo Ribeiro
23 agosto 2023 - 09:00 | Atualizado em 29 agosto 2023 - 17:11
Jovem comerciante barbudo usando óculos, utilizando seu laptop enquanto está sentado em um escritório na frente de telas de computador com gráficos de negociação e dados financeiros.

A ideia de começar a comprar e vender ações é algo que chama bastante atenção de quem busca oportunidades para fazer o dinheiro render. No entanto, como se trata de renda variável, é algo sem lucro certeiro e pode ser bastante desafiador.

No entanto, com o uso de um simulador de investimento, é possível ter uma noção melhor sobre em que e como empregar seus recursos na bolsa, além de ter um primeiro contato com o seu ambiente de negociação.

Neste texto, vamos apresentar dicas úteis para quem quer começar a lidar com ações e ainda te mostraremos como essa ferramenta é interessante para treinar habilidades e estratégias.

Como começar a investir na bolsa de valores

O início costuma parecer intimidador à primeira vista, mas é possível começar de forma simples e gradual. 

O primeiro passo é estudar e compreender o funcionamento do mercado de ações. Aqui no blog mesmo há vários conteúdos bem interessantes nesse sentido. Existem também diversos livros, cursos online e tutoriais disponíveis que podem ajudar a adquirir o conhecimento necessário. 

É preciso entender conceitos básicos, como a diferença entre ações e fundos de investimento, o que é uma corretora de valores e como funciona uma ordem de compra ou venda de ações. Após superar os conceitos iniciais, é importante definir um objetivo de investimento e traçar uma estratégia. 

Lembre sempre que investir na bolsa de valores envolve riscos devido a oscilações no mercado. Por isso, é fundamental ter disciplina e manter a estratégia traçada, evitando tomar decisões impulsivas baseadas em emoções.

Dicas rápidas que podem ajudar na hora de investir

Conheça dicas rápidas para quem quer começar a investir na bolsa:

  1. Faça uma pesquisa sobre o mercado financeiro e ações;
  2. Defina seus objetivos financeiros;
  3. Comece com pequenos investimentos;
  4. Diversifique seus investimentos;
  5. Fique de olho no mercado;

Mas, antes de tudo isso, a dica mais valiosa é: utilize um simulador de investimento! Essa é uma ótima opção para quem quer treinar suas habilidades e estratégias antes de aplicar seus recursos reais. 

Entendendo o simulador de investimento

Antes de investir dinheiro de verdade na bolsa de valores, é sempre importante testar suas táticas e conhecimentos. É aí que entra o simulador de investimento, que permite que você invista com dinheiro fictício em um ambiente que replica o mercado real.

Com isso, é possível aprender sobre a dinâmica do mercado, testar diferentes planos de ação e avaliar seus resultados sem arriscar o seu dinheiro. Existem vários simuladores de investimento disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e vantagens.

Há várias ferramentas no mercado, como o da Fast Trade. Ao optar por alguma plataforma, avalie se ela oferece uma interface fácil de usar, cotações em tempo real e ferramentas para análise técnica e fundamentalista.

Benefícios de utilizar o simulador de investimento

Para gerenciar todas as variáveis que estão envolvidas com o investimento em bolsa de valores na prática, é preciso adquirir experiência operando em um simulador de Day Trade .

A utilização dessa ferramenta permitirá realizar as seguintes ações:

  • Testar estratégias e configurações operacionais: é importante que você faça testes antes de entrar no mercado para avaliar os resultados que busca e se seria possível alcançá-los na prática.
  • Adquirir experiência em operações: somente a prática cotidiana vai te fornecer a experiência necessária para entender o comportamento das ações e do mercado como um todo. Isso é fundamental para construir uma base de conhecimento que tem tudo para te ajudar a obter os ganhos que deseja. 
  • Realizar análises de desempenho: dependendo do simulador, você consegue realizar análises de desempenho, comparando a sua performance ao longo do tempo. Aí dá até para fazer uma autoavaliação e verificar se está tudo pronto para que comece a investir de verdade!
  • Testar novas funcionalidades: as plataformas de negociação oferecem diversas funcionalidades operacionais, desde as mais básicas até as mais avançadas. E muitas estão disponíveis para teste em simuladores.

É importante escolher um simulador de investimento que seja reconhecido no mercado e que ofereça dados atualizados em tempo real. 

Conheça o simulador de investimento Fast Trade

O simulador de investimento Fast Trade é uma ferramenta bastante interessante para quem quer desenvolver boas habilidades para realizar transações na bolsa de valores.

Por meio da criação de um ambiente virtual que replica os sinais do mercado, ela vai possibilitar que você envie ordens de compra ou venda de ativos. É como se fosse um investimento na prática mesmo, em tempo real.

Quer aproveitar essa plataforma? Então, é necessário fazer o seguinte:

  1. Para começar, acesse a nossa plataforma. Nela, você poderá escolher a opção de teste grátis. Após realizar o cadastro e instalar a ferramenta, está tudo pronto para acessar o simulador.
  2. Na tela inicial, clique na aba Negociação, Conectar e escolha a opção simulador. Depois disso, é hora de iniciar a sua prática. A plataforma te disponibiliza diariamente cem mil reais fictícios para simular operações.
  3. Desafie-se e teste as suas estratégias. A ferramenta irá mostrar informações e resultados para você de acordo com o que está acontecendo na bolsa de valores em tempo real. 

Muito prático, não é mesmo?

Aproveite o simulador de investimento como uma ferramenta de aprendizado. Assim, é fácil testar conhecimentos e avaliar em quais pontos precisa melhorar para potencializar as chances de lucros ao fazer aportes no mercado de ações real. 

Ainda que você se saia muito bem nessa prática, é fundamental continuar estudando e se atualizando sobre a bolsa de valores e as tendências do mercado financeiro. Acompanhe o noticiário e, inclusive, nosso blog está recheado de informações bastante úteis.

Se você quer começar a investir na bolsa de valores, mas prefere testar seus conhecimentos antes, faça um teste gratuito no simulador de investimento Fast Trade hoje mesmo.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.