Blog

Saúde Financeira

Gestão de riscos em day trade: boas práticas para adotar!

Por Marco Túlio Barbosa Pires
22 março 2023 - 09:00 | Atualizado em 20 setembro 2023 - 10:38
gestao-de-riscos

A gestão de riscos em day trade é um elemento fundamental para uma estratégia de investimento bem-sucedida. Ao aplicar as boas práticas, é possível aumentar o retorno, proteger os ativos e reduzir as perdas.

Então, como desenvolver as melhores técnicas para conter os riscos do mercado?

Agilidade, concentração, dedicação e cuidado na operação de ativos tendem a ser insuficientes. Por isso, a partir das boas práticas da gestão de riscos em day trade, o profissional pode mapear as chances de perdas e reduzi-las ao máximo.

Quer saber como gerir, minimizando a exposição ao risco? Continue a leitura e veja nossas sugestões de boas práticas!

Gestão de riscos em day trade permite identificar o nível da exposição

Para ter sucesso neste tipo de estratégia, é importante que o trader conheça os riscos de cada papel. Esse conhecimento só pode ser obtido quando acompanha indicadores e especulações de mercado, informações que ampliam sua visão acerca dos riscos.

Quanto maior a variação de preço de um ativo, por exemplo, maiores serão as chances de quedas repentinas. E essas podem representar perdas. É claro que a mesma variação pode proporcionar ganhos interessantes para o trader. Por isso, é preciso estar atento e preparado para saber quando e como aproveitar as melhores oportunidades. 

Com esse trabalho, torna-se possível obter mais resultados positivos do que perdas que, em algum momento, podem acontecer.

O processo identifica quais riscos existem em um investimento e, em seguida, como lidar com esses riscos da maneira mais adequada. Dessa maneira, a gestão de riscos é importante porque pode reduzir ou aumentar o risco, dependendo dos objetivos dos investidores e gestores de portfólio.

Operar no day trade sem perder dinheiro é muito difícil. Sendo assim, o melhor caminho é ter ciência dos riscos e conhecer os potenciais de perda que existem, diminuindo a exposição a eles. Quando o trader identifica tais ameaças, ele consegue definir estratégias de investimentos mais assertivas e direcionadas para reduzir as perdas.

Gestão de riscos em day trade: 7 técnicas para colocar em prática

Afinal, como fazer uma gestão de riscos eficaz? Seguindo algumas boas práticas, você pode proteger suas operações e minimizar as possíveis perdas.

#1 Acompanhe o mercado da maneira correta

Para quem opera com ativos e quer fazer uma gestão de risco em day trade eficaz, compreender o mercado financeiro é essencial. 

Existem inúmeros fatores que podem influenciar o preço de uma ação. Muitos deles estão relacionados ao comportamento das empresas, enquanto outros se conectam com questões mais amplas, como decisões políticas e economia externa.

Vale destacar que os ativos de day trade são papéis de empresas, portanto os preços sofrem variações diante do status da companhia. Por exemplo, quando a companhia apresentou ótimos resultados no último mês, a tendência é que os ativos se valorizem.

Para o trader, compreender essa dinâmica é fundamental. Isso porque, dessa maneira, o profissional pode definir estratégias eficientes para suas operações

A tendência de queda dos ativos se confirma, principalmente, em situações específicas, como em casos de escândalos corporativos, problemas de gestão, resultados ruins ou qualquer fato interpretado como negativo por investidores.

#2 Planeje a negociação 

O planejamento e a estratégia pavimentam o caminho rumo ao sucesso. Por isso, os traders mais experientes costumam ensinar: “Planeje a negociação e negocie o plano”. 

Geralmente, os traders escolhem uma das duas principais maneiras para planejar a negociação: Stop-loos (S/L) e Take-profit (T/P).

Os traders bem-sucedidos sabem o preço que estão dispostos a pagar e por qual preço estão dispostos a vender. Eles podem, então, medir os retornos  em relação à probabilidade de a ação atingir seus objetivos. Se o retorno for alto o suficiente, eles executam a negociação.

Por outro lado, os traders mal sucedidos, geralmente, entram em uma negociação sem ter a ideia dos momentos em que venderão com lucro ou prejuízo. Como jogadores em uma maré de sorte ou azar, as emoções começam a dominar e ditar a tomada de decisão. Diante das perdas, a tendência é esperar para recuperar seu dinheiro, enquanto os lucros podem despertar o desejo por ganhos cada vez mais altos.

#3 Considere a regra de 1% 

Muitos traders seguem a chamada regra de 1%. Basicamente, ela sugere que você nunca deve colocar mais de 1% do seu capital em um único investimento. 

Portanto, se você tiver R$ 10.000 em ativos, sua posição em qualquer operação não deve ser superior a $ 100.

Essa estratégia é comum para traders com contas de menos de R$ 100.000 – alguns chegam a 2% se puderem pagar. Em contrapartida, traders com contas com saldos mais altos podem optar por uma porcentagem menor. 

Isso ocorre porque, à medida que o tamanho da sua conta cresce, a posição também aumenta. Sendo assim, a melhor maneira de manter suas perdas sob controle é manter uma regra abaixo de 2%. Se extrapolar esse percentual, você tende a arriscar um valor expressivo da conta investimento. 

#4 Defina os pontos de Stop Loss e Take Profit

Para conduzir a gestão de riscos em day trade com sucesso, definir esses pontos é fundamental.

Um ponto de Stop-Loss é o preço pelo qual um trader venderá uma ação e sofrerá uma perda na negociação. Geralmente, acontece quando uma operação não dá certo da maneira que um trader esperava. Os pontos são projetados para limitar as perdas antes que elas aumentem. Por exemplo, se uma ação cair abaixo de um nível de suporte chave, os traders vendem o mais rápido possível.

Por outro lado, um Take Profit é o preço pelo qual um trader venderá uma ação e obterá lucro. Nesse caso, a vantagem adicional é limitada devido aos riscos. Por exemplo, se um papel estiver perto de um nível de resistência importante após uma grande alta, os traders podem optar por vendê-lo antes que cause um período de consolidação.

Ao definir esses pontos, deve-se considerar também as seguintes estratégias

  • Use médias móveis de longo prazo para ações mais voláteis. Assim, é possível reduzir a chance de que uma oscilação de preço sem sentido acione uma ordem de stop-loss a ser executada;
  • Ajuste as médias móveis para corresponder às faixas de preço-alvo. Por exemplo, alvos mais longos devem usar médias móveis maiores para reduzir o número de sinais gerados;
  • Ajuste o stop-loss conforme a volatilidade do mercado. Se o preço das ações não estiver se movendo muito, os pontos de stop-loss podem ser reduzidos;
  • Use eventos fundamentais conhecidos, como lançamentos de ganhos e  períodos-chave para entrar ou sair de uma negociação, já que a volatilidade e a incerteza podem aumentar.

#5 Calcule o Retorno Esperado

Definir pontos de stop-loss e take-profit também é importante para calcular o retorno esperado. Na prática, esse cálculo oferece uma maneira sistemática de comparar vários negócios e selecionar apenas os mais lucrativos.

O retorno esperado pode ser calculado usando a seguinte fórmula:

[(Probabilidade de ganho) x (Take Profit % Ganho)] + [(Probabilidade de perda) x (Stop-Loss % Perda)]

O resultado desse cálculo é o retorno esperado que o trader deve considerar na gestão de riscos. Esse indicador permite uma medição em relação a outras oportunidades, que ajuda a determinar quais ações devem ser negociadas. A probabilidade de ganho ou perda pode ser calculada usando rompimentos históricos e quebras dos níveis de suporte ou resistência.

#6 Diversifique os investimentos para proteger os ativos

Para aproveitar ao máximo os seus recursos, o day trader nunca deve colocar “todos os ovos em uma única cesta”. Se você colocar todo o seu dinheiro em uma ação, corre o risco de ter uma grande perda. Portanto, lembre-se de diversificar seus investimentos. Isso não apenas ajuda na gestão de riscos em day trade, mas também amplia a sua visão para aproveitar mais oportunidades da bolsa.

#7 Acompanhe as especulações

Muitas vezes, a variação de preços do mercado vem da especulação, ou seja, de projeções feitas para o futuro, mas que já impactam nos valores de ativos no presente. Por isso, é indispensável que o trader esteja sempre atento às notícias do segmento, sabendo também especular a partir delas.

A capacidade de projetar movimentos futuros é algo que só se adquire com o tempo, mas pode ser de grande ajuda na hora de fazer a gestão de riscos em day trade. Se você consegue entender que determinado ativo vai sofrer uma queda, pode sair dessa posição antecipadamente e evitar as perdas de sua desvalorização.

Defina medidas de controle com base na estratégia

Para identificar, controlar e fazer uma boa gestão de riscos em day trade, a estratégia precisa ter uma boa base e ser definida com base em análises e estudos. Quem opera diariamente precisa estar pronto para lidar com as mudanças e variações de preço, que demandam alguns pontos de atenção.

A seguir, veja as principais medidas de controle que protegem a estratégia do trader, evitando que os riscos da operação acarretem prejuízos.

Planos de trading

O plano de trading é um dos requisitos fundamentais para operar. De nada vai adiantar ter boas ferramentas, orçamento confortável e agilidade se você não sabe exatamente o que quer do day trade.

É preciso ter metas de lucro, pensar em reações aos movimentos dos ativos e saber exatamente qual é o seu plano para operar com aquelas ações. Assim será possível operar com sucesso, minimizando os riscos e lidando de forma equilibrada com potenciais perdas.

Respeito ao orçamento

Seu orçamento limita suas operações. Se você tem determinado valor disponível, é apenas com ele que deve buscar movimentos para obter bons ganhos no day trade.

Ter clareza sobre o orçamento diário vai impedir perdas além da quantidade que você pode ter. Sendo assim, defina um valor máximo para operar que, caso seja perdido, não prejudique sua carteira. Além disso, lembre-se sempre: finanças pessoais e capital para operar não se misturam!

Regras de stop loss

O stop-loss é um dos principais recursos práticos na gestão de riscos do day trade. Ele funciona como um comando pré-programado para evitar prejuízos além do limite aceitável durante uma operação.

Devido à sua natureza dinâmica, o day trade sofre com variações constantes dos ativos. Pode ser que, em algum desses momentos, você não veja o preço caindo. O stop-loss evita perdas porque permite deixar um comando de venda programado na sua plataforma.

Por exemplo, você pode definir que tem um papel a R$ 10,50 e aceita uma perda de apenas R$ 0,20 nele. Se essa ação começar a cair repentinamente, assim que o ativo bater R$ 10,30, sua plataforma vai realizar a venda automática, evitando perdas maiores. 

Dê preferência a uma plataforma de investimentos segura

Para uma gestão de riscos em day trade, o profissional responsável pelas operações pode contar com uma plataforma de investimentos. A ferramenta funciona como uma ponte entre quem opera e os ativos do mercado, fornecendo informações importantes e gráficos que indicam as variações de preços das ações. É importante contar com uma plataforma eficiente e segura, como a Fast Trade. 

O sistema permite que as informações referentes à operação diária fiquem protegidas, impedindo qualquer tipo de divulgação indevida dos dados do trader, assim como dos valores com os quais ele operou. Na era digital e com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, ter uma plataforma com esse nível de proteção faz toda a diferença.  A exposição das operações e dos dados pessoais e financeiros pode causar grandes prejuízos.

Em síntese, a gestão de riscos em day trade deve ser encarada como um conjunto de práticas que torna a operação mais segura, com a devida mitigação de riscos e o controle de perdas. Desse modo, é possível preservar a carteira e ter maiores rendimentos.

Você está em busca de uma plataforma tecnológica, segura e eficiente, que viabilize a gestão de riscos em day trade? Cadastre-se no Fast Trade, uma plataforma de investimento completa, e tenha 15 dias de acesso gratuito!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.