Blog

InvestimentosSaúde Financeira

Estratégias de diversificação: como montar uma carteira eficiente

Por Fernando Caliman Pissó
03 maio 2023 - 11:00 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:48
Estratégia de diversificação de investimentos

As estratégias de diversificação ajudam a reduzir o risco em uma carteira de investimentos, permitindo que os investidores aloquem seus recursos de forma mais equilibrada em diferentes ativos e potencializem resultados. 

Em outras palavras, a diversificação ajuda o investidor a não “colocar todos os ovos na mesma cesta”, aumentando sua chance de bons retornos. Existem várias estratégias de diversificação de carteira, e cada uma tem suas próprias características.

Neste artigo traremos os conceitos das diferentes estratégias de diversificação de carteira, as vantagens e desvantagens de cada uma e como implementá-las em um portfólio de investimentos. Veja! 

 

Vantagens e desvantagens das principais estratégias de diversificação

Abaixo, veja quais são as principais estratégias de diversificação e as maiores vantagens e desvantagens de cada uma:

 

1- Diversificação por ativos

É definida pela compra de diferentes tipos de ativos, como ações, títulos, fundo imobiliário, moedas, entre outros. Seu objetivo é explorar diversas oportunidades, já que permite ao investidor direcionar seus recursos financeiros em mais de um ativo. 

Vantagens

  • Reduz os impactos das oscilações de um ativo; 
  • Permite que o investidor explore diferentes tipos de investimentos;
  • Promove a maximização dos lucros. 

Desvantagens

  • Risco de uma escolha incorreta de ativos, o que pode levar a prejuízos;
  • Maior complexidade na gestão da carteira, principalmente para investidores iniciantes;
  • Pode haver limitação de ganhos em um dos investimentos, uma vez que o capital está distribuído entre diversos ativos.

 

2- Diversificação geográfica

Inclui investimentos em ativos em diferentes regiões (como países emergentes ou países desenvolvidos). Essa estratégia visa aproveitar as oportunidades de outras regiões geográficas e reduzir a exposição ao risco de um único local. 

Vantagens

  • Reduz os riscos sistêmicos, ou seja, fatores que afetam a economia na totalidade, como crises financeiras e guerras; 
  • Possibilidade de explorar oportunidades em mercados emergentes com alto potencial de crescimento;
  • Proteção contra a desvalorização de determinadas moedas.

Desvantagens

  • Necessidade de acompanhar diferentes legislações, regimes tributários e idiomas;
  • Pode ser preciso monitorar o desempenho de diversos mercados financeiros simultaneamente;
  • A carteira pode ficar exposta a riscos econômicos, sociais e políticos específicos de cada país, os quais nem sempre o investidor tem conhecimento.

 

3- Diversificação por setor

É definida pelo investimento em empresas de diferentes setores da economia, como tecnologia, saúde, finanças, energia e varejo, por exemplo. Essa estratégia objetiva minimizar o risco associado a um setor específico do mercado. 

Vantagens

  • O investidor consegue aproveitar oportunidades nos setores com maior crescimento;
  • Oportunidade de investir em setores os quais o investidor tem mais interesse e afinidade, possibilitando que ele se especialize em tal; 
  • A diversificação em setores da economia reduz os riscos não-sistêmicos, que  são fatos e circunstâncias, tais como, gestão, sazonalidade, comportamento do consumidor e legislação, que podem afetar apenas o segmento em que atua. 

Desvantagens

  • Nem sempre é tão simples identificar os setores com maior potencial de crescimento, o que pode gerar dificuldade em gerenciar a diversificação entre eles;
  • Se o investidor optar por um setor que gere prejuízo, o lucro de outros setores pode acabar sendo diluído, limitando o retorno da carteira.

 

4- Diversificação por tamanho de empresa

É a estratégia de investir em empresas de diferentes portes (pequena, média e grande, por exemplo). A partir disso, é possível aproveitar a possibilidade de rentabilidade em organizações que apresentam diferentes estágios de crescimento. 

Vantagens

  • É possível identificar empresas com potencial de expansão e comprar ações enquanto elas ainda são mais baratas;
  • Os investimentos em empresas consolidadas podem fornecer segurança e estabilidade para a carteira.

Desvantagens

  • Identificar as empresas com maior potencial de crescimento pode ser uma tarefa complexa para boa parte dos investidores;
  • Pode haver dificuldades em gerenciar as diferenças entre os ativos de organizações de diferentes tamanhos;
  • Investimentos em empresas muito grandes podem apresentar limitação de ganhos e crescimento.

 

5- Diversificação por perfil de investidor 

Consiste em uma estratégia que orienta o investidor tendo como base o seu perfil conservador, moderado ou arrojado.

Vantagens

  • Respeitar os diferentes níveis de tolerância aos riscos do mercado. Por exemplo, uma pessoa com perfil conservador, tende a priorizar a preservação de capital, enquanto um investidor com perfil arrojado já se expõe a ativos de maiores riscos. Os investimentos mais arrojados podem trazer alta lucratividade, enquanto os conservadores trarão estabilidade;
  • Maiores as chances de alcançar as expectativas do investidor.

Desvantagens

  • Com o grande número de opções, o investidor pode ter dificuldades em enxergar as melhores opções para o seu perfil, caso não tenha auxílio profissional;
  • Não existe um modelo de carteira diversificada que sirva para todo e qualquer investidor;
  • A escolha de um tipo de investimento inadequado para o perfil do investidor pode levar a perdas consideráveis.

 

Como implementar as estratégias de diversificação? 

Você já conhece as vantagens e desvantagens de cada uma das estratégias de diversificação, o que talvez ainda não saiba é como implementá-las. Por isso, preparamos algumas dicas práticas que podem ajudar nesse objetivo. 

1- Defina seus objetivos financeiros

O primeiro passo para começar a investir é ter uma visão clara e ampla de seus objetivos, seja a curto, médio ou longo prazo. Você quer comprar um carro? Fazer uma viagem? Viver de renda passiva? Garantir a aposentadoria? Isso vai te ajudar a tomar as melhores decisões e a escolher a melhor estratégia de diversificação. 

2- Conheça seu perfil de investidor

Compreender seu perfil de investidor é essencial para manter o investimento consistente com suas expectativas e necessidades. Além disso, isso informará qual é a sua tolerância ao risco, o que pode ajudar a evitar dores de cabeça futuras. 

Por exemplo, se você tem um perfil de investidor arrojado, pode escolher uma estratégia de diversificação que esteja alinhada a isso. 

3- Estude cada estratégia de diversificação

Cada estratégia possui suas características próprias, por isso antes de escolher uma, estude sobre ela e certifique-se de que há uma sintonia com os seus objetivos e perfil de investidor.

4- Revise sua carteira de investimento regularmente

O mundo dos investimentos está em constante mudanças, tendo quedas e subidas rápidas. 

Por isso, é importante revisar as estratégias de diversificação em sua carteira de investimentos para garantir que estejam alinhadas aos seus objetivos e se estão assegurando os resultados financeiros almejados. 

5- Tenha ajuda profissional

Implementar os passos citados pode ser difícil para novos investidores, até mesmo por falta de prática ou confiança. Portanto, se você ainda não se sente pronto para aplicar as estratégias de diversificação por conta própria, considere buscar ajuda de uma empresa ou profissional especializado.

O uso da estratégia de diversificação permite aproveitar as oportunidades de diferentes ativos, setores e mercados simultaneamente. Além disso, esta solução permite aos investidores reduzir o risco de ativos individuais e seu impacto em sua carteira de investimentos.

A plataforma Fast Trade pode te auxiliar na otimização dos seus investimentos, proporcionando resultados financeiros excelentes. Faça um teste gratuito da nossa solução para conhecê-la melhor! 




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.