Blog

Investimentos

Topos e fundos duplos e triplos: como usar na sua estratégia de investimento

Por Rodrigo Santos
24 maio 2023 - 09:00 | Atualizado em 24 maio 2023 - 09:00
topos-e-fundos-duplos-e-triplos-como-usar-na-sua-estrategia-de-investimento

No mercado financeiro, é comum que os preços das ações flutuem significativamente ao longo do tempo. No entanto, existem alguns padrões que podem ser identificados nos gráficos de preços que indicam uma possível tendência.

Um desses padrões são os topos e fundos duplos e triplos. Isso pode ser usado por investidores para identificar o ponto de entrada ou saída de uma operação.

Este artigo explica o que são topos e fundos duplos e triplos, como identificá-los em gráficos de preços e usá-los em suas decisões de investimento. Acompanhe! 

O que são topos e fundos duplos e triplos?

Topos e fundos duplos e triplos são padrões gráficos técnicos que mostram o movimento do preço de um ativo. Eles podem ser usados ​​para análises técnicas focadas em decisões de investimento eficazes e mitigação de riscos.

Esses padrões geralmente indicam uma reversão de tendência. Isso significa que um aumento ou queda de preço pode terminar e abrir caminho para uma nova direção de preço. 

Topo duplo

Um topo duplo ocorre quando o valor de um ativo atinge um nível alto, depois recua, retorna ao mesmo nível alto anterior e cai novamente. Isso cria um padrão semelhante ao ‘M’ no gráfico de preços.

Na maioria das vezes, esse padrão é um sinal de que a tendência de alta anterior se transformou em uma tendência de baixa. Isso sugere que o preço pode não conseguir superar a resistência anterior e quebrar abaixo do suporte anterior.

Topo triplo 

É uma formação semelhante a um topo duplo. No entanto, neste caso, o preço atinge a mesma alta três vezes antes de cair, em vez de apenas duas vezes.

A interpretação também é parecida, mas é considerada um sinal ainda mais forte de reversão de tendência. Embora mais raro, é possível que os preços desses ativos mais que dobrem.

Fundo duplo

Este padrão pode ser definido como o inverso do topo duplo. Nesse caso, o preço atinge uma mínima, recua, retorna à mesma mínima inicial e sobe novamente. Se você olhar para o gráfico de preços, verá uma formação em forma de “W”.

Os especialistas interpretam esse padrão como um sinal de que a tendência de baixa anterior se transformou em uma tendência de alta. Isso sugere que os preços podem subir em breve.

Fundo triplo

É semelhante a um fundo duplo, mas o preço atinge a mesma baixa três vezes com altas intermediárias, formando um padrão semelhante a um ‘W’ com uma ‘perna’ extra.

Esse padrão é visto como um sinal ainda mais forte de que a tendência de baixa anterior deve mudar e quebrar acima da resistência anterior.

Como topos e fundos duplos e triplos podem ser identificados em um gráfico de preços?

Os topos e fundos duplos e triplos podem ser facilmente identificados em um gráfico de preços observando os padrões abaixo destacados:

Topo duplo: dois picos consecutivos de níveis similares de preço, com um recuo significativo entre eles, de forma similar a um “M”. 

Exemplo: imagine que o preço de uma ação atinja uma resistência em $ 50 duas vezes, formando dois picos iguais, com um vale em $ 40

Topo triplo: semelhante ao topo duplo, mas com três picos consecutivos em níveis semelhantes de preço e com recuos entre cada um deles.

Exemplo: imagine que o preço de uma ação atinja uma resistência em $ 50 três vezes, formando três picos iguais, com vales em $ 40 e $ 45.

Fundo duplo: pode ser identificado como dois pontos de baixa consecutivos com uma alta entre eles, formando um “W”. 

Exemplo: se o preço de uma ação atingir um suporte em $ 20 duas vezes, formando dois vales iguais, com um pico em $ 30. 

Fundo triplo: nesse caso, são vistos três pontos de baixa consecutivos com altas entre eles.

Exemplo: Imagine que o preço de uma ação atinja um suporte em $ 20 três vezes, formando três vales iguais, com picos em $ 25 e $ 30.

Como topos e fundos duplos e triplos podem ser usados na tomada de decisões de investimento?

Investidores e traders podem usar esses padrões para identificar pontos de entrada e saída para um determinado ativo. Dessa forma, é possível tomar decisões informadas com maior probabilidade de sucesso. Em geral, os padrões podem ser interpretados da seguinte forma:

Topo duplo: é um sinal para vender, colocando uma ordem de venda abaixo do nível de suporte;

Topo triplo: aponta que é o momento para vender, colocando uma ordem de venda abaixo do nível de suporte;

Fundo duplo: indica que é hora de comprar, colocando uma ordem de compra acima do nível de resistência;

Fundo triplo: funciona como um alerta para comprar, colocando uma ordem de compra acima do nível de resistência.

No entanto, é importante lembrar que essa análise não é uma ciência exata e os padrões podem falhar. Por isso, é importante que este método seja combinado (e interpretado) a outras réguas de medida, como fundamentos da empresa, perspectivas de mercado e outros.

Como vimos, topos e fundos duplos e triplos são ferramentas úteis para avaliar ativos e auxiliar na tomada de decisões. A identificação de um desses padrões gráficos pode ajudá-lo a decidir entre manter, vender ou comprar um ativo. Porém, como mencionado, combinar essa análise técnica com outras é fundamental para melhorar a precisão das decisões de investimento. 

A Fast Trade é uma plataforma de investimento completa que ajuda você a gerenciar eficientemente seus ativos. Cadastre-se e aproveite tudo o que nossa solução tem a oferecer!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.