Blog

AçõesInvestidor InicianteTrader

Deep value investing: veja o que é e como usar em seus investimentos

Por Rodrigo Santos
09 fevereiro 2022 - 15:14 | Atualizado em 30 março 2023 - 09:39
Deep Value investing
Saiba como o deep value investing funciona e qual a sua diferença em relação ao value investing!

Entre as diversas estratégias de investimentos, uma bastante utilizada é a deep value investing, que é basicamente a busca por ações que estão sendo negociadas na Bolsa de Valores abaixo do seu valor patrimonial, sem contar com suas obrigações financeiras.

Ficou interessado nesse assunto? Para saber como o deep value investing funciona e qual a sua diferença em relação ao value investing, leia este conteúdo até o final!

O que é o deep value investing?

O deep value investing é uma estratégia de investimentos que tem o objetivo de encontrar e comprar ações que estejam abaixo do seu preço real. Dessa forma, como essas ações podem ser consideradas muito descontadas, elas podem ter uma valorização muito grande.

Existem diversos motivos que as empresas podem estar sendo negociadas por um valor abaixo de seu valor patrimonial, entre eles estão:

  • denúncia de corrupção de gestões anteriores;
  • extinção do FIES, no caso do setor educacional;
  • pandemia, no caso das empresas do setor aéreo, de viagens, turismo e hospedagem;
  • entre outros eventos.

Dessa forma, se todos os investidores enxergassem uma grande oportunidade nessas companhias, elas não estariam negociando a esses múltiplos. No entanto, caso você vá contra o senso comum e a empresa acabe se recuperando, você pode ter valorizações muito grande.

Além disso, seu risco não é tão grande nesse tipo de ativo, pois se a empresa fosse liquidada, vendesse seus ativos e quitasse suas obrigações, você receberia ainda mais do que pagou para comprar suas ações.

Como o deep value investing funciona?

O deep value investing demanda bastante conhecimento e paciência, assim como outras estratégias de investimento. No entanto, por comprar empresas que estão muito descontadas, você poderá esperar um longo período de tempo para ver suas ações valorizarem. Dessa forma, é muito importante acompanhar seu desempenho e suas estratégias ao longo do tempo.

Além disso, você não deve se confundir e comprar ações de empresas baratas que estão com problemas estruturais, seja de má gestão ou que estão dando prejuízos consecutivos. Caso faça isso, você precisa ter pelo menos alguns indicadores que sejam otimistas em relação ao desempenho da companhia para o futuro

Existem poucas empresas que estão sendo negociadas abaixo de seu valor patrimonial e que podem ser bons investimentos no médio ou longo prazo. Dessa forma, você deve aprender a selecionar quais empresas valem a pena e quais não valem. Você pode passar um bom período de tempo sem se posicionar nesse tipo de empresa e pode demorar a surgir boas oportunidades, por isso é necessária muita paciência.

Como selecionar ações usando o deep value investing?

Antes de selecionar ações usando o deep value investing, é necessário entender primeiro qual seu perfil de risco, principalmente para descobrir qual a porcentagem da sua carteira de investimentos que você vai dedicar para comprar esse tipo de ativo. Após isso, alguns aspectos para se analisar uma ação sob essa ótica são os seguintes.

Situação atual da empresa

Você deve entender qual a situação atual da empresa e por que ela está sendo negociada a um preço mais baixo do que seu valor patrimonial. Pois, como já comentado, isso pode acontecer por diversos motivos, então é importante tentar identificá-los para não acabar comprando empresas que podem ser muito arriscadas.

Estratégia de crescimento para o longo prazo

Identificar a estratégia de crescimento para o longo prazo é bastante importante, pois a partir dela, você entende se a empresa pode ter uma boa capacidade de retomada ou não. Mas, além da estratégia é importante verificar o quanto a empresa já está executando ela, para isso não ficar apenas nos planos e nada ser feito no presente, pois, caso isso seja feito, a companhia vai precisar de mais tempo para retomar seu crescimento.

Nível de liquidez

O nível de liquidez é muito importante, já que ele vai permitir a você comprar e/ou vender ativos no momento que quiser, sem ter nenhuma discrepância muito grande. Dessa forma, você deve entender se a empresa tem uma liquidez mínima para que seja possível fazer isso.

Valor de mercado

Como já falado anteriormente, essa estratégia, chamada de deep value investing, tem como base a negociação de ações com valor de mercado menor que seu valor patrimonial. Dessa forma, é muito importante entender qual é essa relação e se ela está muito próxima ou não para saber o quanto a companhia está desvalorizada.

Um último ponto importante está relacionado à diversificação. Dessa forma, independentemente da metodologia que você utilizar, é muito importante diversificar seus investimentos em empresas de diferentes setores, regiões e características para diminuir a correlação de ativos.

A partir da diversificação, você não estará exposto apenas a um determinado ativo, afinal, mesmo se fizer um deep value investing muito bem feito, existe uma probabilidade da empresa que você investiu não dar o retorno esperado.

Dessa forma, investir em diferentes empresas diminui esse risco e faz com que você possa ter seu dinheiro em diferentes empresas. Caso alguma delas tenha uma valorização muito grande, ela pode compensar outras empresas que acabaram não valorizando.

Quais são os benefícios de usar o deep value investing?

Existem diversos benefícios de usar o deep value investing, entre eles o principal está relacionado a realizar a compra de uma empresa que não tem fundamentos ruins e que, mesmo assim, está sendo negociada a um preço de mercado abaixo do valor patrimonial.

Dessa forma, teoricamente, mesmo se tudo der errado, caso a empresa encerre suas operações, você vai receber um valor maior do que o que investiu e não terá nenhum tipo de prejuízo. Já se o cenário for positivo e a empresa se recupere, é muito provável que você tenha uma valorização muito grande no seu portfólio.

Para aplicar o deep value investing da melhor forma possível, é muito importante contar com uma boa plataforma de investimentos para acompanhar os indicadores listados acima e entender se vale a pena investir naquela determinada companhia ou não.

Entre em contato conosco e garanta uma plataforma que vai auxiliar você a montar esse tipo de estratégia, aumentando a sua rentabilidade no longo prazo!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.