Blog

InvestimentosTrader

Day Trade no dólar futuro: conheça as vantagens e os riscos de operar com este ativo

Por Fernando Caliman Pissó
20 outubro 2022 - 08:14 | Atualizado em 22 agosto 2023 - 09:40
Day Trade no dólar
Imagem: Shutterstock

Viver de Day Trade é o sonho de muitas pessoas que desejam alcançar a liberdade financeira e, ao mesmo tempo, ter qualidade de vida! Mas para se tornar um trader de sucesso, é necessário ter muita dedicação aos estudos, investir em treinamento e, acima de tudo, construir uma boa estratégia operacional.

E um dos aspectos mais importantes desta estratégia é a escolha do ativo! Selecionar uma opção que seja mais adequada ao perfil do trader e aos objetivos do trabalho que será desenvolvido é um fator que pode ser decisivo tanto para o sucesso quanto para o fracasso do planejamento.

O mercado financeiro oferece diversas opções de ativos, que apresentam características próprias e recebem a influência de variáveis diferentes. Na Bolsa de valores, cada segmento de negócios não representa apenas as variações de preços, mas também a intenção de pessoas que vão comprar ou vender.

Partindo da premissa de que não existe um “ativo ideal” para operar Day Trade, é fundamental saber escolher o mais apropriado à realidade individual do operador e do mercado, ao qual, está inserido. Abaixo, estão listados os principais fatores que precisam ser considerados antes de tomar essa decisão.

Como escolher um ativo para operar Day Trade?

Na renda variável, existem vários tipos de ativos que podem ser utilizados nas operações de Day Trade. No entanto, é importante observar alguns fatores que vão atuar como vantagem competitiva nas negociações e podem facilitar a obtenção de ganhos mesmo para quem ainda é iniciante neste mercado.

Índices de liquidez do ativo

Os ativos que possuem altos índices de liquidez podem ser comprados ou vendidos com facilidade, de modo que as operações são finalizadas rapidamente. E para quem vai operar Day Trade, os segmentos mais líquidos são ideais, porque favorecem a realização de um grande volume de negócios no dia. 

Influência do contexto macro   

O comportamento dos ativos pode ser muito ou pouco influenciado pelo contexto macro, que envolve desde os aspectos políticos e econômicos de um país, até o mercado de atuação e as notícias diárias. As ações são uma classe muito suscetível à interferência destas variáveis, enquanto os contratos futuros sofrem menos choques, embora apresentem uma volatilidade natural.

Custo para operações

Para negociar ativos na Bolsa de valores, existem custos que são atribuídos às operações. É importante identificar quais as taxas estão atreladas a cada ativo, considerando os valores a título de corretagem, Imposto Sobre Serviços (ISS), emolumentos, custódia, Imposto de Renda (IR) e plataformas de negociação.

Margem de garantia

Para negociar ativos na B3, o trader precisa ter na conta da corretora um valor referente à margem de garantia, que pode variar conforme as diretrizes do mercado. Por exemplo, para operar ações, é necessário ter uma quantia suficiente para cobrir a transação, enquanto nas operações com contratos futuros é possível utilizar a alavancagem, sendo exigido apenas um valor mínimo para cada segmento. 

Risco x Retorno

Ao selecionar um ativo para operar Day Trade, é importante comparar os riscos envolvidos e o retorno que se pode obter com a negociação. Em alguns casos, o risco de perder um valor muito alto é compensado pela oportunidade de ter ganhos expressivos no curto prazo, porém, também é possível gerenciar perdas pequenas para conseguir ganhos mais consistentes.

Agora que já sabemos o que deve ser avaliado antes de escolher um ativo, vamos entender o porquê o dólar futuro é um ativo de referência para quem deseja ter sucesso nas operações de Day Trade.

Vantagens de operar o dólar futuro

Em comparação aos demais ativos, o dólar futuro oferece muitos benefícios para quem deseja obter lucro no curtíssimo prazo e sem ficar muito tempo exposto aos solavancos do mercado. A seguir, as principais vantagens de operar Day Trade utilizando esta modalidade.

Ativo de volatilidade ou tendência – O dólar futuro conta com uma volatilidade natural em suas negociações devido ao alto volume de oferta e demanda. Por esse motivo, ele sofre menos impactos das variáveis macro e se torna um grande expoente para os traders, sobretudo, aqueles que utilizam análise técnica e Metajogo. 

Moeda forte – Por ser a moeda mais forte do mundo, o dólar se apresenta como um dos principais ativos de segurança para os investidores, servindo como refúgio para os tempos de incerteza global. Desse modo, ao operar dólar futuro, o trader estará garantindo uma proteção ao seu patrimônio.

Margem pequena para minicontratos – Para negociar contratos de dólar futuro, é necessário ter uma margem de garantia junto às corretoras. No entanto, para minicontratos deste ativo, o valor mínimo exigido é R$ 150, o que o torna uma das alternativas mais acessíveis do mercado financeiro.

Corretagem zero ou muito acessível – Com o objetivo de incentivar o acesso ao mercado futuro, a maioria das corretoras oferece gratuidade nos serviços de intermediação das negociações ou preços menores, mas com uma contrapartida de facilidades que tornam o dólar um ativo muito competitivo para Day Trade.

Elevado potencial de retorno – O dólar futuro oferece níveis de rentabilidade compatíveis com o grau de risco que o trader está disposto a assumir. Contudo, os altos índices de liquidez elevam o potencial de ganhos de curto prazo, pois abrem espaço para o trader efetuar múltiplas operações em um mesmo dia.

Riscos associados ao Day Trade no dólar futuro

Assim como os demais ativos classificados na renda variável, as negociações de dólar futuro oferecem riscos que precisam ser muito bem avaliados. Em primeiro lugar, é fundamental entender que este mercado é muito concorrido e que a competição é estruturalmente desigual.

Os traders individuais vão concorrer com traders institucionais, que são profissionais experientes, muito bem informados e que detém um volume de capital expressivo para colocar nas operações. Assim, o risco de perda de capital é muito grande se a pessoa não tiver conhecimento suficiente sobre o ativo.

Outro ponto importante é a experiência de mercado. Muitos traders que ainda estão iniciando na atividade são enganados por promessas de lucros fáceis e sem grande esforço, no entanto, operar dólar futuro é tão complexo e desafiador quanto qualquer outro ativo da renda variável.

Por esse motivo, também é imperativo que o trader tenha um plano de gestão de riscos que contemple, pelo menos, a meta de ganhos e o valor máximo aceitável para a perda diária, uma estratégia de curto e longo prazo e o nível de exposição que se está disposto a aceitar.

Depois de todo este conteúdo, não tem mais justificativa para você não operar Day Trade no dólar futuro! E para começar em alto nível, faça o teste gratuito de 15 dias na plataforma Fast Trade. Basta acessar o nosso site e efetuar o cadastro para liberar o acesso à sua conta.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.