Blog

AçõesInvestidor InicianteInvestimentos

Conheça 3 vantagens do Chart Trading e veja como otimizar suas operações

Por Marco Túlio Barbosa Pires
11 maio 2022 - 14:00 | Atualizado em 24 maio 2023 - 14:21
Chart Trading
Imagem: Freepik

Os avanços tecnológicos impactam todos os segmentos. Com o mercado financeiro, não poderia ser diferente. O modelo eletrônico do mercado, popular desde os anos 90, vem dando espaço à versão digital em todo o mundo. Por isso, preparamos um post com as principais vantagens do Chart Trading e dicas de como otimizar suas operações.

O melhor de tudo é que o pregão presencial vem sendo cada vez menos necessário, o que facilita as negociações e permite que até mesmo os investidores que atuam como Pessoa Física tenham mais dinâmica nas suas aplicações e aproveitem excelentes oportunidades. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é o Chart Trading?

O acesso ao mercado de investimentos era muito mais restrito há alguns anos, sendo feito, na grande maioria das vezes, por grandes escritórios e traders profissionais. Isso ocorria tanto por conta de imposições financeiras, como taxas de corretagem e limite mínimo de operação, quanto por limitações técnicas.

O cenário começou a mudar com a popularização de plataformas digitais que puderam democratizar o acesso ao mercado de investimentos. Nesse sentido, o Chart Trading, também chamado de operação pelo gráfico, surge como uma solução. Trata-se de uma modalidade de negociação que agiliza e otimiza as decisões, facilitando o envio de ordens.

Na prática, o que o Chart Trading faz é permitir que o investidor opere diretamente no gráfico do terminal que está utilizando, acompanhando a evolução dos papéis nos quais tem interesse e emitindo resoluções de forma mais simples e rápida. Plotar ordens, portanto, é algo que pode ser feito com apenas alguns cliques no mouse ou, mais recentemente, com o toque dos dedos em plataformas mobile.

Quais as funcionalidades do Chart Trading?

Agora que você já conheceu o conceito de Chart Trading, podemos falar mais sobre suas funcionalidades. Uma das mais significativas é o envio de ordens para compra e venda, o que ajuda bastante a vida do investidor. Possivelmente, é a ferramenta mais simples e utilizada, pois permite atualizar a posição de forma quase instantânea.

Por meio do Chart Tranding, também é possível definir configurações de stop loss, que tem a função de impedir que um ativo estipulado ultrapasse um valor mínimo determinado pelo investidor, protegendo seu capital.

O mesmo pode ser feito com o stop gain, no qual é estabelecido um valor de saída. A ordem de parada, portanto, será executada automaticamente quando uma oferta deste valor estiver disponível.

Outro recurso disponível é o acompanhamento de posições e visualização de indicadores técnicos em tempo real, inserindo pontos antes mesmo de fazer a análise gráfica. Ou seja, o grande diferencial do Chart Tranding é que tudo fica disponível na tela do operador para consulta, em qualquer hora ou local. Impressionante, não é mesmo?

Como o investidor pode usar o Chart Trading?

Você já deve ter entendido que o Chart Trading é uma ferramenta operacional, cujo objetivo primordial é otimizar as ordens do investidor por meio da tecnologia. Isso quer dizer que, a cada mudança dos ativos, ações ou mercado que você estiver acompanhando, o gráfico será alterado em tempo real, recalculando seus dados e redesenhando a interface gráfica.

A ferramenta oferece mais consistência nas informações repassadas aos usuários, trazendo uma série de vantagens para as negociações. Sendo assim, analise os dados para reverter sua posição quando julgar adequado, mandar ordens de compra e venda, configurar stop, editar resoluções, acompanhar lucros, observar prejuízos e assim por diante.

Quais são as principais vantagens do Chart Trading?

Vamos encerar o conteúdo mostrando as principais vantagens do Chart Trading. Até aqui, você já pôde conhecer alguns dos seus benefícios mais relevantes, mas, agora, vamos esmiuçá-los para que você tenha o melhor proveito de uma tecnologia tão incrível. Acompanhe!

1. Maior agilidade nas ordens

Não dá para negar que uma das principais vantagens do Chart Trading é conferir mais agilidade nas ordens. No mercado financeiro, mais do que em outros segmentos, o ditado “tempo é dinheiro” faz ainda mais sentido, concorda? O tempo é um fator primordial, sobretudo em operações extremamente velozes, como as de day trade.

Em questão de minutos ou segundos, os ativos podem reverter totalmente o seu comportamento. Se o investidor demorar para tomar uma decisão, os prejuízos podem ser tremendos. É fundamental ser rápido para usar as informações disponibilizadas na sua tela e aproveitar possíveis flutuações de mercado.

2. Acompanhamento em tempo real

O Chart Trading é uma solução que permite ao investidor acompanhar em tempo real seus ativos. Isso ajuda bastante a tomar decisões embasadas para a montagem da carteira, analisando as movimentações que estão acontecendo, mesmo em períodos muito breves.

Com dados dos ativos e produtos chegando quase instantaneamente, os investidores ganham uma excelente margem de segurança para agir como acharem melhor, o que pode ser um diferencial na hora do “vamos ver”. Pelo painel lateral ou pela linha das operações abertas no gráfico, você acompanha seu desempenho e faz mudanças imediatas.

3. Mais organização para investir

Não é novidade que a organização ajuda na produtividade em todos os segmentos, não importa a área ou ramo de atuação. No mercado financeiro, por conta da sua infinidade de dados e detalhamentos, uma pequena confusão ou desordem pode ser sinônimo de prejuízos significativos para o investidor.

Por essa razão, o Chart Trading é extremamente útil, tendo em vista que reúne ferramentas estratégicas, operacionais e de gestão em uma só tela. Isso permite um desempenho muito melhor das operações, pois as informações estarão centralizadas em um só local, por meio de gráficos que podem ser visualizados e utilizados com simplicidade.

Agora, você já sabe o que é o Chart trading! Independentemente do seu perfil ou dos seus objetivos como investidor, essa é uma ferramenta útil, porque permite a visualização de seus ativos em forma de gráfico, ajuda a compreender dinâmicas e movimentações no mercado financeiro.

Gostou de conhecer as vantagens do Chart trading e ver como otimizar suas operações? Fique de olho em nosso blog pois, semanalmente, disponibilizamos conteúdos para auxiliar em seus investimentos!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.