Blog

Investimentos

Qual é o objetivo de uma Clearing House no Brasil?

Por Fernando Caliman Pissó
30 setembro 2021 - 09:00 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:49
clearing house

Muitas pessoas estão em busca de maiores conhecimentos sobre o mercado financeiro, sobretudo por vivermos um momento no qual a procura por oportunidades de boa rentabilidade e de diversificação de ativos se faz tão importante. Pensando nisso, preparamos um post mostrando como funciona e qual é o objetivo de uma Clearing House no Brasil.

Esse ainda é um termo bastante desconhecido do público geral, mas que tem um papel preponderante no segmento e que pode auxiliar nos investimentos, com uma função extremamente relevante dentro do contexto do setor. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é uma Clearing House?

Uma Clearing House, que pode ser traduzida para o português como Casa ou Câmara de Compensação, nada mais é do que um sistema que viabiliza a relação entre compradores e vendedores no mercado financeiro. Na prática, o que ela faz é registrar e processar as transações existentes, conferindo mais eficiência e segurança aos envolvidos.

Como funciona uma Clearing House?

Na prática, quando um comprador adquire ações de um vendedor na Bolsa de Valores, a Clearing House atua de forma a garantir a existência da posse dos títulos de quem vende, bem como a quantia disponível para investir na conta de quem compra. Sem esse mecanismo, ambos ficariam sem apoio ou garantias para efetivarem a negociação.

Quais as principais Clearing Houses no Brasil?

Existem diversas Clearing Houses bastante conhecidas no Brasil, tendo em vista que há variados tipos de títulos. Dessa forma, enquanto algumas Câmaras de Compensação são voltadas para os processos de liquidação e de custódia de títulos, outras atuam no âmbito privado sob o comando da B3. Confira, abaixo, alguns exemplos.

SELIC

Você já deve ter ouvido a sigla SELIC, que diz respeito ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Como o próprio nome já diz, ela é responsável por liquidar e custodiar títulos públicos federais em tempo real. Na prática, quem adquire uma Letra Financeira do Tesouro (LTF), por exemplo, terá a liquidação feita pela SELIC.

CETIP

A CETIP é outra sigla comum no mercado financeiro, sobretudo para quem está acostumado com investimentos. Ela quer dizer Central de Liquidação de Títulos Privados, ao contrário da SELIC, que é voltada para ativos públicos. Um exemplo bastante comum de compensação da CETIP são os CDBs, oriundos de bancos particulares.

BM&FBovespa

Por fim, não dá para falar de Clearing House no Brasil sem falar da BM&FBovespa. O seu foco de atuação está nas ações, sendo ela responsável pelo registro de compra e vendas de ativos na Bolsa. Ela costuma ter um prazo de liquidação um pouco maior, podendo atingir três dias úteis. Em 2017, a BM&FBovespa e a CETIP se fundiram, gerando uma empresa nova chamada B3.

Agora, você já sabe como funciona e qual é o objetivo de uma Clearing House no Brasil. Elas são instituições essenciais para o mercado financeiro, que ajudam a trazer mais garantias e segurança para todos os envolvidos no segmento.

Gostou de aprender mais sobre como funciona uma Clearing House no Brasil? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.