Blog

Investimentos

Ações fracionadas: como investir em grandes empresas por uma fração do preço

Por Gustavo Ribeiro
27 setembro 2023 - 09:00 | Atualizado em 27 setembro 2023 - 09:00
Gráfico ilustrativo de ações fracionadas brilhando em um fundo escuro

A democratização é uma das maiores tendências do mercado financeiro. Isso significa que investir está se tornando cada vez mais acessível e, logo, atraindo mais pessoas. No entanto, o alto preço de alguns ativos, principalmente das maiores marcas, pode ser um empecilho para boa parte dos investidores. 

Nesse contexto, as ações fracionárias surgem como uma alternativa para aqueles que desejam comprar ativos de grandes empresas, mas não podem arcar com os custos integrais desse tipo de transação. Afinal, nesse modelo, é possível investir pagando uma pequena parte do valor original. 

Neste artigo, você vai entender o conceito de ações fracionadas, seu funcionamento e os benefícios de investir nesse formato, incluindo o pagamento de dividendos. Leia esse artigo e aprenda a ampliar suas possibilidades de investimento com o mercado fracionário. Vamos lá?

O que são ações fracionadas?

Uma ação fracionada é a mesma ação de uma empresa negociada na B3, porém dividida em partes e negociada por um valor igualmente fracionado. Ou seja, enquanto uma ação representa a propriedade completa de um ativo, uma ação fracionada representa apenas uma fração dele. 

O chamado mercado fracionário permite que os investidores comprem frações de ativos de grandes empresas, uma vez que seu preço integral costuma ser elevado. Dessa forma, o investidor pode escolher o valor que deseja aplicar em determinada empresa, independente do preço individual de cada ação.

O custo total das ações fracionadas é proporcional à fração adquirida, tornando possível investir quantias menores de dinheiro. Como resultado, quem não quer – ou não pode – arcar com os custos dos ativos de uma companhia consegue optar pelas ações fracionadas. 

Diferença do mercado padrão

Em comparação com o mercado tradicional, o principal benefício é o valor reduzido, que permite investir em empresas consolidadas no mercado. Essas marcas costumam vender lotes mínimos de 100 ações, o que exige um investimento significativo que nem todas as pessoas conseguem arcar. 

No mercado fracionário, por sua vez, não há essa exigência. Ou seja, se alguém quiser comprar apenas o equivalente a 5 frações da ação de uma empresa, ele pode.

Pagamento de dividendos

Uma das principais dúvidas quanto ao mercado fracionário é como fica a questão dos dividendos – uma pequena parcela do lucro repassada para os acionistas. Porém, o processo funciona de forma semelhante ao mercado padrão. Só que respeitando as proporções, é claro.

As empresas que fazem esse tipo de remuneração pagam o valor do dividendo por ação e não fazem distinção entre os acionistas que possuem ações inteiras ou fracionadas. Dessa forma, o pagamento é feito proporcionalmente àquilo que foi investido pela pessoa.

Como comprar ações no mercado fracionário?

Para negociar no mercado fracionário, o primeiro passo é ter uma conta em uma corretora certificada pela Bolsa de Valores. Em seguida, deve-se abrir o Home Broker e buscar pelas ações fracionadas, que são identificadas por uma letra “F” ao final de seu nome. 

Também é possível pesquisar o ativo da empresa escolhida (seguido por “F”) e escolher a quantidade desejada. No processo de busca, caso o ativo padrão da empresa seja ELET6, por exemplo, deve-se procurar por ELET6F para encontrar a versão fracionada. 

No mais, o processo é basicamente o mesmo da compra de ativos tradicionais. E isso inclui a aplicação de taxas de corretagem e impostos, que podem variar de acordo com cada corretora. 

Vantagens e desvantagens das ações fracionadas

A possibilidade de comprar ações das maiores empresas do Brasil e do mundo por uma fração do valor pode ser bastante atrativa. No entanto, é importante prestar atenção a todos os aspectos dessa negociação, positivos e negativos, antes de optar por ela. 

Veja quais são as principais vantagens e desvantagens desse formato:

Prós 

  • Chance de investir nas maiores empresas da Bolsa de Valores pagando um valor significativamente inferior ao praticado do mercado padrão; 
  • Mais liberdade na escolha de quantidade e valores investidos, uma vez que não há a necessidade de comprar apenas lotes múltiplos de 100;
  • Pagamento de dividendos, ainda que proporcionais ao valor investido (em caso de empresas que pagam dividendos);
  • Oportunidade de usar os lucros obtidos para incrementar seus investimentos, o que é útil para acumular patrimônio a longo prazo;
  • Possibilidade de diversificar suas aplicações, reduzindo os impactos de uma queda repentina em um dos ativos da carteira.

Contras

  • Taxas de corretagem costumam ser proporcionalmente mais altas, se comparadas com o mercado tradicional. Essa é uma situação que é possível evitar ao optar por uma empresa que não faz cobrança desse valor, o que é o caso de muitas no mercado. 
  • Devido ao volume de negociações diárias ser relativamente menor, pode haver uma certa dificuldade para vender esses ativos pelo preço desejado;
  • Algumas ações fracionadas têm menor liquidez em comparação com as ações negociadas em lotes padrão;
  • Em caso de consulta a acionistas, os detentores de ações fracionadas têm menos influência nas decisões corporativas.

Sem dúvidas, as ações fracionadas são uma das soluções mais acessíveis para aqueles que desejam investir em grandes corporações, mas não podem arcar com o custo integral de seus ativos. Nesse sentido, o mercado fracionário abre novas oportunidades para investidores de diferentes perfis e níveis financeiros.

Além do valor mais em conta, entusiastas do mercado fracionário conseguem aproveitar vantagens como maior liberdade de escolha e pagamento regular de dividendos. Portanto, se você está buscando por um novo tipo de investimento, considere dar uma chance para as ações fracionadas e dê mais um passo em direção à realização de metas financeiras.

Você se interessa pelo mercado financeiro e quer ficar por dentro de todas as novidades? Acompanhe nosso blog e não perca nenhuma atualização!




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.