Blog

Investidor Arrojado

Como a alta do dólar pode influenciar meus investimentos? Entenda!

Por Rodrigo Santos
12 fevereiro 2019 - 11:31 | Atualizado em 17 novembro 2020 - 11:51

A alta do dólar é um fator que apresenta grande influência sobre os investimentos, uma vez que essa é a moeda oficial de operação do mercado. Diferentes aspectos podem contribuir para alta do dólar, por isso, é fundamental acompanhar de perto as mudanças nos cenários nacionais e internacionais.

Independentemente do perfil de investidor, todo trader que esteja em busca de bons resultados deve estar ciente da importância do valor de dólar e acompanhar de perto suas oscilações e consequências relevantes no mercado.

Neste post, vamos falar sobre o tema e apontar a importância de estar sempre atento, a fim de potencializar recursos, aumentar os lucros e também proteger-se de riscos desnecessários. Acompanhe!

O que influência a alta do dólar?

Diversos fatores podem influenciar e contribuir para a alta do dólar, mas, no geral, o mercado é regido pela lei da oferta e da procura. Isso significa que, quanto menos dólares estiverem no Brasil, maior será o valor da moeda americana no território nacional.

Entre os principais pontos a serem observados estão a taxa de juros, a balança comercial e o preço das commodities. Saiba mais a seguir.

Taxa de juros

A taxa de juros (nacional e internacional) é um dos fatores que tem forte influência sobre o preço do dólar. Quando as taxas de juros no Brasil estão baixas, os investidores podem optar por fazer seus investimentos no mercado internacional, o que faz com que haja menor quantidade de moeda americana no país e aumente, assim, seu preço.

Balança comercial

Diz respeito à relação entre importações e exportações — quanto mais o saldo da balança comercial for positivo, maior a quantidade de dólar no Brasil, variando o custo da moeda.

Preço das commodities

O preço das commodities também influencia o preço do dólar, uma vez que esses produtos estão entre os que mais são exportados.

Como a alta do dólar afeta a economia de modo geral?

O dólar é a moeda oficial do mercado internacional e, por isso, sua variação afeta a economia de todos os países. Sendo assim, engana-se quem pensa que somente os produtos importados sofrem influência com as oscilações do dólar.

Na verdade, a taxa de câmbio atinge diretamente o cotidiano das pessoas, uma vez que ela é determinante para o índice de inflação e preços em toda a economia nacional. A indústria também é fortemente impactada pelo preço do dólar, já que quando a moeda sobe, os produtos nacionais ficam mais baratos, fortalecendo a indústria nacional.

Como a alta do dólar influencia nos investimentos?

A alta do dólar pode impactar seus investimentos de diversas maneiras, afinal, existem boas aplicações de renda pré e pós fixadas que têm sua remuneração atrelada à taxa cambial.

Muitos investimentos de renda fixa e variável estão diretamente atrelados ao cenário internacional, por isso é fundamental que, antes de investir, o trader esteja bem informado e consciente dos riscos envolvidos em cada decisão tomada.

Neste post, explicamos o impacto da alta do dólar para a economia e qual a importância de entender, principalmente, seu impacto na economia de modo geral. Quanto mais conhecimento o trader adquirir, melhor serão suas fundamentações e segurança na hora de tomar decisões importantes para obter bons resultados.

Se você quer saber mais sobre o assunto, aproveite a visita no blog e saiba por que fazer diversificação de investimentos.




Sobre o autor