Blog

Investidor Iniciante

7 dicas de livros sobre investimentos

Por Fernando Caliman Pissó
01 dezembro 2022 - 09:41 | Atualizado em 07 agosto 2023 - 18:48
Dicas de livros sobre investimentos
Imagem: Freepik

Geralmente, as pessoas mais bem-sucedidas do mundo também são leitores vorazes. Isso também é verdade para os investidores de valor mais bem-sucedidos.

Tanto Warren Buffett (que costumava ler 1.000 páginas por dia quando estava começando) quanto Charlie Munger (que frequentemente aconselha jovens investidores a “se tornarem autodidatas por toda a vida por meio de leitura voraz”) creditam a seu hábito de leitura um dos principais contribuintes do seu sucesso.

Ben Graham era um leitor ainda mais prolífico do que seus sucessores – ele costumava citar os clássicos latinos e gregos e uma vez traduziu um romance espanhol para o inglês.

Aqui estão os melhores livros do mercado de ações para aprender, quer você esteja procurando diversificar seu portfólio, aprender quando comprar e vender ações ou apenas mergulhar no mundo dos investimentos.

1- O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

Se você pretende ler apenas um livro sobre investimentos, que seja O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham. O próprio Warren Buffett recomenda este livro, dizendo que mudou a maneira como ele via o mercado de ações. 

Foi escrito por Benjamin Graham, que iniciou sua carreira de investidor em 1914 e sobreviveu ao crash financeiro da década de 1920.

Há uma razão pela qual Graham é chamado de “padrinho do investimento em valor”. Ele foi provavelmente a figura de investimento mais influente do século 20, e The Intelligent Investor é provavelmente o livro de investimento mais influente de todos os tempos.

O Investidor Inteligente é a bíblia do investidor. Há conselhos sobre como diversificar seu portfólio, quando comprar e vender ações e como escolher em quais empresas vale a pena investir.

2- Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki)

Um best-seller por mais de 25 anos, Pai Rico, Pai Pobre é um dos livros mais recomendados sobre investimento e gestão de patrimônio em geral. A obra explica a geração de riqueza básica de forma compreensível e inspiradora e é uma introdução sólida o suficiente para esses conceitos.

Kiyosaki aponta como o sistema educacional americano pode ser enganoso, projetado para não conseguir escapar da corrida corporativa. O autor sugere que, para sair desse sistema, os investidores devem investir apenas nos ativos que geram um fluxo de caixa anual ou mensal, ao mesmo tempo em que fornecem vantagens em termos de valor patrimonial.

3- Estratégia Competitiva – Técnicas para Analisar Indústrias e Concorrentes (Michael Porter)

Estudar Michael Porter é uma das primeiras coisas que você faz na escola de negócios. Estratégia Competitiva – Técnicas para Analisar Indústrias e Concorrentes transformou a teoria, a prática e o ensino da estratégia de negócios em todo o mundo.

Este livro apresenta as 5 Forças de Porter para ajudar os investidores a analisar a atratividade da indústria, bem como as 3 formas de estratégia de uma empresa – baixo custo, diferenciação e foco.

4- O Investidor de Bom Senso (John C. Bogle)

Quer saber o básico por trás de duas opções comuns de investimento? O Investidor de Bom Senso explica a diferença entre fundos geridos ativamente e fundos de índice, e em qual deles você deve investir seu dinheiro.  

O autor do livro é John C. Bogle, fundador e ex-CEO da Vanguard, que administrou mais de US$ 7 trilhões em ativos em 2021. Bogle explica aos leitores por que eles devem considerar fundos seguros e de baixo custo em vez de fundos arriscados e de alto custo gerenciados ativamente.  

Há também conselhos sobre qual fundo escolher e como evitar tendências de mercado que muitas vezes acabam não valendo seu tempo ou dinheiro.

5- A Psicologia Financeira – Lições atemporais sobre riqueza, ganância e felicidade (Morgan Housel)

Morgan Housel é ex-colunista do The Motley Fool e do The Wall Street Journal. Não há conselhos práticos de investimento no livro. Em vez disso, A Psicologia Financeira –  Lições atemporais sobre riqueza, ganância e felicidade se concentra em todas as maneiras pelas quais as pessoas pensam sobre riqueza, economia e sucesso.

O livro é composto por 19 histórias que ilustram como as pessoas tomam decisões sobre dinheiro em suas vidas. Em vez de fingir que os humanos são máquinas perfeitas de tomada de decisão, Housel mostra como sua psicologia pode trabalhar a favor e contra você.

6- Um em Wall Street (Peter Lynch)

Peter Lynch é um dos gestores de ativos com melhor desempenho da história. Enquanto trabalhava para a Fidelity de 1977 a 1990, ele produziu retornos que mais que dobraram o S&P 500, com uma média de retorno anualizado de 29,8%.

O livro de Peter Lynch, Um em Wall Street, mergulha em suas estratégias de seleção de ações, explicando como o mecanismo de Lynch pode ser facilmente seguido. Desde conselhos sobre pesquisa de ações até explicações sobre finanças e índices, este livro é perfeito para quem procura encontrar a próxima ação “dez vezes maior” e fortalecer seu conhecimento dos mercados.

7- O caminho simples para a riqueza (JL Collins)

Se você está procurando uma leitura bem-humorada, alegre e fascinante, JL Collins tem um livro para você. O Caminho simples para a riqueza mergulha em tópicos como dívida pessoal e investimento, enquanto informa o leitor sobre o que fazer e o que não fazer no mundo dos investimentos. 

Este livro não é sobre escolher ações ou vencer o mercado. Em vez disso, ele se concentra em como aumentar sua riqueza de forma holística, atingir suas metas financeiras e viver o estilo de vida que você deseja. 

Com a capacidade de Collins de tornar divertidos alguns dos conceitos financeiros mais chatos, este livro é uma leitura agradável para quem procura construir riqueza.

Gostou deste artigo? Quer saber mais? Você pode aprender tudo sobre investimento ao assinar a newsletter do Fast Trade.




Sobre o autor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.